A colheitadeira é uma máquina essencial no agronegócio, projetada para maximizar a eficiência da colheita em grandes extensões de terras cultivadas.
Assim, contando com essa tecnologia, será possível automatizar o processo de colheita, reduzindo significativamente o tempo e o custo de mão de obra, dois pontos importantes para qualquer agricultor.
Com isso em mente, criamos um conteúdo para que você entenda melhor sobre este equipamento, saiba como escolher a ideal e conheça modelos interessantes. Confira abaixo, boa leitura!
Uma colheitadeira é um equipamento agrícola utilizado para colher uma grande variedade de cultivos, como grãos, cereais e forragens. Essas máquinas são projetadas para realizar múltiplas funções agrícolas, incluindo cortar a planta, separar o grão e coletar o produto final, tudo isso de maneira eficiente e rápida.
Entenda como funciona uma colheitadeira em 6 pontos-chave do uso desse equipamento! Confira abaixo.
A colheitadeira começa o processo de colheita através do corte ou despiga da cultura (produto em questão cultivado), utilizando lâminas ou rolos especialmente projetados para cortar com precisão e rapidez, minimizando danos durante o processo.
Além disso, seu uso é personalizado para cada tipo de cultivo, adaptando-se para colher produtos inteiros, só espigas (no caso de milhos, por exemplo) e afins.
Após o corte, o material é alimentado para dentro da máquina, onde será processado. Este sistema de alimentação é fundamental para manter um fluxo constante e eficiente de material para as etapas subsequentes.
Na fase de trilha, a colheitadeira separa os grãos das espigas ou das hastes. Este processo é vital para garantir que apenas o grão desejado seja coletado, enquanto o resto da planta é descartado ou reutilizado como palha.
A separação efetiva dos grãos é realizada por meio de peneiras que filtram e isolam o grão de outros detritos. Este estágio é fundamental para garantir a qualidade e a pureza do produto colhido, evitando o trabalho manual de separação.
Os grãos passam por um sistema de limpeza que remove impurezas e materiais menores, melhorando a qualidade do produto final antes do armazenamento.
Finalmente, os grãos limpos são transportados para um compartimento de armazenamento na colheitadeira, de onde podem ser descarregados diretamente em um caminhão ou armazenados temporariamente na máquina.
Existem 3 tipos de colheitadeira que podem transformar o dia a dia de plantio. Confira abaixo uma descrição dos 3 modelos.
As plataformas de arrasto são acopladas e puxadas por um trator. Essas são ideais para pequenas a médias propriedades e podem ser utilizadas em uma variedade de culturas.
As plataformas montadas são fixadas diretamente no trator ou na colheitadeira, proporcionando maior estabilidade e eficiência, especialmente em terrenos irregulares.
Sendo assim, existe a necessidade de um trator para o pleno funcionamento, uma vez que não existe motor no equipamento. Mesmo assim, é uma excelente opção!
As colheitadeiras automotrizes são unidades completas que integram a plataforma e a máquina de colheita. Elas oferecem a maior eficiência e são adequadas para grandes operações agrícolas, sendo grandes diferenciais para resultados mais ágeis e eficazes no dia a dia.
A manutenção regular é essencial para garantir a eficiência e a longevidade das colheitadeiras. Isso inclui:
O valor de uma colheitadeira pode variar significativamente dependendo do tipo, tamanho e recursos adicionais. Em média, os preços podem variar de R$ 150.000 a mais de R$ 600.000 para modelos mais avançados e de grande capacidade.
Claro, tudo dependerá da necessidade de cada operação, e um consórcio poderá ser o grande diferencial para que você tenha a ideia para o planejamento do cultivo diário.
Conheça quais são as melhores colheitadeiras do mercado, pensando em praticidade, uso e custo-benefício. A lista não tem uma distinção da melhor para a pior, segue apenas uma lista de modelos interessantes que devem entrar no seu radar!
Esta máquina é especificamente projetada para a colheita de café, oferecendo precisão e cuidado no trato com os grãos delicados do café, aumentando a eficiência e evitando perdas desnecessárias.
A Série X representa uma das linhas mais avançadas no mercado, oferecendo alta tecnologia e eficiência para grandes propriedades agrícolas. Possui corpo largo e tem excelente funcionamento por hora, rendendo uma operação veloz e muito mais prática.
Ideal para pequenas e médias propriedades, esta máquina oferece excelente custo-benefício e boa performance em uma variedade de culturas.
Especialmente desenvolvida para a colheita de cana, esta máquina maximiza a eficiência e minimiza as perdas durante a colheita, colhendo de forma dupla, ou seja, dobrando a produtividade por hora!
Esta colhedora é projetada para lidar com as especificidades da colheita de algodão, garantindo a qualidade e a integridade das fibras, danificando menos a cultura e oferecendo plataforma estendida para maior número de colheitas por hora de trabalho.
O Consórcio Magalu oferece excelentes opções para adquirir colheitadeiras, proporcionando planos acessíveis e flexíveis que se adaptam às suas necessidades financeiras e operacionais.
É um investimento inteligente, já que não possui juros ou outras questões que podem encarecer o produto e comprometer sua renda!
Visite o Consórcio Magalu Agro para descobrir mais sobre como podemos ajudar você a aumentar a produtividade do seu agronegócio e, para ser ainda mais assertivo, te oferecemos uma simulação gratuita, aproveite!
Siga nosso perfil no Instagram para ver dicas, novidades e ofertas de consórcio.
Transporte e armazenamento: move os grãos limpos para um compartimento de armazenamento na máquina para descarregamento.
Crédito das imagens: freepik