Fale Conosco
10 dicas importantes para você reformar a sua casa

10 dicas importantes para você reformar a sua casa

Postado em: 17/07/2019  

Seja por necessidade, segurança ou vontade de mudar, todo mundo passa pela fase de reforma da casa. Um banheiro precisando de ajustes, uma parede que está pedindo uma cor nova, ou até um móvel que já não combina mais com o ambiente.

Reformar é uma delícia, renova as energias da casa, nos deixa mais confortáveis e felizes no nosso lar. Mas, não podemos fingir que tudo é mil maravilhas. Além dos gastos, imprevistos e quebras de expectativas que podem acontecer e transformar a experiência de reforma em um grande estresse. Para evitar que você passe nervoso e aproveite da melhor forma essa fase, separamos 10 dicas que darão um help nesse momento!

1 - Entenda a complexidade da sua reforma

via GIPHY

É muito importante, antes de iniciar qualquer projeto, que você defina o que pretende com a renovação do lar. Quero apenas trocar a decoração e pintar as paredes? Quero mudar o piso, quebrar paredes e trocar as janelas? Posso fazer a longo prazo? Apenas um cômodo ou a casa inteira?

Existem diferentes tipos de reforma. Por isso, é necessário entender o que você quer e qual a sua expectativa ao final do processo. Assim, fica mais fácil planejar, orçar e ficar contente com o resultado.

2 - Planejar é preciso!

via GIPHY

Independentemente do tamanho da sua reforma, o dinheiro é sempre um fator definitivo na reforma. Se a grana está curta ou sobrando, é necessário planejar para não ter surpresas futuras.            Coloque tudo na ponta do lápis: materiais de construção, serviços (pedreiro, marceneiro, encanador, pintor) e objetos de decoração.

Ponha tudo em uma planilha no seu computador, com organização fica tudo mais fácil.

3 - Pesquise e pechinche

via GIPHY

Antes de comprar materiais ou contratar os prestadores de serviço, vale a pena pesquisar mais de uma opção. Tire um tempo para ir a diferentes lojas, leve um bloquinho e compare o que compensa comprar em cada lugar. Tanto em lojas, quanto em relação ao serviço, converse e peça um descontinho, deixe a vergonha de lado. Não custa tentar, né? No fim das contas um descontinho aqui e outro ali faz a diferença.

4 - Inspire-se

via GIPHY

Busque referências do resultado que você espera. Fotos e lojas podem ajudar a ter ideias e ainda te mostram quais são as tendências. As referências também ajudam os prestadores de serviço a chegarem em um resultado mais próximo do que está na sua cabeça e evitar decepções. O aplicativo Pinterest e Houzz Interior Design Ideas (disponíveis para download em todas as plataformas digitais) são ótimas alternativas para pescar novidades em reforma e decoração e ajudam a visualizar a sua nova casa.

5 - Faça você mesmo!

via GIPHY

Os chamados DIY (do it yourself) ou faça você mesmo, são uma ótima opção para quem quer economizar e dar um toque de personalidade na casa. Diversos sites e canais no Youtube dão dicas de como fazer pequenas reformas e até restaurações de maneiras simples e econômicas. O canal DIY Core é um que vale a pena conferir.

6 - Um espaço por vez

via GIPHY

Independente do seu orçamento, planejar a reforma de um cômodo por vez, além de mais fácil de organizar, traz resultados melhores.  Evite o estresse de ter uma casa inteira bagunçada e um gasto enorme de uma vez só. Comece pelo espaço que dará mais trabalho e passe para os outros aos poucos.

7 - Esteja preparado para imprevistos

via GIPHY

Toda reforma está sujeita a surpresas, nem sempre boas. Uma parede com mofo, um cano estourado ou até um profissional que não poderá comparecer em algum dia.  É importante acrescentar na sua planilha um dinheirinho para possíveis imprevistos durante a reforma, ninguém quer ser pego desprevenido, né? Tenha em mente que a reforma pode estourar o prazo, por isso conte sempre com um prazo maior do que espera.

8 - Profissionais de confiança

via GIPHY

Antes de escolher um prestador de serviço, veja fotos de outros trabalhos da pessoa. A indicação é fundamental, além de ser mais seguro é mais garantido um resultado de qualidade. Alguns sites como o Get Ninjas ou o app Mão na Roda, ajudam na contratação desse tipo de serviço e ainda contam com avaliações e comentários de clientes antigos.

Acompanhar de perto a reforma é necessário para garantir que os profissionais estão trabalhando de acordo com o que você espera.

9 - Sustentabilidade deve estar na sua reforma

via GIPHY

Optar por lâmpadas de LED, paredes de drywall, telhas de fibrocimento e aquecimento solar, são algumas maneiras de deixar a sua casa mais parceira do meio ambiente. Não podemos pensar apenas em nós, preocupação com o planeta é fundamental na hora de renovar. É bom lembrar que nem sempre são as escolhas mais baratas, porém, sem dúvida alguma, valem a pena!

10. Fique satisfeito

via GIPHY

Depois de planejar e organizar, aproveite o momento da reforma para usar a criatividade e curtir cada passo da renovação da sua casa. A empolgação com o novo ambiente nos ajuda a participar de tudo sem estresse. Que tal chamar os amigos para conhecer seu espaço novo depois de tudo pronto? Mostrar o resultado e contar o passo a passo de toda a reforma é uma delícia!

Seguindo essas dicas, você está cada vez mais próximo do sonho de uma casa renovada. O #ConsorcioMagalu pode te ajudar! Faça agora mesmo um orçamento de um consórcio para reforma e comece a colocar tudo isso em prática. Depois nos conte como ficou sua casa!

Tags
Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas