Fale Conosco
Como ser MEI? Saiba como se tornar e confira o passo a passo completo

Como ser MEI? Saiba como se tornar e confira o passo a passo completo

Postado em: 20/10/2023  

Você é autônomo(a) e deseja legalizar as suas atividades? Aprenda de maneira descomplicada neste guia como ser MEI.

Como ser MEI? Se você sempre teve essa dúvida e imaginava que o processo para abrir uma MEI era algo complicado, nós temos uma ótima notícia: tudo pode ser feito online pelo computador ou pelo seu celular e de graça.

De acordo com dados da Receita Federal, o número de MEIs no Brasil saltou para 15,1 milhões no mês de maio deste ano. Esse crescimento notável reflete o avanço do empreendedorismo no país, principalmente após a pandemia de covid-19, onde muitos brasileiros perderam seus empregos e precisaram se reinventar.

Dito isso, você deve estar se perguntando: afinal, como faço para ser MEI? Visando disseminar ainda mais conhecimento sobre esse assunto, nós elaboramos este guia repleto de informações valiosas para te ensinar, na prática, como ser MEI. Acompanhe a leitura.

O que é um MEI?

O MEI é um profissional autônomo que formaliza as suas atividades por meio de um cadastro e passa a ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e um nome empresarial.

Esse modelo de empresa foi criado em 2008 com o objetivo de estimular milhões de trabalhadores informais a se regularizarem e poderem contar com diversas vantagens, como poder emitir notas fiscais e ter acesso a benefícios previdenciários, tudo isso de maneira simplificada e com custos reduzidos.

Quais os requisitos para se tornar MEI?

Para se enquadrar como MEI, é necessário atender a uma série de requisitos. Entenda melhor abaixo quais são eles:

  • Primeiramente, sua atividade profissional deve ser permitida na condição de MEI;
  • Seu faturamento anual não pode ultrapassar o valor de R$ 81 mil. No caso de MEIs caminhoneiros, esse valor é de R$ 251.600,00;
  • Não pode ser titular ou sócio de alguma outra empresa enquanto MEI;
  • Só pode contratar, no máximo, um funcionário;
  • Emitir e pagar até o dia 20 de cada mês o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Preencher o Relatório Mensal de Receitas Brutas;
  • Entregar a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) até o dia 31 de maio de cada ano.

Quais os benefícios de ser MEI?

Muitas vezes pela falta de conhecimento, inúmeras pessoas preferem atuar de maneira informal, sem se dar conta dos vários benefícios que um microempreendedor individual pode ter acesso. Confira a seguir como ser MEI pode ser muito vantajoso para você e para o seu negócio:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio-doença;
  • Licença-maternidade;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Dispensa de alvará;
  • Despesas mensais acessíveis para manter a empresa legalizada;
  • Isenção de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL);
  • Pode abrir conta PJ em bancos e adquirir linhas de crédito de maneira facilitada.

Como ser MEI? Acompanhe os passos para se formalizar

O processo para se formalizar como MEI pode ser feito pela internet de maneira descomplicada e gratuita. Os passos são os seguintes, conforme o GOV:

  1. Primeiro, acesse o portal do empreendedor;
  2. Role a página para baixo e clique em “Quero ser MEI”;
  3. Após isso, clique em “Formalize-se!” e depois “Entrar com gov.br;
  4. Nessa etapa, caso você ainda não tenha uma conta gov.br, siga os passos solicitados para criar a sua. Vale lembrar que o nível da sua conta precisa ser no mínimo prata para acessar esse serviço. Entenda como aumentar o seu nível aqui;
  5. Com tudo certo, insira as informações da sua conta gov.br e autorize o acesso aos seus dados;
  6. A próxima tela já é a etapa principal para quem quer saber como ser MEI. Alguns dados já virão preenchidos. Confira-os e acrescente os que faltam;
  7. O nome fantasia é opcional;
  8. Em capital social, coloque o valor total que você investiu no seu negócio;
  9. Na seção de atividades, selecione o regime de tributação - Geral para demais atividades, ou Transportador Autônomo de Cargas para MEIs caminhoneiros;
  10. Agora, selecione uma ocupação principal e até 15 ocupações secundárias;
  11. Em formas de atuação, selecione as que forem aplicáveis à sua situação;
  12. Insira o seu endereço comercial e residencial (se a sua atividade não exigir um ponto comercial, o endereço comercial poderá ser o mesmo do residencial, se for o caso);
  13. Aceite todas as declarações e termos de responsabilidade;
  14. Por fim, cheque se todas as informações inseridas estão corretas e clique em “Confirmar”;
  15. Parabéns! Você concluiu seu cadastro para se formalizar como MEI e poderá emitir o seu Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), documento que atesta a abertura e condição atual da sua empresa.

Homem pensando em como ser MEI

Como um consórcio de eletro pode ajudar empreendedores MEI?

Agora que você já está bem informado(a) sobre como ser MEI, achamos pertinente trazer outra dica super útil para você que precisa de um incentivo para começar o seu pequeno negócio.

Estamos falando do consórcio de eletro. Muitos MEIs necessitam de um capital inicial para adquirir itens e alavancar os seus empreendimentos. Porém, nem sempre dispõem do valor necessário para isso, se vendo na situação de ter que recorrer a empréstimos com altas taxas de juros.

Nesse sentido, o consórcio é uma excelente alternativa, pois o empreendedor paga pequenos valores mensais que não comprometem o seu orçamento, e, ao conquistar sua contemplação, adquire o valor do crédito contratado. Além disso, existe uma grande vantagem que só o consórcio tem: isenção de juros e de entrada.

Considerando esses fatos, o consórcio de eletro é a melhor opção, tanto para quem acabou de descobrir como ser MEI, quanto para quem já empreende há um tempo e precisa de uma linha de crédito acessível para impulsionar seus negócios.

Já sabe como ser MEI? Não perca tempo e tire a sua ideia de negócio do papel

Ao longo deste artigo, explicamos detalhadamente o passo a passo de como ser MEI. Somado a isso, reforçamos a importância dessa formalização de modo a se ter mais autoridade por possuir um CNPJ, poder emitir notas fiscais, ter uma tributação econômica e poder usufruir de diversos benefícios previdenciários.

Tendo em mente todas essas informações, não perca a oportunidade de agilizar o crescimento da sua empresa com uma opção viável e acessível. Faça uma simulação e conheça os planos do consórcio de eletro do Consórcio Magalu.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas