Fale Conosco
Dia do Adulto: o que não te ensinaram na escola

Dia do Adulto: o que não te ensinaram na escola

Postado em: 15/01/2020  

Hoje é o Dia do Adulto e estamos aqui exclusivamente para te contar 5 coisas que não te ensinaram na escola.

Provavelmente você já ouviu a famosa frase da época de escola: “Onde eu vou usar isso na minha vida?”. Pois saiba que sim, matemática, português e história são extremamente importantes na sua vida adulta e podem te ajudar a realizar decisões mais inteligentes e racionais.

Quer exemplo melhor do que utilizar todas as aulas de história para realizar decisões racionais na época de eleição? Ou quando chega a fatura do cartão de crédito, quem imaginou que uma regra de três salvaria a sua vida dos juros?

Sim, noções básicas são essenciais mais, além disso, existem muitas outras “noções básicas” da vida adulta que ninguém ensina na escola, e você precisa saber.

E para comemorar o Dia do Adulto, vamos relembrar alguns assuntos que não te ensinaram na escola:

 

1- Boletos precisam ser pagos

Nada de atrasar uma conta ou outra para cair na farra ou comprar uma roupa nova. Se você tem uma conta fixa, como aluguel, água, gás, internet e etc, jamais deixe o pagamento de lado.

Esse tipo de conta possui juros altos e, convenhamos, eles podem ser evitados, já que você tem o mesmo gasto todo mês. O ensinamento básico aqui é o planejamento, tenha plena consciência dos seus gastos.

 

https://gph.is/2GWSELZ

2- Impostos existem

Impostos estão por todo lado: descontados em folha, através de guias de pagamento, inclusos no preço dos produtos que você compra. Eles existem e não há nada que nós possamos fazer.

Aliás, podemos sim. Lembre-se sempre das aulas de história, analise a evolução da economia, estude a situação atual do país e compare com governos anteriores e fique pronto para votar nas eleições, afinal, essa é uma das maiores funções do adulto.

 

3- Planejamento financeiro é essencial

Se você já está cansado de ouvir que precisa ter uma planilha financeira para controlar os gastos, nós vamos falar mais uma vez: você precisa criar uma planilha de gastos mensais.

Não há nada pior para o seu bolso de adulto do que a falta de organização financeira. Chegar no fim do mês no vermelho acontece sim, mas deve ser exceção. Ter o controle de quanto você ganha e quanto você gasta é essencial para saber o quanto você pode investir. E esse é o gancho para o próximo tópico...

 

4- Você precisa investir

PRE-CI-SA. Mesmo com um valor mínimo por mês, você precisa de uma reserva financeira para realizar seus maiores sonhos e também para situações de emergência, e essa é uma dica valiosa para lembrar no Dia do Adulto.

Uma boa dica é definir as metas anuais como viagens, cursos e outros sonhos que você deseja realizar nos próximos anos e criar um plano de ação para cada um. Por exemplo, investir em um plano de serviços para planejar de forma econômica um intercâmbio.

 

5- Saiba como e onde economizar

Economizar é uma arte e saber onde economizar é mais difícil ainda. Por isso, faça uma lista com todos os gastos “extras”, por exemplo o lanche de fast food toda semana ou aquela roupa que você poderia ter esperado para comprar.

E não se esqueça de que, além de deixar de gastar você precisa poupar esse dinheiro. Utilize esse valor para realizar uma aplicação, investir ou pagar a parcela de um consórcio de carro ou imóvel, por exemplo.

 

E para fechar esse blog com chave de ouro, segue o melhor conselho que alguém poderia dar no Dia no Adulto:

Use protetor solar. Esse GIF mostra através de uma câmera UV como o protetor solar bloqueia os raios nocivos para a sua pele. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Portanto: use protetor solar, tome muita água e controle suas finanças.

 

Pronto, agora que você já está preparado para este Dia do Adulto? Vamos começar a realizar os seus sonhos? Converse com um de nossos especialistas, eles estão prontos para te ajudar a identificar o seu momento financeiro e decidir qual o melhor plano para as suas realizações.

Tags
Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas