Fale Conosco
Novas regras para o cheque especial já estão valendo

Novas regras para o cheque especial já estão valendo

Postado em: 29/08/2018  

Conheça as mudanças de um dos créditos mais caros do Brasil

Já conferiu as novas regras do cheque especial? Elas começaram a valer a partir de 1º de julho de 2018, com o objetivo de tentar diminuir a taxa de juros média cobrada pelos bancos. Segundo o Banco Central, a média anual chega a ultrapassar 300%, uma das mais pesadas do sistema financeiro.

Se você não está familiarizado com o cheque especial, a gente explica. Trata-se de um valor liberado pelo banco para o cliente que fica no negativo. Ou seja, para quem não tem saldo suficiente para pagar uma conta, fazer saques ou compensar um cheque. Em vez de bloquear a conta que fica no vermelho, o banco concede um limite a mais para cobrir essas despesas. E muita gente se endivida assim. Usando-o como saída para uma necessidade financeira.

Confira as mudanças que passaram a ser aplicadas em julho:

- O banco deve avisar o cliente quando ele não tiver saldo suficiente na conta e precisar usar o limite do cheque especial.
- Será preciso deixar claro que o cliente contratou um crédito pré-aprovado.
- O banco precisará oferecer uma opção para o cliente parcelar o saldo devedor com juros mais baixos do que o original.
- O valor do limite do cheque especial deve ficar claro no extrato, para não ser confundido com o saldo disponível na conta corrente do consumidor.
- Para quem usar mais de 15% do limite do cheque especial durante 30 dias seguidos, com mais de R$ 200, o banco deverá oferecer uma alternativa de parcelamento mais barata. Essa oferta deve ser feita até 5 dias úteis depois que o banco constatar a situação.
- Caso o cliente não aceite a proposta, o banco precisará refazer a proposta de parcelamento a cada 30 dias. E também poderá reduzir o limite do cheque especial contratado pelo cliente.

O Procon recomenda que o cheque especial seja sempre a última saída. Primeiro, você deve controlar os seus gastos e fazer uma reserva de emergência. Outra alternativa é procurar opções de crédito mais baratas.

Com mais controle sobre o que ganha e gasta, você consegue um equilíbrio financeiro que te permite viver com mais tranquilidade e se planejar para realizar sonhos. O consórcio pode ser um grande aliado nesse processo, já que é uma opção de compra planejada, parcelada, segura, sem juros e com muitas outras vantagens.

Basta traçar seu objetivo e escolher um plano que fique confortável no seu bolso.

O Consórcio Luiza é uma das empresas de consórcio mais conceituadas do mercado, com mais de 25 anos de atuação, 63.000 clientes ativos e mais de 300 mil bens entregues.
Somos especialistas em realizar sonhos. E estamos prontos para planejar com você.

Conheça nossos planos (https://www.consorciomagalu.com.br/?parceiro=BLOG)  e fale com a gente.

Tags
Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas