A princípio ensinar educação financeira para crianças pode parecer estranho, mas saiba que esse assunto é de extrema importância para os pequenos, pois em um futuro bem próximo isso será muito útil para eles.
Possivelmente muitas pessoas já passaram por alguma experiência ruim relacionada a dinheiro, e muito provavelmente só aprenderam a lidar com a situação na prática.
Para evitar possíveis transtornos, saiba que desde criança é possível ensinar, até mesmo de uma forma divertida sobre esse assunto. Acompanhe!
Você nunca conversa sobre finanças com crianças, e muito menos sobre dinheiro? Saiba que fazer desse assunto um hábito em seu ambiente familiar será uma boa maneira de uma criança se tornar um adulto muito mais educado financeiramente falando.
A infância é o momento em que estamos aprendendo coisas, que poderão ser levadas para vida toda.
Introduzir o assunto na rotina familiar pode ser muito interessante para o crescimento das crianças de forma que aproveitem esse conhecimento não só enquanto criança, mas em toda a sua jornada, se tornando um adulto mais responsável em relação ao dinheiro.
Pensando nisso, o Consórcio Magalu apresenta a você e a suas crianças o Porquinho Dindin. Apesar de ser pequenino, o Dindin já está aprendendo tudo sobre educação financeira.
Dessa forma, ele já sabe como poderá comprar o brinquedo dos sonhos, ou simplesmente economizar dinheiro de maneira divertida. No decorrer do artigo vamos falar mais a respeito.
Saiba agora 5 passos para ensinar educação financeira para crianças. Acompanhe.
Normalmente uma criança sempre está a nos observar, e muitas vezes elas se moldam através dos nossos comportamentos. Se baseando nisso, essa é uma boa hora para mostrar a eles boas práticas financeiras.
Demonstre que você faz economia, comece colocando moedas em um cofre, mesmo que seja de brinquedo, ressaltando sempre que é bem comum ter que poupar uma grana para se conquistar um produto que tanto deseja comprar.
Caso você tenha algo em sua casa que conquistou através da sua economia, esse poderá ser um bom exemplo de mostrar para a criança, e explicar a ele como conquistou aquilo.
Normalmente uma criança almeja um brinquedo, um vídeo game, veículos de controle remoto, entre outros itens com valores altos. Mas se a criança tiver consciência que ela é capaz de comprar o que deseja através de planejamento financeiro, a situação será mais fácil de lidar.
Ensinar educação financeira para crianças é muito simples, e sempre trará bons frutos futuramente.
A segunda forma de ensinar sobre educação financeira para crianças, é as incentivando a terem objetivos financeiros.
Ao perguntar se a criança deseja um jogo novo, por exemplo, ou fazer uma viagem, a estimule a compreender que ela precisará juntar dinheiro para realizar o desejo dela. Apresenta pequenas missões para os pequenos alcançarem esses objetivos.
Uma forma bem fácil de fazer com que a criança entenda o valor que o dinheiro tem, é simular que ela faça uma compra sozinha.
Dê, por exemplo, um valor a ela, estipule um produto a ser comprado com aquele dinheiro, e peça que ela traga o troco. Nesse momento ela poderá ficar um pouco confusa, mas de certa forma irá entender que nem todo dinheiro poderá ser gasto.
Uma dica muito legal de ensinar educação financeira para crianças, é despertar nela um pensamento mais aguçado no momento de uma compra. As crianças começam a pesquisar produtos com preços diferentes, e explicam o que poderá ser caro ou barato, por exemplo.
Você também poderá ensiná-la a fazer uma negociação, explicar o significado de descontos, e mostrando que ela poderá até comprar dois brinquedos novos pelo preço de um.
Outra maneira bem interessante e divertida de ensinar educação financeira para crianças é através de fábulas e brincadeiras.
Toda criança gosta de coisas divertidas, você poderá começar contando uma história, essa pode ser uma ótima maneira de fazer com que a criança pense sobre o assunto finanças.
No caso das crianças maiores, você poderá dar ensinamentos valiosos através de jogos de tabuleiro que simulem vendas, compras, trocas, ou algo relacionado a dinheiro, existem muitas opções no mercado para comprar.
Agora que você já sabe as melhores dicas para ensinar educação financeira para crianças, conheça mais sobre o Porquinho Dindin do Consórcio Magalu.
Como foi visto ao longo do artigo, ensinar educação financeira para crianças é algo essencial e de muita valia, pois elas se tornarão adultos com mais preparo para desenvolver um controle financeiro.
Não existe uma idade certa para aprender sobre dinheiro, e finanças, então começar desde cedo pode ser bem interessante para o futuro das crianças.
Ensine as crianças sobre finanças com a ajuda do Dindin. O Porquinho está sempre em busca de novas aventuras, e com ele as crianças irão aprender muito de forma divertida e animada.
O Porquinho Dindin através de suas histórias, ensina para as crianças como poupar, como comprar, e como ser feliz alcançando seus objetivos que tanto queriam, mostrando a todos que a educação financeira é um herói em muitas situações cotidianas.
O Consórcio Magalu já tem disponível uma história bem divertida do Porquinho Dindin, e agora você poderá conferir o ebook animado volume 2 com mais uma aventura emocionante. As crianças não podem deixar de conferir esse grande lançamento!
Conheça mais sobre o Consórcio Magalu baixando nosso aplicativo disponível na App Store e Google Play e confira os detalhes sobre as histórias do Porquinho Dindin, levando diversão para toda a família.
Cadastre-se agora mesmo para receber o ebook do Porquinho Dindin, e leve diversão e aprendizado para as crianças!