Tire todas as suas dúvidas sobre o consórcio e descubra como essa modalidade pode ser vantajosa para realizar seus sonhos.
Você possui dúvidas sobre consórcio? Na hora de escolher ou contratar esse serviço, é muito comum surgir questionamentos como: o consórcio cobra juros? Existe prazo para contemplação? O que posso comprar por meio dessa modalidade?
A falta desse conhecimento pode gerar indecisões em quem considera aderir a esse serviço. Foi pensando nisso que elaboramos este guia completo para sanar as principais dúvidas sobre consórcio. Continue a leitura para entender mais sobre esse assunto.
O consórcio é uma modalidade de compra parcelada, na qual pessoas físicas ou jurídicas se reúnem em grupos com o objetivo de adquirir bens ou serviços, como imóveis, veículos, eletrodomésticos, cirurgias plásticas, entre muitas outras opções.
Ao entrar em um consórcio, você e os outros participantes começam a pagar parcelas mensais, que são destinadas ao fundo comum do grupo, que funciona como uma poupança coletiva.
Em determinados períodos, a administradora realiza as assembleias, onde um ou mais membros podem ser contemplados com uma carta de crédito. Com essa carta em mãos, o consorciado pode adquirir o bem ou serviço desejado como se fosse à vista, desfrutando assim de maior poder de negociação na hora de sua compra.
Não há cobrança de juros no consórcio. No entanto, existem algumas taxas, como a taxa de administração, fundo de reserva (e seguro, se contratado).
Embora essa seja uma das principais dúvidas sobre consórcio, vale ressaltar que, mesmo com essas taxas, este serviço se mantém mais acessível, se comparado aos juros de empréstimos e financiamentos.
A cota é a identificação de um consorciado dentro de um grupo, representada por um número, que é utilizado nos sorteios de contemplação. Por meio dela, é possível saber todo o histórico do participante, como o plano escolhido, pagamentos realizados etc.
No consórcio, existem duas formas de ser contemplado(a): através dos sorteios e das ofertas de lances. Ambas acontecem durante as assembleias, em períodos estabelecidos por cada administradora.
Ser contemplado(a) é o ato de ser sorteado(a) pelo número da sua cota para receber a carta de crédito. A contemplação também pode ocorrer por meio de lances. Ao tirar essas dúvidas sobre consórcio, você consegue desfrutar ao máximo das vantagens desse serviço.
O lance é uma das maneiras de conquistar a sua contemplação no consórcio. Nessa opção, você oferta uma quantia para antecipar o pagamento de um determinado número de parcelas, aumentando assim as chances de obter a carta de crédito.
Conheça abaixo os diferentes tipos de lance em um consórcio:
A assembleia é uma reunião convocada pela administradora para tirar dúvidas sobre consórcio, discutir assuntos importantes do grupo e também para realizar as contemplações por sorteios e lances.
A taxa de administração é um valor cobrado como forma de remunerar um prestador de serviço pela administração e gestão de um ativo ou grupo. No contexto do consórcio, essa quantia é destinada à administradora.
A carta de crédito é o documento recebido após a contemplação no consórcio. Ela é constituída do valor contratado pelo consorciado no ato da adesão e permite a aquisição do bem ou serviço pretendido.
A administradora de consórcio é a empresa responsável por gerenciar o grupo de consórcio e garantir o seu bom funcionamento.
Dentre os procedimentos, podemos citar a realização das assembleias, contemplações, aplicação dos valores arrecadados, resolução de questões de inadimplência, atualização do crédito, entre muitos outros processos.
Não há como prever quando será a contemplação. Ela pode ocorrer a qualquer momento dentro da vigência do seu contrato. Essa certamente é uma das maiores dúvidas sobre consórcio, já que a contemplação é um dos acontecimentos mais aguardados.
Entretanto, esse processo pode ser acelerado oferecendo lances. Para potencializar suas chances, é necessário estudar o comportamento do seu grupo para descobrir o melhor momento para dar um lance vencedor.
Com um consórcio, você pode adquirir:
Sim, o FGTS pode ser utilizado para amortizar ou quitar o saldo devedor, para dar lance, para pagar parte das mensalidades e para complementar a carta de crédito. Porém, essa possibilidade só existe para quem contratou um consórcio de imóvel residencial.
Vale lembrar que, para utilização desse benefício, também é necessário atender aos critérios exigidos pela Caixa Econômica Federal.
Sim. Conforme a circular Nº 3432 do Banco Central, o consorciado pode fazer a retirada do crédito em dinheiro, desde que tenham decorridos 180 dias da sua contemplação e somente se o saldo devedor estiver totalmente quitado.
Ao desistir de um consórcio, você será ressarcido(a) apenas dos valores contribuídos ao fundo comum. Pagamentos referentes à taxa de administração e outras tarifas não serão devolvidas. Além disso, pode haver cobrança de multa por quebra contratual.
Por meio deste conteúdo, buscamos responder às principais dúvidas sobre consórcio. Esperamos que essas informações tenham sido úteis e esclarecedoras, e que elas te permitam ter uma experiência satisfatória com essa modalidade de compra.
Realize seus maiores sonhos com uma das administradoras mais seguras e confiáveis do mercado. O Consórcio Magalu é reconhecido em todo território nacional, com mais de 30 anos de experiência, e é referência nesse assunto. Faça uma simulação gratuita dos planos e conheça as possibilidades.
Se ainda restarem dúvidas sobre consórcio, basta entrar em contato com um dos nossos especialistas. Também estamos no Instagram e no Facebook.
O consórcio é uma modalidade de compra parcelada sem juros. Cada membro do grupo é responsável por pagar uma parcela mensal, direcionada ao fundo comum. Em determinados momentos, esses participantes podem ser contemplados com uma carta de crédito, que permite a aquisição do bem ou serviço de seus interesses.
Crédito da imagem: Freepik