Temos o costume de jogar tudo que está quebrado ou não queremos mais no lixo, não é mesmo?
Mas, você sabia que existem 7 itens que você não pode jogar no lixo comum? Esses objetos possuem maneiras de descarte adequadas, pois podem representar riscos ao meio ambiente.
Veja abaixo o que não pode ser descartado.
1 – Pilhas e baterias: por possuírem materiais tóxicos em sua composição, elas não podem ser descartadas de qualquer maneira. Ao iniciar a decomposição, os materiais podem entrar em contato com o solo, contaminando o lençol freático. Em diversas cidades existem postos de coleta chamados de “papa pilhas”, caso a sua não possua, entre em contato com o fabricante do produto para saber qual atitude tomar.
2 – Lâmpadas fluorescentes: elas contêm mercúrio em sua composição e, quando quebradas, podem causar diversos problemas, principalmente para a sua saúde. Verifique na loja onde você comprou a lâmpada qual a instituição responsável pelo recolhimento das mesmas.
3 – Radiografias e medicamentos: estes itens e outras sobras de lixo sanitário como seringas usadas, ampolas e termômetros devem ser encaminhadas para postos de saúde para serem descartadas juntamente com o lixo hospitalar.
4 – Óleo de cozinha: um litro deste produto contamina mais de 20 mil litros de água, portanto, o ideal é que você coloque em uma embalagem bem fechada e leve em locais apropriados, como algumas cooperativas de reciclagem ou supermercados.
5 – Aparelhos de telefone celular: a maioria das operadoras de telefonia possui em suas lojas caixas específicas para estes materiais.
6 – Lixo eletrônico: televisores, computadores, aparelhos de DVD e outros são os mais complicados de se descartar. Algumas universidades possuem programa de coleta destes tipos de produtos.
7 – Móveis e entulhos: este último é de responsabilidade da Prefeitura fazer o recolhimento e descarte adequado. Entre em contato com o serviço de atendimento ao cidadão para maiores informações.
Saber qual é o melhor método de descarte para o seu lixo é uma das maneiras de você contribuir para preservar o meio ambiente.