Fale Conosco
6 dicas para comprar um imóvel na planta

6 dicas para comprar um imóvel na planta

Postado em: 22/10/2019  

Quem nunca passou em frente a um empreendimento imobiliário e se imaginou dentro dele? Embora existam modelos lindos, decorados e prontos para morar, comprar um imóvel na planta se tornou uma opção interessante para quem busca planejamento e valores acessíveis, porém ainda é preciso tomar alguns cuidados ao adquirir um empreendimento em construção.

O primeiro ponto a se considerar é escolher bem o tipo de imóvel, ou seja, se tem quartos suficientes, varanda, garagem etc. Essa deve ser uma escolha baseada nas projeções e tendências de mercado, pois irão influenciar no valor final do imóvel em uma possível venda depois de pronto.

Gustavo Cerbasi, administrador e consultor financeiro, conta em seu canal do YouTube que “não existe uma valorização alguma de um imóvel quando comprado na planta, o que existe é uma projeção de mercado feita pelo escritório de arquitetura e pelos incorporadores sobre a demanda que o mercado consumidor tem ou a vontade que o consumidor tem de comprar determinado tipo de apartamento”.

Gustavo Cerbasi, fala em seu canal, na sessão #CerbasiResponde, sobre investimento em imóveis na planta.

E levando em conta os prós e contras de investir em um imóvel na planta, nós separamos 6 dicas para uma compra tranquila e segura:

Programe o seu orçamento

É muito comum se deixar levar pelo vendedor quando temos um sonho, quem nunca comprou algo por impulso que atire a primeira pedra, né!? A diferença é que quando falamos em um imóvel, a compra “compulsiva” vai te acompanhar por uns 15 anos, no mínimo.

Por isso, analise bem: qual o seu orçamento e quanto você realmente tem por mês para investir nesse imóvel? Considere que se você mora de aluguel, terá 2 prestações para pagar todo mês e que as parcelas tendem a aumentar quando falamos de imóvel na planta.

Lembre-se do INCC

Independente, de qual modelo de compra você tenha optado, deve considerar que o imóvel que está comprando ainda não está pronto e durante esse período o preço das coisas mudam, assim como os valores de mão de obra, impostos e todos os custos que estão envolvidos na construção.

A construtora repassa esses custos ao comprador se baseando no Índice Nacional de Custos da Construção, o INCC, que já vimos em outro texto aqui do blog. Esse índice reajusta as cartas de crédito de imóvel no consórcio e no caso de financiamento, as parcelas do crédito.

Considere o atraso na entrega

Evite marcar compromissos com a entrega do imóvel, como a data do seu casamento ou o retorno de um intercâmbio. As construtoras geralmente atrasam a entrega e além disso, se estiver sem mudança marcada ainda terá um tempo para reformas, decorações, móveis planejados ou mudanças estruturais, por exemplo.

Versão decorada x imóvel real

E por falar em reformas e decoração, tenha em mente que o imóvel entregue não será igual àquele modelo decorado que chama atenção nos stands e pontos de vendas.

Então se você quer um apartamento digno de novela, pergunte ao vendedor se o acabamento já está incluso no valor total, se existe um pacote adicional ou se é necessário contratar um arquiteto ou designer de interiores para finalizar o seu imóvel dos sonhos.

Guarde folhetos e rascunhos

Sabe aqueles rascunhos que o vendedor faz atrás do folheto com contas comparativas, benefícios, descontos e valores de parcela para te convencer a fechar o negócio? Guarde todos esses materiais, junto com o cartão de visitas e o número do CRECI do corretor responsável.

Futuramente, se você precisar contestar alguma informação, garantir os seus direitos ou reivindicar benefícios, esses rascunhos e folhetos servirão de embasamento para a sua conversa.

Evite fechar a compra no mesmo dia

Imagine a cena: você está sentado em uma linda mesa de jantar, olhando para um apartamento lindamente decorado, com iluminação soft, uma cozinha tecnológica, móveis modernos, mas... Nada disso é real.

Na verdade, você está sentado em um modelo decorado, projetado pela construtora para trazer sensação de conforto e bem-estar, e esse não é o melhor lugar para assinar um contrato tão valioso quanto o da sua casa própria.

Então leve o contrato e a planta do imóvel para casa e inicie uma busca sobre a vizinhança, visite outros empreendimentos da mesma construtora e compare bem os prós e contras desse imóvel. Considere até mesmo o seu estilo de vida, quanto você irá gastar para mobiliar, se fica perto do seu trabalho ou se tem comércio local para facilitar o dia a dia.

 

Com essas dicas em mãos, fica mais fácil adquirir o seu imóvel na planta de forma mais tranquila e saudável. Lembrando que com o Consórcio Magalu, você pode comprar um imóvel ainda em construção através do lance caução, sendo uma modalidade de lance em que o consorciado oferece o valor do seu imóvel já quitado como lance. Para entender melhor, clique aqui e leia o post completo sobre essa modalidade.

 

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas para descobrir qual o plano ideal para o seu negócio nas Lojas do Magazine Luiza, através do televendas no 0800 940 3400 ou através do site.

Tags
Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas