Você sabia que investir no setor de beleza e estética pode ser muito promissor? Entenda mais sobre o assunto.
O mercado de beleza e estética nunca esteve tão em alta. De acordo com dados da Circana, empresa que analisa dados de comportamento de consumo, apenas nos sete primeiros meses de 2023, o setor de serviços de beleza no Brasil vendeu mais de R$ 2,3 bilhões em produtos.
A pandemia teve um impacto significativo para que esses números fossem possíveis, uma vez que ela alterou o comportamento e redefiniu as prioridades de milhões de pessoas, que passaram a se preocupar mais com a aparência, saúde e bem-estar.
Tendo em vista essas informações, neste artigo iremos explorar as tendências do setor de serviços estéticos. Além disso, traremos diversas dicas para quem deseja investir nesse mercado em constante crescimento e repleto de oportunidades. Boa leitura!
Em meio a tantas mudanças que a nossa sociedade passou nos últimos anos, as empresas estão sempre buscando formas de inovar para se adaptarem às novas realidades e demandas do mercado.
Observando essas transformações, o setor de beleza e estética conta com tendências promissoras, ao focar em desenvolver produtos que apresentem eficácia comprovada para determinado objetivo, ou utilizar técnicas adaptadas às necessidades específicas de cada cliente.
Dentre as tendências para os próximos anos, a tecnologia não poderia ficar de fora, assumindo um papel fundamental de auxiliar na criação de soluções que atendam diferentes nichos, com suas diferentes necessidades de consumo.
Segundo projeções da plataforma de dados Statista, a venda de produtos de beleza e estética pode superar os R$ 130 bilhões até o ano de 2026. Diante desse cenário extremamente lucrativo, se destacam os cuidados com a pele e cabelos, fragrâncias, maquiagem, produtos masculinos, produtos que não agridem a natureza e os animais, etc.
Identificar o público-alvo é um passo fundamental para que qualquer empresa tenha sucesso com seus negócios. Para evidenciar como essa prática impacta nos resultados de um empreendimento de beleza e estética, separamos abaixo algumas das razões.
No mundo da beleza e estética, conhecer o público-alvo é indispensável, pois possibilita oferecer serviços que superam as expectativas de diferentes perfis de cliente. Essa estratégia resulta em uma experiência mais personalizada e estabelece uma conexão emocional.
Conhecendo bem o público-alvo e estando atento às mudanças de comportamento e consumo desses clientes, a empresa tem maior facilidade para inovar, se adaptar e estar sempre à frente nesse setor de constantes mudanças.
Conquistar uma clientela fiel à sua marca é outra forma de alcançar o sucesso com o seu negócio de beleza e estética. Para isso, é necessário que o cliente se sinta totalmente satisfeito com a experiência que obteve, percebendo que a empresa compreende suas dores e busca sempre fazer o melhor para atender seus desejos.
Escolher uma localização estratégica para o seu empreendimento de beleza e estética permite que o seu estabelecimento seja encontrado mais facilmente por potenciais clientes. Portanto, ele deve estar localizado em áreas com grande fluxo de pessoas, como no centro das cidades.
Atualmente a tecnologia está presente em quase tudo à nossa volta e a adoção dessa ferramenta no mercado de beleza e estética é essencial. A utilização de equipamentos com tecnologia de ponta possibilita realizar procedimentos modernos e demonstra que o seu negócio está sempre antenado em novas tendências.
Outra ferramenta extremamente importante para um empreendimento de serviços estéticos é o marketing digital. Por meio desse processo, é possível expandir a visibilidade do seu negócio para o meio digital e alcançar milhares de potenciais clientes.
Isso pode ser feito expondo os serviços oferecidos nas redes sociais, blogs, sites e também compartilhando os depoimentos de clientes satisfeitos com o atendimento e serviços prestados.
Além do marketing digital, fazer parcerias com profissionais do ramo estético é mais uma tática valiosa para ampliar a visibilidade do seu empreendimento. Realizar serviços colaborativos com outras marcas de influência no mercado aumenta a credibilidade do seu negócio, fazendo com que mais pessoas queiram escolher a sua empresa.
Tão importante quanto atrair novos clientes é conseguir manter aqueles que já consomem os produtos e serviços da sua marca. Uma boa dica é implementar ações que reforcem o vínculo com esses consumidores, como descontos e brindes exclusivos, pontos que podem ser trocados por recompensas, entre outras.
A adoção dessas práticas aumenta a satisfação dos seus clientes e os incentiva a continuar escolhendo o seu estabelecimento. Como resultado, ocorre uma redução na rotatividade da clientela, ajudando a manter uma base sólida de consumidores e uma receita mais estável.
A sustentabilidade e a responsabilidade social são assuntos cada dia mais discutidos nos tempos modernos. Regulamentações e exigências governamentais têm colaborado para que as indústrias se adaptem e adotem processos mais responsáveis em relação ao nosso meio ambiente.
Abaixo separamos alguns motivos que exemplificam a importância dessa discussão no mundo da beleza e estética. Acompanhe.
À medida que os consumidores se conscientizam mais sobre os valores sociais e ambientais, eles passam a priorizar a aquisição de produtos das marcas que estejam alinhadas com essas causas, em prol de um futuro mais sustentável.
Empresas sustentáveis e socialmente responsáveis não só contribuem fortemente para a preservação do nosso meio ambiente, como também melhoram a sua reputação e a visão que os consumidores têm do seu negócio.
Um levantamento feito pelo Instituto Akatu, em 2018, mostrou que mais de 80% dos entrevistados eram consumidores que observavam se as empresas eram aliadas às causas ambientais e sociais antes de comprar seus produtos.
Seguindo a linha de raciocínio dos tópicos anteriores, os clientes começam a dar preferência por produtos estéticos que tenham menos componentes tóxicos para o corpo. Além disso, eles também observam se esses cosméticos são eco-friendly e cruelty free, ou, em outras palavras, se eles são sustentáveis e sem testes em animais.
Diante das informações apresentadas neste conteúdo, podemos perceber que o mercado de beleza e estética se mostra muito oportuno e vantajoso para investidores e empreendedores que buscam não apenas atender, mas antecipar as necessidades de um público cada vez mais exigente e focado em bem-estar.
Por meio do consórcio de serviços do Consórcio Magalu, é possível investir nesse mercado em constante expansão de maneira super acessível e facilitada. Não perca essa oportunidade, faça uma simulação dos planos agora mesmo e saiba como. Aproveite e siga nossa página no Facebook para não perder nenhuma novidade.