Fale Conosco
Outubro Rosa: juntos na conscientização

Outubro Rosa: juntos na conscientização

Postado em: 09/10/2020  

O mês de outubro é marcado pelo movimento internacional de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama. Conhecido como Outubro Rosa, tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento. Desde os anos 90, o movimento da causa é celebrado anualmente.

O maior objetivo das campanhas sobre o Outubro Rosa é espalhar uma mensagem informativa e explicativa sobre o câncer de mama. Sabemos que o diagnóstico precoce é o maior aliado para o tratamento eficaz da doença, por isso, neste artigo vamos promover a conscientização e ressaltar a importância do autoexame. Boa leitura!

Tudo sobre a causa

A campanha mundial do Outubro Rosa é efetuada anualmente em todo o mundo. O movimento de conscientização contra o câncer de mama surgiu em 1990, em um evento batizado de Corrida pela Cura, em Nova Iorque. No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa ocorreu em 2002 e vem ganhando cada vez mais força desde então.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células mamárias. Por consequência dessa geração de células anormais, forma-se o tumor que ataca o tecido mamário. O Instituto Nacional de Câncer (INCA), contabilizou 66.280 novos casos de câncer de mama feminina somente em 2020.

A importância do diagnóstico e prevenção

O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura, pois 95% dos casos identificados em estágio inicial têm maior possibilidade de cura e recuperação total da doença. Por essa razão, a mamografia é o principal método para o rastreamento da doença. 

Vale ressaltar que o medo de algumas mulheres para realizar o procedimento acaba gerando uma negligência com a saúde das mesmas e piorando o cenário. Portanto, é preciso educar as mulheres a aderirem ao programa de rastreamento e acompanharem o processo, ampliando-se assim as possibilidades de intervenção conservadora e prognóstico favorável.

Além disso, temos que ressaltar também a importância da realização do autoexame das mamas como exame de rotina. O autoexame pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou até mesmo deitada. A realização desse exame deve ser realizada pelo menos uma vez por mês e é recomendado para todas as mulheres com mais de 20 anos. Confira nas imagens abaixo como fazer o esse autoexame e fique atenta aos sinais:

Outubro Rosa: autoexame

Outubro Rosa: sinais de alerta

Outubro Rosa no Consórcio Magalu

Em outubro, o Consórcio Magalu também adere ao tema que merece toda a atenção: o combate ao câncer de mama. Devido a isso, em todas as lojas e áreas da empresa, o alerta à prevenção a doença é reforçado a fim de conscientizar as mulheres da importância do exame preventivo.

Composto por 51% de mulheres em seu quadro de funcionários, o Consórcio Magalu preza pela integridade física e psicológica de todas as suas colaboradoras, sendo considerada uma das melhores empresas para a mulher trabalhar, além de oferecer condições mais igualitárias para o público feminino, de acordo com o Instituto GTPW (Great Place to Work).

Para reforçar a campanha Outubro Rosa, a colaboradora do Consórcio Magalu, Claudia Assis, especialista de Gestão Pública em Saúde, realizou um bate-papo na empresa sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Reforçando a necessidade de informar as mulheres sobre a doença de uma forma clara, concisa e culturalmente apropriada, acabando com os mitos sobre a realização do exame mamográfico.

Claudia ainda afirma que: “é extremamente necessário mudarmos esse cenário no Brasil e o aumento de mortes devido ao câncer de mama, e isso só será possível com conscientização de todos. Vejo como principal fator de mudança a adesão do público feminino às recomendações de prevenção e rastreamento através da mamografia”.

Apoie também essa causa

O Consórcio Magalu, além de conscientizar às mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, também disponibiliza a todas o Canal da Mulher, canal criado pelo Grupo Luiza com intuito de atender as colaboradoras vítimas de violência doméstica, entre outras denúncias, funcionando como um canal de apoio às mulheres. 

O mês de outubro é destinado à visibilidade dessa causa, porém devemos reforçar que os cuidados e dedicação no combate ao câncer de mama devem ocorrer durante todo o ano. Sempre que possível, tente ajudar instituições que dão suporte às vítimas dessa doença e, o mais importante, se engaja com a causa e espalhe a conscientização para mais mulheres.

Você tem algum depoimento ou dica para compartilhar conosco? Conte para nós nos comentários! Além disso, não deixe de acompanhar nossas redes sociais para não perder as publicações que estamos preparando sobre o Outubro Rosa e a importância do autoexame. O Consórcio Magalu também está na palma da sua mão, baixe o nosso aplicativo disponível no Google Play e App Store para nos acompanhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas