Fale Conosco
Dicas para contratar a mão de obra.

Dicas para contratar a mão de obra.

Postado em: 16/02/2017  

Na hora de construir ou reformar, todo cuidado é pouco, principalmente quando precisar contratar uma mão de obra. Por isso, confira nossa seleção de dicas para escolher os melhores profissionais para a sua casa dos sonhos.

1)  Pesquise bastante.

Procure profissionais com referências de pessoas ou empresas que você confia. Vale a pena pedir para visitar algum trabalho que ele tenha realizado e talvez conversar com quem já o contratou para saber a respeito da qualidade do serviço.

2)  Faça um projeto.

Mesmo que seja um projeto simples, tenha ele em mãos. O projeto, quando anexado ao contrato, tem um valor legal, além de servir como instrução para que você não tenha de ficar na obra o tempo todo tirando dúvidas e, ainda ajuda a prever os custos excedentes.

3)  Combine prazos.

Prepare-se para os atrasos, pois infelizmente eles são comuns. Portanto, seja claro e objetivo neste aspecto. Combine com o profissional dois tempos distintos, sendo o primeiro para o período de obra e o segundo para o período adicional, por conta de imprevistos como chuva e outros problemas que possam ocorrer.

4)  Faça um contrato.

É importante colocar tudo no papel para que nada saia do combinado. Fatores como prazos, forma de pagamento, descrição das atividades e multa são imprescindíveis para estabelecer uma relação saudável entre você e o profissional. Anexe o projeto ao contrato, assim, você verá tudo ainda mais claro em uma eventual confrontação.

5)  Materiais.

Fique atento a essa questão, pois ela é a responsável por muitos atrasos e discussões durante a obra. Se o seu encarregado não for comprar os materiais, veja com ele uma extensa lista do que tem de ser encomendado. Caso ele apareça com uma lista de material pequena, questione-o incansavelmente sobre isso para verificar se realmente não são necessários mais itens.

6)  Proteções, entulhos e outros.

Essas questões acabam sendo esquecidas ou deixadas de lado inicialmente, para serem conversadas apenas durante a obra. Veja com o seu encarregado quem vai pagar a caçamba, quem pedirá a troca dela e se pode ficar estacionada na frente da obra. No caso de proteções, verifique que tipo de materiais ele usa para cobrir pisos recém-colocados.

7)  Antes de começar, entenda como funciona.

Antes de iniciar a obra, tente entender, através de conversas com o encarregado e muita pesquisa, como as coisas são feitas e quais procedimentos são adotados para cada parte da obra. Pergunte bastante até sentir que entendeu tudo, assim será mais fácil de controlar o andamento e ver de forma positiva tudo que irá acontecer.

8)  Forma de pagamento

Geralmente, os profissionais da área de construção cobram por diárias, portanto, você deve pagar somente por cada dia que ele executar o serviço. Contrate-o pelo método de empreitada, assim você pagará o profissional toda vez que ele cumprir uma fase do processo. Por exemplo, se ele iniciou a fase do alicerce e finalizou, você paga o valor acordado. Dessa forma, você acelera o serviço do profissional e ele vai procurar trabalhar por produtividade e recebimento.

9)  Faça um recibo final.

Quando o trabalho terminar, faça um recebimento formal da obra com o profissional. Este ato, também conhecido como aceite de obra, é um procedimento muito importante. Veja todos os detalhes, verifique se todos os pontos elétricos, hidráulicos e demais sistemas funcionam corretamente. Se estiver satisfeito, assine juntamente com o profissional, o termo para que finalize o ciclo da obra.

Agora que você já sabe como contratar o profissional certo para a sua obra, é hora de botar a mão na massa.

E você que ainda não fez o consórcio de imóvel, quer remodelar sua casa? Construir, reformar ou comprar uma novinha em folha? Conte com o Consórcio Luiza. A gente faz a sua conquista mais feliz.

Uma dica importante para economizar é visitar o nosso site www.consorciomagalu.com.br e aproveitar as promoções. Se quiser falar com a gente é só ligar 0800 9403400.

Tags
Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas