Agora, o procedimento para resgatar o seguro-desemprego será realizado de forma mais eficiente. Antes, o solicitante precisava agendar um horário no posto Sine – Sistema Nacional de Emprego, preencher um formulário impresso e, em seguida, entregava a documentação. Somente após este processo, tinha início o prazo de 30 dias para o receber o seguro-desemprego.
Após 21 de novembro, o preenchimento deste formulário, que levava maior tempo neste processo, pode ser realizado via internet e em seguida já começam a ser contados os 30 dias de prazo para receber o benefício.
O comparecimento ao posto Sine ainda é necessário para evitar fraudes, porém o atendimento será mais rápido.
Confira passo-a-passo da nova maneira de garantir o benefício:
A solicitação do seguro-desemprego será pelo site Emprega Brasil
O trabalhador fará o seu cadastro no site e seguir os procedimentos:
• Após o cadastro, o colaborador terá acesso à página cidadão.br e será autenticado no site
• O interessado irá preencher informações pessoais que serão confirmadas no Cadastro Nacional de Informações Pessoais (Cnis).
• Após ser afirmada a veracidade das informações, o interessado responderá cinco perguntas referentes ao seu histórico laboral, sendo imprescindível estar com sua carteira de trabalho neste momento para acertar as perguntas, pois em caso de perguntas respondidas com dados incorretos, o trabalhador terá de aguardar 24 horas para recomeçar este processo ou poderá acionar a central 135 do INSS para auxílio.
• Ao acertar as perguntas, o trabalhador terá acesso a uma senha provisória a qual em seu primeiro acesso será trocada.
Depois de efetuado o cadastro no site do Emprega-Brasil, o trabalhador deverá clicar na opção “Solicitar Seguro-Desemprego”. Neste momento, ele preencherá o mesmo formulário que era oferecido no Sine.
• Dentre as páginas do formulário, o colaborador poderá incluir informações sobre suas qualificações profissionais e acadêmica.
• O acesso às vagas de emprego e aos cursos de qualificação também estão disponíveis na página, bastando afirmar o interesse pelas oportunidades disponíveis e ao finalizar, confirmar a solicitação do seguro-desemprego.
• O passo final é o comparecimento ao posto Sine para aprovação e liberação das parcelas, que já estarão em andamento após o cadastro realizado pela internet.
Confira, com mais detalhes, os passos explicados anteriormente com ilustrações, clique aqui.
Para você que quer fazer seu plano porém está receoso, no Consórcio Magalu, caso o consorciado não seja contemplado e fique desempregado, terá duas opções:
• Negociar suas parcelas dividindo no restante do plano
• Pular parcelas em atraso.
Viu? No Consórcio Magalu o que não faltam são opções para você fazer seu plano.
Entre em contato com nossos vendedores:
• 0800 940 3400
• Chat online ou
• Faça uma simulação
Venha para o Consórcio Luiza. Temos o plano certo para você, sem crise. ✈