Fale Conosco
Consórcio de automóvel ou  financiamento?

Consórcio de automóvel ou financiamento?

Postado em: 11/04/2023  

O processo de comprar um carro pode ser desafiador, principalmente quando se tem dúvidas quanto a forma de aquisição desse bem. Diante desse cenário, pode surgir a seguinte dúvida: consórcio de automóvel ou financiamento de carros?

Embora as duas opções permitam a realização desse objetivo, existem diferenças bastante notáveis entre elas. Por isso, é muito importante entender os prós e contras de cada uma antes de tomar a sua decisão.

Tendo isso em mente, traremos neste artigo as principais características de um consórcio de automóvel e de um financiamento de carros para te ajudar a fazer uma escolha mais consciente.

Como funciona um financiamento de carros?

Em termos simples, o financiamento de carros é um processo no qual uma pessoa adquire crédito emprestado com uma instituição financeira para fazer a compra do seu automóvel de interesse.

A principal característica e um dos pontos que atraem pessoas a fazer um financiamento de carros, é o fato de que nele o(a) cliente consegue obter o bem imediatamente, após ter o crédito liberado. Entretanto, se por um lado existe essa agilidade para aquisição do automóvel, por outro, há algumas desvantagens.

A primeira delas é que existe uma rigorosa análise de crédito para se certificar de que você tem capacidade de honrar esse empréstimo. Passada essa fase, surge a maior desvantagem: altas taxas de juros que no longo prazo chegam num valor final exorbitante, e pagamento de entrada, que acaba sendo uma barreira para muitos. 

Por fim, vale lembrar que, caso você fique inadimplente em um financiamento, o banco pode entrar com um processo para retomar o automóvel e não ficar no prejuízo. Portanto, é necessário avaliar bem se o financiamento de carros realmente vale a pena para você.

Como funciona um consórcio de automóvel?

O consórcio de automóvel se trata de uma modalidade de compra compartilhada, onde um grupo de pessoas se juntam para fazer um autofinanciamento, ou seja, cada integrante desse grupo paga uma parte do bem.

Por funcionar dessa forma, o consórcio de carros já apresenta aqui a sua maior vantagem: como os próprios consorciados são os responsáveis por juntar o dinheiro para realizar a compra do automóvel, não é necessário recorrer a empréstimos ou financiamentos, logo, não existem juros e nem é preciso pagar entrada.

Porém, existe um detalhe que muitos veem como uma desvantagem no consórcio: você precisa antes ser contemplado(a) para só depois poder comprar o carro. Isso significa que você precisará aguardar e não há como prever quando a contemplação acontecerá. Após a contemplação, é realizada uma análise de crédito.

Observando essas informações, pode-se notar que, se você for uma pessoa paciente, você pode tirar bom proveito do tempo de espera do consórcio de automóvel, utilizando esse período para se planejar com calma para a realização do seu sonho e economizando recursos financeiros que seriam gastos em juros.

Conheça os planos do consórcio de automóveis do Magalu

Qual o melhor, consórcio ou financiamento?

Afinal, qual a melhor escolha: consórcio ou financiamento? Essa pode ser sua maior dúvida nesse momento, e para decidir qual a opção ideal para você, é preciso analisar suas necessidades e preferências como comprador.

De maneira resumida, se você precisa do carro imediatamente, o financiamento pode até ser a melhor alternativa, mas você deve ficar ciente de que precisará dar uma entrada e de que o valor final do seu automóvel será bem maior do que o original, devido às altas taxas de juros.

Se você não tem pressa e ainda quer economizar na aquisição do seu carro, o consórcio de automóvel sem dúvidas é a opção certa para você. Vale lembrar que o consórcio ainda permite que seus clientes ofertem lances nas assembleias.

O lance é uma forma de aumentar as chances de contemplação, onde o(a) consorciado(a) oferta uma quantia para antecipar o pagamento de parcelas do seu consórcio. Se esse valor for o maior dentro de um determinado mês, o(a) cliente que o ofertou será contemplado(a) e receberá a carta de crédito para comprar o carro desejado.

Conheça os benefícios que só um consórcio de automóvel pode proporcionar

Como você pôde perceber, o consórcio além de te permitir comprar o carro dos seus sonhos, ainda oferece diversas vantagens, bastando apenas que você seja um pouco paciente. Para te convencer de vez que o consórcio de automóvel é a alternativa perfeita para você, separamos as principais vantagens dessa modalidade. Confira:

  • O consórcio de automóvel não tem juros e nem entrada;
  • Você pode ofertar lances para ter mais chances de ser contemplado(a);
  • Você tem liberdade para escolher o prazo e valor de parcela que melhor se adapte à sua realidade financeira;
  • O consórcio te ajuda a ter um orçamento mais disciplinado, já que você terá o compromisso de poupar todos os meses para pagar suas parcelas;
  • Até 10% do valor da carta de crédito pode ser destinado para pagamento das documentações do veículo;
  • O consórcio de automóvel te dá autonomia para escolher um carro 0 KM ou seminovo com até 10 anos de uso, da marca e modelo que você preferir, podendo ser nacional ou importado.

Consórcio de automóvel Magalu: seu carro novo te espera aqui!

Se você tinha dúvidas entre consórcio ou financiamento, agora já sabe que o consórcio de automóvel é a melhor escolha para adquirir seu tão sonhado carro com economia. Sua jornada ficará ainda melhor ao contar com o apoio do Consórcio Magalu e toda a sua experiência no ramo de consórcios.

Converse com quem é especialista no assunto agora mesmo. Basta simular os planos do consórcio de automóvel do Magalu e escolher aquele que atenda aos seus objetivos e necessidades.

Acesse nossos planos com mais facilidade baixando o aplicativo pela Google Play ou App Store.

Abordamos neste conteúdo sobre as principais características de um consórcio de automóvel e de um financiamento de carro, com o objetivo de te direcionar para a melhor opção. Não deixe de acessar o nosso blog para ver conteúdos exclusivos e dicas úteis sobre vários assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas