Todo início de ano a maioria das pessoas faz uma lista, mesmo que mentalmente, de coisas que querem para si neste ano que está se iniciando e prometem que “dessa vez vai”, mas o que acontece é que muitas vezes esses desejos acabam ficando no plano das ideias.
Existem muitos fatores para que as coisas não saiam do papel, mas, basicamente, podemos citar 3 motivos:
Muitas vezes colocamos em nossa lista algo que achamos legal, mas não queremos de fato, por exemplo, colocamos que queremos comprar um rádio retrô porque achamos lindo, mas no fim, não precisamos e nem achamos razoável pagar o valor que ele custa. Reveja se você quer mesmo ou se simplesmente acha legal, se for o segundo caso, risque da lista.
Ou queremos mesmo esse rádio retrô e ele custa 3 mil reais. Como você irá comprar se não tem o dinheiro à vista? Neste caso, você tem que analisar quais são as suas possibilidades, saber quando tem de dinheiro e quanto pode reservar por mês, como guardar sozinho é complicado, você pode escolher o nosso consórcio pelo valor da parcela, por exemplo.
Se você não tem nenhum problema de saúde que o leve a ganhar peso, mas não consegue emagrecer, muito provavelmente isso está relacionado a seus hábitos, você precisa perceber qual a sua rotina, o que te motiva a realizá-la (qual o gatilho que te leva a comer? ) e identificar qual a recompensa que você se dá (toda vez que está nervosa, você come chocolate) e a partir daí mudar seus hábitos. Há ótimos livros sobre isso e você pode até procurar ajuda profissional, se for o caso.
Pense em suas prioridades e liste o que realmente é importante para você, colocando prazos e meios de alcançar. A gente não pode te ajudar a mudar todos os hábitos, mas podemos te ajudar a poupar planejando-se para conseguir seu sonho.