Você é autônomo(a) e deseja legalizar as suas atividades? Aprenda de maneira descomplicada neste guia como ser MEI.
Como ser MEI? Se você sempre teve essa dúvida e imaginava que o processo para abrir uma MEI era algo complicado, nós temos uma ótima notícia: tudo pode ser feito online pelo computador ou pelo seu celular e de graça.
De acordo com dados da Receita Federal, o número de MEIs no Brasil saltou para 15,1 milhões no mês de maio deste ano. Esse crescimento notável reflete o avanço do empreendedorismo no país, principalmente após a pandemia de covid-19, onde muitos brasileiros perderam seus empregos e precisaram se reinventar.
Dito isso, você deve estar se perguntando: afinal, como faço para ser MEI? Visando disseminar ainda mais conhecimento sobre esse assunto, nós elaboramos este guia repleto de informações valiosas para te ensinar, na prática, como ser MEI. Acompanhe a leitura.
O MEI é um profissional autônomo que formaliza as suas atividades por meio de um cadastro e passa a ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e um nome empresarial.
Esse modelo de empresa foi criado em 2008 com o objetivo de estimular milhões de trabalhadores informais a se regularizarem e poderem contar com diversas vantagens, como poder emitir notas fiscais e ter acesso a benefícios previdenciários, tudo isso de maneira simplificada e com custos reduzidos.
Para se enquadrar como MEI, é necessário atender a uma série de requisitos. Entenda melhor abaixo quais são eles:
Muitas vezes pela falta de conhecimento, inúmeras pessoas preferem atuar de maneira informal, sem se dar conta dos vários benefícios que um microempreendedor individual pode ter acesso. Confira a seguir como ser MEI pode ser muito vantajoso para você e para o seu negócio:
O processo para se formalizar como MEI pode ser feito pela internet de maneira descomplicada e gratuita. Os passos são os seguintes, conforme o GOV:
Agora que você já está bem informado(a) sobre como ser MEI, achamos pertinente trazer outra dica super útil para você que precisa de um incentivo para começar o seu pequeno negócio.
Estamos falando do consórcio de eletro. Muitos MEIs necessitam de um capital inicial para adquirir itens e alavancar os seus empreendimentos. Porém, nem sempre dispõem do valor necessário para isso, se vendo na situação de ter que recorrer a empréstimos com altas taxas de juros.
Nesse sentido, o consórcio é uma excelente alternativa, pois o empreendedor paga pequenos valores mensais que não comprometem o seu orçamento, e, ao conquistar sua contemplação, adquire o valor do crédito contratado. Além disso, existe uma grande vantagem que só o consórcio tem: isenção de juros e de entrada.
Considerando esses fatos, o consórcio de eletro é a melhor opção, tanto para quem acabou de descobrir como ser MEI, quanto para quem já empreende há um tempo e precisa de uma linha de crédito acessível para impulsionar seus negócios.
Ao longo deste artigo, explicamos detalhadamente o passo a passo de como ser MEI. Somado a isso, reforçamos a importância dessa formalização de modo a se ter mais autoridade por possuir um CNPJ, poder emitir notas fiscais, ter uma tributação econômica e poder usufruir de diversos benefícios previdenciários.
Tendo em mente todas essas informações, não perca a oportunidade de agilizar o crescimento da sua empresa com uma opção viável e acessível. Faça uma simulação e conheça os planos do consórcio de eletro do Consórcio Magalu.