Aprenda a montar um planejamento financeiro para crianças fácil e divertido

Aprenda a montar um planejamento financeiro para crianças fácil e divertido

Postado em: 15/10/2021  

Você sabia que o ideal é começar a falar sobre dinheiro com as crianças desde cedo? Quanto antes as crianças entenderem melhor sobre planejamento financeiro, mais rápido elas vão entender o valor e a importância do dinheiro.

Desse modo, elas podem se tornar adultos mais responsáveis com o orçamento e com o planejamento financeiro e assim, evitar dívidas e outros problemas que envolvam o famoso dindin.

Então, é muito importante saber como abordar o assunto planejamento financeiro para crianças para ajudá-las no futuro

Aqui você aprende a conversar sobre finanças para crianças de uma maneira simples e descomplicada. Cola aí!

Introduza o assunto educação financeira para crianças em sua casa

Infelizmente, o currículo escolar brasileiro não oferece aulas de planejamento financeiro ou educação financeira infantil. Assim sendo, fica por conta dos pais o ensinamento de como se portar diante de dinheiro.

Por isso, promover a educação financeira infantil é tão importante no dia a dia, já que é uma das poucas preparações para o futuro nesse assunto que as crianças irão ter.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como ensinar planejamento financeiro para seus filhos de modo que eles fiquem experts no assunto — e, de quebra, você ainda aprender a controlar melhor seu orçamento.

O bom de planejamento financeiro exemplo vem de casa

Como em muitos outros aspectos do amadurecimento e criação de uma criança, um bom exemplo em casa no quesito planejamento financeiro faz com que eles aprendam a ser mais responsáveis.

Se os responsáveis têm uma boa relação com o dinheiro, é mais fácil ensinar essa educação financeira para crianças. Simples, mostre que você guarda dinheiro e que esse hábito é bom para um planejamento financeiro para crianças.

Uma boa ideia é comprar um par de cofrinhos, um para o adulto e outro para a criança, e incentivá-la a poupar sempre que ganhar alguma moeda. Quando o cofrinho estiver cheio, compre algo para ela com o dinheiro, para ela entender que poupar traz um benefício no futuro com o planejamento financeiro.

Mesada é bom, mas tenha cuidado

Dar um dinheiro todo mês ou semana para a criança é uma boa ideia, pois fica mais fácil economizar e guardar dinheiro para comprar algo de valor mais caro. 

No entanto, apenas dar o dinheiro pode não ser uma boa ideia. Tente fazer com que a criança faça algo em troca do dinheiro, como arrumar o quarto, tirar o lixo, lavar a louça, passear com o cachorro, entre outras tarefas de casa que não exigem muito esforço, mas que mostram comprometimento.

Isso é bom para a educação financeira infantil, pois a criança entende que não se ganha dinheiro sem nada em troca, e que é preciso se esforçar um pouco para ter um retorno.

Hora de ir às compras e ensinar educação financeira para crianças

Uma das etapas mais importantes na hora de ensinar planejamento financeiro para as crianças é levá-las às compras, seja de roupas, itens para casa, supermercado, entre outros.

De maneira divertida e efetiva, o assunto finanças para crianças entra no cotidiano do seu filho e ele aprende a lidar com o dinheiro de uma forma mais realista.

Assim sendo, ensine-o a pesquisar os preços, a comparar marcas e também a entender a hora certa de gastar dinheiro com certos produtos.

Torne o assunto divertido!

Vamos ser sinceros: o planejamento financeiro pode ser um pouco chato para crianças, já que elas ficam entediadas facilmente. Nesse caso, é importante falar disso com leveza, diversão e animação, de forma que os pequenos entendam o valor do dinheiro e como planejar os gastos. 

Uma boa maneira de alcançar esse objetivo é investir em livros e outros produtos literários que abordam o assunto focando especialmente nas finanças para crianças.

Se junte ao Porquinho DinDin em suas animadas aventuras!

O Consórcio Magalu possui uma trilogia com 3 ebooks animados contando a aventura do Porquinho DinDin para ensinar para as crianças como ter mais disciplina com o dinheiro.

A história do Porquinho DinDin já é sucesso entre as crianças e trata do assunto dinheiro com didática, simplicidade, e o mais importante, com diversão!

O melhor de tudo é que você pode ter acesso aos ebooks de graça! Basta se inscrever nesta página para baixar as histórias do Porquinho DinDin e começar a se aventurar em casa com seu filho no mundo das finanças.

Além disso, no nosso app disponível na Google Play ou na App Store, você confere ainda mais novidades e vantagens do Consórcio Magalu e planeja um futuro melhor para você e sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Formas de pagamento

Baixe nosso app

Uma empresa do grupo
Luiza Administradora de Consórcios Ltda: - CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
Chat Chat