Seu próximo destino é a Floresta Amazônica? Acompanhe dicas valiosas para curtir ainda mais essa aventura.
A Floresta Amazônica é um dos destinos mais fascinantes do planeta. Possuindo uma rica e vasta biodiversidade, atrai diversos turistas e amantes da natureza que desejam viver a experiência de estar na maior floresta tropical do mundo.
No dia 5 de setembro, comemora-se o Dia da Amazônia, mesmo dia em que foi criada a província do Amazonas, por D. Pedro II em 1850. Além de homenagear a região, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
Dito isso, se você deseja fazer uma viagem pela Amazônia, é fundamental se preparar de maneira adequada para esse destino. Confira tudo o que é necessário para ter uma jornada única e inesquecível.
A Floresta Amazônica é um lugar completamente diferente de outros destinos. Lá você pode vivenciar coisas únicas, como conhecer diversas espécies de animais e plantas, se locomover de barco, ver o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões ou até mesmo se hospedar numa casa flutuante.
Não é à toa que estrangeiros de diversos países vêm conhecer de perto as belezas naturais da nossa floresta tropical. Portanto, se você ama ecoturismo e gosta de estar em contato com a natureza, fazer uma viagem pela Amazônia precisa estar na sua lista de metas pessoais.
A Floresta da Amazônia está localizada na região norte da América do Sul e a maior parte desse bioma (60%) está localizada no território brasileiro. A maneira mais comum de conhecer a floresta é desembarcando no Aeroporto Internacional de Manaus.
Sua extensão é tão vasta, que abrange nove estados do nosso país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), antes de fazer uma viagem pela Amazônia, o turista precisa se vacinar contra as seguintes doenças:
Além dessas vacinas, também é preciso se atentar com a Malária, que é uma doença comum na região e com a Dengue. A orientação da SEMSA é evitar permanecer em balneários do entardecer ao amanhecer e fazer uso de repelentes.
Cabe ressaltar que não é recomendado se vacinar contra a febre amarela e a tríplice viral de forma simultânea. O intervalo mínimo entre as vacinas deve ser de 30 dias. Não se esqueça de se consultar com um médico para realizar uma avaliação geral, especialmente se você possuir alguma doença pré-existente.
Existem diversos tipos de passeios interessantes para se fazer na Floresta Amazônica. Acompanhe abaixo algumas das opções.
Certamente essa é a atração mais famosa da região amazônica. Esse fenômeno ocorre quando o Rio Negro se encontra com o Rio Solimões. Uma das coisas mais impressionantes dessa experiência é que os rios ficam lado a lado, sem se misturar, criando um contraste espetacular.
O passeio pode ser feito partindo do Porto da Ceasa em Manaus por meio de uma agência, ou pedindo a um barqueiro para te levar, caso prefira ir sozinho(a).
Caminhar na Floresta Amazônica é uma das melhores oportunidades para quem ama o contato próximo com a natureza. Durante a trilha, você poderá observar a diversidade da vida selvagem e da vegetação densa característica desse local, tudo isso acompanhado(a) de uma sinfonia composta por pássaros, insetos e outros animais.
Os guias locais fazem um tour onde passam diversas informações interessantes sobre a selva amazônica, ensinam técnicas de sobrevivência e até propõem situações interessantes, como colocar a mão em um ninho de formigas tapiba, que servem como repelente natural contra insetos.
O boto-cor-de-rosa é uma das espécies mais icônicas da região amazônica, e você pode nadar bem pertinho dele. Para isso, é necessário estar acompanhado(a) de um instrutor, que usa peixes como isca para distrair o boto. Você pode apenas observá-lo ou, se preferir, também pode interagir com ele, acariciando, dando comida e fotografando.
Após todas essas atrações, é claro que você não poderia perder a chance de experimentar as iguarias da Amazônia, não é mesmo? Os pratos dessa região contam com ingredientes que não se encontram facilmente em outros locais, o que te permite experimentar comidas exóticas e de sabor inigualável.
Dentre as opções se incluem pescados (pirarucu, tambaqui), carne de caça (jacaré, veado), frutas (cupuaçu, açaí, guaraná), farinha (tapioca e tucupi). Também existem pratos tradicionais como o tacacá, pato no tucupi, bolinho de piracuí e moqueca de peixe.
As agências de viagem geralmente recomendam que o tempo mínimo para conhecer quase tudo da Amazônia são cinco dias. Como você pôde perceber ao longo desse texto, atrações são o que não faltam, e certamente existem muitas outras coisas para se fazer na Floresta Amazônica além das que mencionamos.
Portanto, conforme informações dessas agências, podemos estimar que: quem possui pouco tempo, consegue explorar o principal da Amazônia em três dias. Quem não quer perder quase nada, cinco dias atendem bem. Já para ter a experiência completa da selva amazônica, sete dias são suficientes.
Um dos detalhes mais diferenciados de fazer uma viagem pela Amazônia é o fato de que você pode se hospedar em hotéis de selva. Essas instalações ficam no meio da floresta, proporcionando uma grande imersão com a natureza.
Você conseguirá encontrar alternativas luxuosas, confortáveis e seguras, que contam com ar-condicionado, internet e outros serviços. Algumas opções bem conhecidas para se hospedar são Juma Amazon Lodge, Anavilhanas Jungle Lodge, Amazon Arowana Lodge e Dolphin Lodge.
Uma das etapas mais importantes antes de realizar uma viagem pela Amazônia é separar a documentação, vestuário e tudo que for necessário para que você possa aproveitar essa aventura ao máximo. Acompanhe abaixo o checklist que elaboramos:
A Amazônia é uma região que apresenta uma cultura profundamente enraizada e diversificada, onde diferentes grupos étnicos e comunidades indígenas preservam suas tradições, línguas, rituais e saberes adquiridos ao longo de gerações.
Por esses e outros motivos, é imprescindível tomar uma série de cuidados, de modo a preservar e respeitar questões que abrangem o âmbito cultural, ambiental e de limitações tecnológicas. Veja a seguir algumas dicas de como se portar:
Por fim, fica evidente que se aventurar pela Floresta Amazônica é uma experiência incomparável. Por isso, é muito importante estar em dia com as vacinas, se planejar para aproveitar ao máximo cada dia que estiver lá, não esquecer nenhum documento e itens essenciais, e é claro, respeitar as tradições dos povos locais.
Sem dúvidas, após acompanhar nossas dicas, você está bem preparado(a) para fazer uma viagem pela Amazônia e ver de perto as belezas desse tesouro natural.
Por meio do Consórcio Magalu, você consegue obter o crédito necessário para realizar esse sonho de maneira segura, econômica e flexível para o seu bolso. Realize uma simulação dos planos agora mesmo e descubra qual deles atende às suas necessidades.