Educação Financeira: Você sabe guardar dinheiro?

Educação Financeira: Você sabe guardar dinheiro?

Postado em: 26/07/2021  

Guardar dinheiro é uma prática que muitas vezes parece ser difícil e cheia de empecilhos. Dedicação, rotina e disciplina são necessários para poupar, é verdade, mas o mais importante para começar a economizar dinheiro é ter uma boa educação financeira.

Para isso, é necessário prestar atenção e analisar os seus hábitos financeiros, e a partir daí, decidir em quais áreas é possível diminuir gastos e quais práticas de consumo estão atrapalhando sua organização financeira.

Queremos te ajudar a ter uma boa educação financeira para você poder juntar dinheiro e realizar suas metas e seus sonhos. Sendo assim, neste artigo vamos explicar melhor o que é educação financeira e quais métodos podem te ajudar a poupar mais dinheiro!

Aprimore sua educação financeira e aprenda a economizar dinheiro

Antes de começar a separar um dinheiro mensalmente para poupar, é preciso entender como está sua organização financeira. Desse modo, o primeiro passo é entender quanto você ganha e como esse dinheiro é distribuído entre seus gastos mensais. 

Os gastos mensais incluem as contas fixas como aluguel, energia, água, condomínio, internet, mercado, entre outros, e contas a mais geralmente têm uma variação de preço maior a cada mês, como despesas médicas, vestuários, gastos com aplicativos de delivery, transporte e outros.

Ao entender para onde seu salário vai, você aprende que está com gastos maiores que o necessário. Dessa maneira, é possível começar a fazer alguns cortes com coisas nem tão necessárias e que às vezes passam despercebidas.

A educação financeira serve para isso! Não é sobre um curso que te ensina a economizar dinheiro, e sim uma prática diária que te ajuda a ser mais consciente sobre para onde seu dinheiro está indo e ter mais controle sobre sua vida financeira.

Assim, você evita dívidas desnecessárias e pode começar a planejar a realização de sonhos que ficam guardados na gaveta.

Fique por dentro dos termos econômicos para se organizar melhor

Muitas vezes as pessoas confundem educação financeira com planejamento, reserva emergencial e vida financeira. Entretanto, essas três práticas são bem diferentes, mas que, no fim, são complementares.

A educação financeira é mais sobre entender sobre suas próprias finanças e como você gasta dinheiro no seu cotidiano. Com ela, você conhece melhor seus hábitos de consumo e pode se tornar melhor em guardar dinheiro sem muito estresse.

O planejamento financeiro, apesar de ser bem parecido com a educação financeira, foca mais em como você pretende gastar o seu dinheiro

Da mesma forma, ele também envolve uma organização das suas finanças e te ajuda a ter um controle maior de sua renda, mas no fim, ele é mais utilizado para planejar gastos no futuro como viagens, festas e investimentos.

Já a reserva emergencial é a prática de separar uma parte de sua renda para um fundo de emergência. Ou seja, para ser utilizado em situações não planejadas como acidentes, despesas médicas, dívidas inesperadas e entre outros.

Para fazer uma reserva emergencial é necessário ter uma educação financeira, e para  isso, essas práticas se complementam. 

Neste artigo, ensinamos como criar uma reserva emergencial para não ficar no sufoco diante de adversidades.

Como, então, começar a guardar dinheiro e ter uma organização financeira?

Para começar a economizar e se organizar financeiramente, é preciso muita disciplina. Isso, no entanto, não significa que ter uma educação financeira é uma prática difícil. Pelo contrário, é algo que todos podem e devem fazer, e que rapidamente pode se tornar um hábito. 

Separamos algumas dicas de como desenvolver bons hábitos financeiros que te ajudam a economizar.

  • Anote todos os seus gastos. Isso mesmo, tudinho! Até aquele cafezinho quentinho da padaria tem que ser levado em consideração na hora de fazer as contas. Dessa maneira, você consegue ver com mais clareza o que está atrapalhando suas economias e que precisa ser cortado. 
  • Aposte em planilhas, aplicativos ou até mesmo na clássica caderneta. Hoje em dia, com a tecnologia avançando, há cada vez mais aplicativos e ferramentas que te auxiliam no controle de suas contas. 

    Mas preferir anotar a mão todos os gatos,  um caderninho e uma calculadora também são bastante eficazes. O importante é anotar e ficar ciente de todos os seus gastos para saber onde você pode melhorar. 

  • Tenha uma motivação. Para te ajudar a guardar mais dinheiro, que tal ter em mente uma meta e/ou um objetivo? Pode ser uma quantia específica que você quer guardar, algo que você quer comprar e que tem um valor mais elevado, uma viagem ou um curso. Isso pode motivar mais a economizar. 
  • Foque em suas dívidas, caso elas existam. Antes de pensar em adquirir algo novo, uma boa ideia é focar em pagar dívidas que acumulam juros e só te atrapalham. Tente negociar com bancos, lojas e operadoras de cartão e fique livre para investir em seus objetivos.
  • Invista seu dinheiro. Seja na poupança, em um consórcio, na bolsa de valores ou outro tipo de investimento, tente fazer seu dinheiro render para ter um poder de compra maior.  

Desenvolva sua educação financeira com o Consórcio Magalu

Agora que você já aprendeu a importância de ter uma organização e educação financeira, o Consórcio Magalu pode te ajudar ainda mais a guardar dinheiro.

Através de nossos planos de consórcio é possível investir seu dinheiro de maneira econômica e segura para realizar seus sonhos. 

Não é à toa que os consórcios são conhecidos como “poupança forçada”, já que a partir deles você, mensalmente, separa uma parte de sua renda com destinação à aquisição de algum bem ou serviço que irá trazer melhorias para sua vida.

Com o Consórcio Magalu você pode realizar diversos de seus sonhos, entre eles:

  • comprar um imóvel ou reformar sua casa própria;
  • ter um carro novo na garagem;
  • fazer aquela viagem dos sonhos;
  • começar a faculdade ou a pós-graduação;
  • fazer um intercâmbio;
  • empreender em seu negócio;
  • comprar caminhões e máquinas agrícolas;
  • E muito mais!

Está esperando o que para investir na compra compartilhada que vai mudar sua vida e te ajudar a conquistar seus objetivos?

Conheça todos os nossos planos de consórcios e faça uma simulação para saber qual vai mais te ajudar a mudar de vida!  Aproveite para baixar o app do Consórcio Magalu, disponível na Google Play ou na App Store!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Simule Agora

EM DESTAQUE

Formas de pagamento

Baixe nosso app

Onde Estamos
Uma empresa do grupo
Luiza Administradora de Consórcios Ltda: - CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
Chat Chat