Fale Conosco
Saúde da Mulher: entenda a importância da rotina de autoexame

Saúde da Mulher: entenda a importância da rotina de autoexame

Postado em: 20/10/2023  

A saúde da mulher abrange diversas áreas da vida feminina. Entenda como se cuidar de maneira adequada adotando métodos de prevenção.

Falar sobre a saúde da mulher é uma pauta extremamente importante e necessária. Este tema não se limita apenas à saúde física feminina, mas também engloba a saúde mental e emocional, que precisam estar em equilíbrio para garantir o bem-estar geral da mulher.

Neste contexto, iremos abordar neste artigo sobre os cuidados que a mulher deve ter com o seu corpo para auxiliar no diagnóstico precoce de doenças, e ensinar os passos para a realização do autoexame das mamas. Acompanhe a leitura.

Importância do autoexame das mamas

Realizar o autoexame das mamas é uma ação crucial na prevenção de doenças como o câncer de mama. Essa prática permite que as mulheres detectem anormalidades presentes nessa região do corpo.

Se forem notados nódulos, secreções, coceira nos mamilos, mudanças na textura da pele e outras alterações que você não tinha percebido antes, é extremamente importante se consultar com um médico especialista para investigar o seu caso.

Importância de conhecer o seu corpo

Quando se fala no assunto saúde da mulher, o primeiro passo é conhecer o próprio corpo. Com essa autoavaliação, é possível observar as mudanças naturais que ocorrem ao longo da vida.

Além disso, o autoconhecimento do corpo também permite uma compreensão mais profunda a respeito de outras áreas da saúde da mulher, como o ciclo menstrual, a anatomia corporal e a saúde sexual.

Veja o passo a passo do autoexame

Fazer o autoexame das mamas é bem simples, entenda abaixo quais são os passos:

  1. Primeiramente, fique de frente ao espelho sem o sutiã;
  2. Observe seus seios com os braços em diferentes posições - para cima, para baixo, abertos e fechados;
  3. De maneira suave, com a ponta dos dedos, examine suas mamas com movimentos circulares;
  4. Fique atenta a qualquer tipo de nódulo, caroço, feridas, deformidade, diferença de textura, de cor e outras mudanças;
  5. Caso note algo diferente do normal, marque uma consulta com um profissional da saúde para ter um diagnóstico correto e preciso.

Saúde da mulher: mitos e verdades sobre o corpo feminino

A desinformação sobre determinados assuntos é algo muito prejudicial, pois pode induzir um público a tomar ações inadequadas, podendo resultar em graves consequências. Considerando esse raciocínio, separamos alguns mitos e verdades a respeito da saúde da mulher.

O autoexame dispensa a necessidade de fazer a mamografia

Mito. O autoexame é uma técnica de prevenção indispensável para a identificação precoce do câncer de mama, entretanto, ele não substitui a mamografia. Somente a mamografia é capaz de descobrir se existe o tumor, mesmo que ele ainda seja pequeno.

A radiação presente no exame de mamografia é perigosa para a saúde da mulher

Mito. As doses de radiação emitidas pelo equipamento de mamografia são baixas. Além disso, o benefício de poder identificar a doença nos seus estágios iniciais, superam os riscos da realização do exame.

O câncer de mama só atinge mulheres com histórico da doença na família

Mito. Embora o histórico familiar aumente os riscos da mulher desenvolver a doença (principalmente quando os familiares com esse histórico sejam de primeiro ou segundo grau), esse não é o único fator determinante. Mulheres sem histórico do câncer de mama na família também podem ser afetadas.

Usar desodorante pode aumentar os riscos de ter câncer de mama

Mito. O uso de desodorantes pode causar algumas alergias por conter alumínio em sua composição, o que obstrui os poros das axilas. Porém, não existe comprovação científica até o momento da relação entre desodorantes e o câncer de mama.

A vacina contra a covid-19 provoca câncer de mama

Mito. Muitas pessoas podem ter reações após a vacina, como febre e inchaço, no entanto, isso é completamente normal e desaparece passado alguns dias. O imunizante é eficaz e seguro e não tem relação com o câncer de mama.

Pacientes com silicone podem fazer mamografia

Verdade. Pacientes com próteses de silicone podem realizar o exame de mamografia normalmente. Vale lembrar que é importante avisar ao médico operador do mamógrafo sobre a sua prótese, para que possam ser tomadas as devidas precauções.

Pode ter cura para o câncer de mama

Verdade. Essa é uma das razões que reforçam porque o autoexame para um diagnóstico precoce é essencial. Quanto antes a doença for detectada pelos pacientes, maiores serão as chances de cura.

Saúde da mulher: mulher segurando fita rosa, representando apoio a conscientização sobre o câncer de mama

Importância da detecção precoce da doença

Quando se descobre o câncer de mama ainda nos estágios iniciais, a eficácia do tratamento e a probabilidade de cura aumentam significativamente. Portanto, é fundamental que todas as mulheres a partir dos 20 anos realizem o autoexame mensalmente, uma semana após a menstruação.

Importância da realização de exames de rotina e apoio médico

Por fim, além do autoexame, os exames de rotina, também conhecidos como check-up, são essenciais para diagnosticar diversos tipos de doenças que podem afetar a saúde da mulher. Dessa forma, novamente se reforça a ideia de que a prevenção é o melhor caminho para identificar patologias em fases iniciais e tratá-las.

Dentre os exames mais comuns, se incluem Papanicolau, ultrassom transvaginal, mamografia, exame de sangue, exame de fezes, exame de urina, eletrocardiograma, densitometria óssea, etc.

Somado a isso, o apoio médico é vital para a saúde da mulher, pois esses especialistas oferecem a orientação adequada para que as pacientes se cuidem da maneira correta e adotem hábitos de vida mais saudáveis, garantindo assim um bem-estar duradouro.

Saúde da mulher: não deixe de cuidar da sua!

Por meio deste conteúdo, explicamos o passo a passo do autoexame das mamas e salientamos a importância da rotina de exames como uma medida preventiva de câncer e outras doenças que podem afetar a saúde da mulher. 

O Consórcio Magalu faz questão de trazer mais visibilidade a esse assunto tão relevante, com o objetivo de disseminar conhecimento e conscientizar as mulheres sobre a importância de conhecer o próprio corpo e se cuidar.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
0800 340 1214
(opção 2)
Segunda a sexta:
9h às 18h
exceto feriado
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas