Se você já realizou um consórcio, parabéns! Você está prestes a embarcar em uma emocionante jornada em direção a realização do seu sonho. Mas o que vem a seguir? Vamos te explicar o que acontece após ser contemplado no consórcio e quais são os próximos passos necessários.
Depois de ser contemplado no consórcio, é muito importante que você saiba como retirar sua carta de crédito. Antes de tudo, vale ressaltar que é um processo simples, mas que requer bastante atenção para que tudo ocorra bem e te aproxime ainda mais da sua tão almejada conquista.
Não é nenhum segredo que o momento mais esperado é o da contemplação. No entanto, sabemos também que podem surgir algumas dúvidas de como seguir e o que fazer como próximos passos após a chegada da notícia de que você foi contemplado.
Neste conteúdo, vamos te guiar pelas etapas de retirada da carta de crédito após ter sido contemplado no consórcio. Confira o passo a passo no processo para que você possa se sentir confiante no que está fazendo. Continue a leitura!
Para ser contemplado no consórcio existem duas maneiras: através do sorteio realizado na assembleia ou após a oferta de lance.
Contudo, é preciso lembrar que a contemplação por lance só acontece após a realização do sorteio. Ou seja, apenas ofertar um lance não pode ser considerado como garantia para a contemplação.
Em ambos os casos, é necessário aguardar o comunicado oficial da sua assembleia para formalizar a sua contemplação. O resultado da assembleia é divulgado em até 48h após a realização da mesma, as informações sobre a contemplação e assembleia também ficam disponíveis no site do Consórcio Magalu e app do cliente.
Além disso, o contemplado também recebe a comunicação oficial que pode ser por e-mail, SMS ou telefone, sempre no dia útil seguinte à divulgação. A partir daí, é só seguir os passos após a contemplação no consórcio, enviar a documentação necessária e pronto: realizar o seu sonho e adquirir o bem.
A primeira coisa que a gente pensa após ser contemplado no consórcio é em relação à utilização do crédito, certo?
Para isso, existem alguns direcionamentos importantes sobre como você pode usufruir do valor recebido. É importante enfatizar que é necessário retomar ao momento da sua contratação, ou seja, ao bem escolhido.
Um dos benefícios da realização de um consórcio é o maior poder de compra, portanto, você também pode escolher o vendedor, prestador de serviço ou fornecedor que for melhor pra você.
Aqui, é você quem manda, desde que atendendo aos critérios já estipulados previamente em contrato. Veja alguns exemplos:
Além disso, como consorciado contemplado você também pode optar pela quitação das parcelas restantes utilizando o valor recebido. Se, após a quitação com o seu grupo de consórcio, você não utilizar o crédito contemplado em até 180 dias também poderá receber o dinheiro em espécie.
O primeiro passo após ter sido contemplado no consórcio é a aprovação do crédito. Esta análise é realizada automaticamente após a sua contemplação, portanto, é muito importante que você mantenha os seus dados devidamente atualizados e as parcelas do consórcio em dia, para que não seja identificada nenhuma pendência financeira.
Logo depois, é necessário que você apresentar os documentos para contemplação no consórcio, aqui constam alguns deles para pessoa física:
Os documentos necessários para a liberação do crédito dependerá do tipo de segmento que o cliente escolheu e ao ser contemplado o cliente pode entrar através do site na área Já Sou Cliente, na aba Documentação Pós Contemplação e verificar todos os documentos que precisam ser apresentados.
Em alguns casos, é importante que haja também uma apresentação de garantia. A garantia é proporcional ao valor das parcelas restantes e/ou crédito recebido, e nada mais é que uma forma de assegurar que você vai honrar com o compromisso das parcelas mesmo após o recebimento do crédito.
Após a análise de crédito e envio da documentação vem a melhor parte: a escolha do bem. A escolha do bem deve seguir os critérios já explicados, de acordo com a sua contratação. Depois de escolher o bem também é necessário enviar a documentação conforme a escolha.
Por exemplo, no caso da compra de um carro, será necessário informar a marca, o ano e outras informações. Caso o carro seja seminovo, uma vistoria também será realizada. Se for uma compra de imóvel, por exemplo, outros pontos serão analisados, como se é um imóvel já construído ou na planta.
Prontinho! Depois de receber o aviso de contemplação, entender o contrato, enviar os documentos para contemplação no consórcio, fazer a escolha do bem e garantir que está tudo certo. Chegou a hora de afirmar com toda certeza: fui contemplado no consórcio!
Seguindo as dicas e orientações que recebeu por aqui, você pode ter certeza de que sua retirada será tratada de forma eficiente e sem nenhum drama. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em nos procurar, a equipe do Consórcio Magalu está pronta para te ajudar na sua conquista, com profissionais experientes e capacitados.
Enfim, agora que você foi contemplado no consórcio e sabe o que fazer, é só partir para a realização do seu sonho. No entanto, caso você ainda não tenha feito a contratação, saiba que temos diversas opções de planos e certamente uma delas será a ideal para você.
Aproveite para ficar por dentro de todas as novidades do Consórcio Magalu, também conheça o nosso aplicativo que está disponível na App Store e Google Play. Juntos, vamos trilhar o caminho até você ser contemplado no consórcio e realizar o seu sonho.