Fale Conosco
Diversidade e inclusão: veja como o Magalu valoriza o assunto

Diversidade e inclusão: veja como o Magalu valoriza o assunto

Postado em: 27/12/2023  

O Consórcio Magalu reconhece que a diversidade e inclusão é um assunto essencial a ser tratado constantemente e que deve ser exercido na prática todos os dias. E é pensando nisso, que contamos com boas práticas e canais que visam que nossos valores inegociáveis sejam cumpridos.

Descubra como esses princípios fundamentais são abraçados no dia a dia e proporcionam um ambiente de trabalho mais acolhedor e respeitoso. Continue a leitura e veja como o Magalu valoriza esses aspectos.

Importância da diversidade e inclusão

Saber a importância da diversidade e inclusão atualmente, é fundamental! Afinal, acolher e valorizar as diferenças contribui para criar um ambiente de respeito, carinho, apoio e satisfação.

Quando falamos de diversidade e inclusão nas empresas, muito mais que uma ação social, essa é uma iniciativa que promove um fortalecimento do time, que se sente valorizado, estimulado e apoiado. E isso é muito importante para que as pessoas se sintam bem no ambiente de trabalho.

Além disso, ao investir em diversidade e inclusão, consequentemente as empresas constroem uma reputação mais sólida, impulsionam o negócio e conseguem atrair colaboradores com talentos diversos, que sentem grande desejo de fazer parte daquela instituição.

O que é diversidade e inclusão

A diversidade diz respeito a uma ampla variedade de características e singularidades de um grupo, organização, ou sociedade. E isso pode incluir, por exemplo, características físicas, percepção social de cor e raça, gênero, idade, religião e expressão de fé, orientação sexual, entre muitas outras.

A inclusão refere-se à criação de um ambiente onde todas as pessoas sintam-se respeitadas, acolhidas e valorizadas, independente de suas diferenças. Isso envolve a promoção de uma cultura que garanta voz, participação e acesso a todos.

Em resumo, a diversidade e inclusão devem andar juntas e devem estar conectadas, de forma que todas as pessoas tenham oportunidades, acesso, e sintam que são valorizadas e que pertencem a um ambiente.

Como o Consórcio Magalu valoriza a diversidade e inclusão

O Consórcio Magalu reconhece a importância da diversidade e inclusão e tem compromisso com a valorização desses assuntos. E vale ressaltar que há cinco valores inegociáveis por aqui:

  • Uso das informações;
  • Corrupção;
  • Assédio;
  • Discriminação;
  • Prejuízo à empresa e clientes.

Agora, confira como isso funciona no dia a dia, na prática.

Diversidade e inclusão no cotidiano

O Consórcio Magalu reconhece que a diversidade e inclusão são temas essenciais a serem tratados constantemente, sendo valores inegociáveis para a empresa. Pensando nisso, desenvolvemos práticas e canais que garantem a aplicação diária desses princípios fundamentais.

Nesse contexto, é relevante destacar o grupo de afinidade interno, o Galera da Diversidade. Composto por membros de diferentes departamentos, o grupo visa criar um ambiente diverso e inclusivo, onde todos os colaboradores possam ser autênticos e valorizados por suas diferenças. Dividido em quatro núcleos que atendem as questões dos grupos minorizados: Gênero, Raça, LGBTQIAPN+ e Pessoas com Deficiência, o Galera da Diversidade promove ações internas, informativas e representativas.

Assim, no âmbito da diversidade, compreendemos a amplitude das características que a envolvem, desde físicas até aspectos como cor, raça, gênero, orientação sexual, entre outros. A inclusão, por sua vez, refere-se à criação de um ambiente onde todas as pessoas sintam-se respeitadas, acolhidas e valorizadas, independentemente de suas diferenças.

Além disso, o Consórcio Magalu promove na empresa um exercício muito simples, que todo mundo pode fazer, seja onde for. O "exercício do pescoço" consiste em simplesmente olhar para o lado e responder perguntas, como:

  • A população preta está sendo representada de forma equilibrada nesse ambiente?
  • As mulheres estão presentes aqui?
  • Quais posições as mulheres estão ocupando?
  • As pessoas com algum tipo de deficiência estão presentes?
  • Essas pessoas possuem acesso necessário e participam de todos os espaços de convivência?

Ao responder perguntas como essas, é possível mensurar rapidamente se a inclusão está realmente acontecendo na prática.

Boas práticas quanto aos grupos minorizados

diversidade e inclusão nas empresas: um grupo de pessoas reunidas representando a diversidade.

O Consórcio Magalu está sempre ligado para garantir que o time seja diverso, e que grupos minorizados estejam sempre presentes. São exemplos de grupos minorizados: pessoas pretas, mulheres, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.

Para que todas as pessoas sejam sempre respeitadas, há algumas boas práticas perpetuadas dentro da empresa. Veja a seguir algumas delas.

Pessoas pretas

  • Jamais desqualificar alguém pela cor de pele ou tipo de cabelo;
  • Jamais ser intolerante ou tratar crenças, ou manifestações religiosas de matrizes africanas como algo exótico;
  • Jamais tirar conclusões precipitadas ao conversar com clientes ou colegas de trabalho em função de estereótipos.

Mulheres

  • Não determinar que uma mulher não consegue realizar alguma demanda, alegando ser "trabalho de homem";
  • Refletir sobre a adequação de elogios no ambiente do trabalho.

LGBTQIAPN+

  • Utilizar o nome social pelos quais pessoas transexuais, transgêneros e travestis se autodenominam e escolhem ser identificadas;
  • Não falar "opção sexual", mas sim, orientação sexual.
  • Estar ciente que discriminação não é um direito;

Essas são apenas algumas das boas práticas que permeiam os ambientes do Consórcio Magalu, para que todas as pessoas sejam incluídas, respeitadas, valorizadas, e não passem por qualquer tipo de constrangimento, ou discriminação.

Canais de denúncia

O Magalu se importa muito em dar voz a todas as pessoas, e pensando nisso, possui alguns canais de denúncia, que consistem em e-mails, mensagens e telefonemas. Um deles é o Disque Luiza, onde é possível falar sobre tudo, e o relato é respondido diretamente pelo telefone, sendo assim, é necessário a identificação.

Outro é o Canal da Mulher, que tem como hashtag #quebreociclo, para que todas as mulheres sejam ouvidas. E outro é o Canal de Denúncia, que tem como hashtag #erradoéerrado, onde todos podem ligar e relatar suas denúncias.

Pesquisa de diversidade

Além dos canais de denúncia, o Magalu se prontificou em realizar alguns canais para levantar dados sobre os colaboradores, para os conhecer melhor, e assim, garantir a diversidade.

Vale lembrar que também há um quiz de diversidade e inclusão (Kahoot) e um glossário sobre conceitos e termos relacionados ao assunto. Dessa forma, dados pessoais e sensíveis são levantados, e é possível garantir um quadro de funcionários diversos, seguro e inclusivo.

Benefícios da diversidade e inclusão nas empresas

A promoção da diversidade e inclusão nas empresas, traz uma série de benefícios, que refletem tanto nas instituições, como na sociedade. Veja alguns exemplos:

  • Time engajado e clima organizacional positivo: uma equipe que se sente acolhida, tende a ser muito mais colaborativa, produtiva, e demonstram ter muito mais confiança na empresa e no próprio trabalho. Além de sentir muito mais motivação para realizar as tarefas, o que também garante aumento na produtividade;
  • Estímulo à criatividade: a diversidade e inclusão contribui para que as pessoas se sintam à vontade para se abrir à criatividade e propor inovações, por exemplo. Isso pode ajudar as empresas, até mesmo alcançar mercados mais diversificados e se adaptarem mais rapidamente às mudanças;
  • Melhoria no desempenho e tomada de decisões: a diversidade proporciona uma ampla variedade de pontos de vista e vivências, o que promove mais questionamento e tomadas de decisões mais assertivas, e consequentemente, agrega no desempenho e desenvolvimento da empresa.

Viu só? A diversidade e inclusão precisa estar presente diariamente, pois abraçar essas ideias não é apenas um dever social ou moral, mas celebrar o que torna cada pessoa única.

Promova a diversidade e inclusão

Como observamos ao longo deste conteúdo, celebrar as diferenças é construir pontes que conectam singularidades e isso desencadeia uma transformação não apenas em empresas, mas na sociedade como um todo.

O Consórcio Magalu deseja que essas possam ser práticas contínuas em todos os ambientes, e que juntos possamos construir um futuro mais inclusivo e cheio de oportunidades a todos.

Gostou de saber mais sobre como o Magalu trata esse assunto? Aproveite para conferir outros posts em nosso blog.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas