Fale Conosco
Aprenda como se organizar financeiramente e não ficar no vermelho no fim do mês

Aprenda como se organizar financeiramente e não ficar no vermelho no fim do mês

Postado em: 22/04/2019  

A educação financeira nunca foi tão importante como nos dias de hoje.

Manter as finanças em dia pode parecer um grande desafio para muitas pessoas, principalmente se levarmos em consideração o recente levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que mostrou que mais de 62 milhões de brasileiros encerraram o ano de 2018 com o nome sujo.

Porém, isso não indica que tudo está perdido e nem é motivo para se desesperar! Calma aí, porque é possível sim ter qualidade de vida e ainda assim não viver com o orçamento onerado.

Com base em pesquisas, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a se reorganizar financeiramente e planejar um futuro de realizações a longo prazo – e sem se endividar, é claro!

 

1 – Tenha controle dos seus gastos

Seja no velho e bom papel, no bloco de notas do celular ou em uma planilha em seu computador, anote absolutamente todas as suas despesas. E isso inclui absolutamente tudo, nos mínimos detalhes: discriminar e indicar quais contas, cartões, datas de vencimento, número de parcelas a pagar etc. Você vai perceber que, ter uma visão macro da situação irá te ajudar e muito!

Se você é dessas pessoas high tech, também pode baixar um aplicativo para administrar suas finanças. Na Apple Store ou no Google Store há diversas opções de aplicativos gratuitos que fazem o gerenciamento das suas despesas diárias, semanais mensais e anuais.

2 – Pague sempre em dia

Embora pareça óbvio, muitas pessoas acabam deixando passar o dia de vencimento de uma conta. Com a correria da rotina, quem nunca, né?!

Uma dica é deixar todos os vencimentos dessas contas para o dia seguinte do seu pagamento. Ou seja: recebeu, pagou. Assim, você terá uma noção mais ampla do que sobrará para outros itens que não são fixos.

3 -  Dia Zero

A princípio parece até loucura, mas o resultado é surpreendente no final do mês, viu?

Estabeleça um dia da semana que será chamado de Dia Zero, ou seja, neste dia você não vai nem lembrar da existência da sua carteira. Nada de gastos! Ao final do mês, serão quatro dias poupados e uma trégua em suas despesas diárias.

4 - Cupom de desconto é tudo!

A maioria dos restaurantes hoje em dia, principalmente os fast food e grandes franquias, possui aplicativos que geram cupons de descontos. Por menor que ele seja, na hora de colocar na ponta do lápis no fim do mês faz diferença, sobretudo para as pessoas que não costumam fazer refeições em casa. Saia da zona de conforto, pesquisa e não tenha vergonha de apresentar o cupom ou até mesmo, se for preciso, pedir – a famigerada pechincha, né?  

5 – Evite parcelas

Não há nada melhor do que pagar à vista. O parcelamento de uma compra deve ser visto como uma alternativa somente em última instância. No Brasil, o parcelamento é uma forma de pagamento que, se não utilizado com parcimônia, pode resultar em uma círculo-vicioso, gerando grandes dívidas ao consumidor.

Portanto, quite todas as suas parcelas o mais rápido que puder e deixe essa opção apenas para compras mais caras, como uma passagem aérea, financiamento de um carro, imóvel etc.

Poupe dinheiro!

Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, ainda mais quando, muitas vezes, o custo de vida é mais caro do que os seus rendimentos. Mas, é importante ter em mente de que ter uma reserva financeira é imprescindível em casos de urgência ou até mesmo se você planeja adquirir um bem com um valor mais elevado, como um imóvel, automóvel ou até mesmo fazer uma viagem.  Uma dica, que não é nem um monstro de sete cabeças, é poupar ao menos 20% de seus rendimentos.

E aí, partiu colocar em prática essas dicas?

Tags
Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas