Fale Conosco
Dicas de planejamento financeiro para o Ano todo

Dicas de planejamento financeiro para o Ano todo

Postado em: 15/01/2021  

Ter controle de suas finanças é um desafio para milhares de brasileiros. Porém, mesmo que você esteja no vermelho é preciso se organizar para alcançar certa estabilidade com o seu dinheiro. Seguir algumas dicas de planejamento financeiro pode fazer uma grande diferença no seu ano e também na sua vida.

Pensando nisso, o Consórcio Magalu preparou para você este artigo trazendo dicas de planejamento financeiro para você organizar seus gastos, ganhos e começar a projetar seu futuro de acordo com as metas e objetivos que deseja conquistar.

E claro, o seu sonho não pode ficar de fora dessa. Confira!

Afinal, o que é planejamento financeiro?

Apesar de ser o mundo ideal, nem todos conseguem manter um equilíbrio financeiro, juntar dinheiro, possuir algum tipo de investimento ou ter o mais importante para evitar sufocos que é contar com uma reserva emergencial. Caso esteja nessa situação, não se preocupe, é agora que entra o planejamento financeiro.

Trata-se de métodos para se organizar financeiramente no qual você adapta as técnicas que mais funcionam para você para conseguir seguir seu plano até o fim. Dessa forma, é mais fácil adquirir a capacidade de ter o controle sobre suas finanças, traçar seus objetivos e o que deve ser feito para alcançá-los.

Vale ressaltar que não existe planejamento certo ou errado, além disso, o que pode funcionar para você, por exemplo, pode não ser eficaz para outra pessoa. Por isso, antes de seguir as dicas de planejamento financeiro é preciso também se conhecer, entender seus limites e não se propor a fazer de uma vez só coisas que você tem dificuldade para acompanhar.

Lembrando que o planejamento financeiro é um guia para te ajudar a tomar decisões melhores, a criar controle sobre sua renda e a conseguir estabilidade. Portanto, independente se está apertado e com dívidas ou se está gastando mais do que ganha, o importante é começar a se reeducar para não cometer os mesmos erros.

Dicas de planejamento financeiro

Apesar de já estarmos na metade de janeiro, é necessário adotar alguns costumes na sua projeção para os próximos meses. Com isso em mente, você conseguirá otimizar o seu ano e terá um 2021 mais tranquilo e preparado para realizar seus sonhos. A seguir acompanhe algumas dicas de planejamento financeiro:

Tenha controle dos seus gastos

O primeiro passo para uma vida financeira saudável é a gestão do seu dinheiro, mas como fazer isso? Vamos combinar que é muito fácil esquecer dos gastos diários, imagine então a dificuldade para lembrar de todos os custos semanais, mensais e anuais… Fazer isso de cabeça é quase uma missão impossível, por isso sempre anote tudo!

Seja em uma planilha ou em aplicativos como o Money Manager Expense & Budget, fazer o registro da sua receita e das suas despesas é essencial para sua organização.

Ao separar por categorias seus gastos e deixando salvo com o que exatamente você usou seu dinheiro, se torna mais visível prever os gastos fixos e a descartar os que podem ser evitados.

Além disso, registre os dados fixos dos próximos meses, como aluguel, conta de internet, planos contratados, mensalidade escolar e outros gastos fixos que não variam sem aviso prévio. Ao fazer essas previsões das suas despesas ao longo do ano fica mais fácil direcionar o restante da sua grana para outras atividades.

Adote o consumo consciente  

Sabia que existem muitas formas de consumir conscientemente? Não iremos entrar em detalhes sobre elas, mas no geral o consumo consciente significa adotar hábitos mais responsivos e menos imprudentes em relação a sua maneira de consumir produtos e serviços. 

Desde a sua alimentação até a sua locomoção, é possível eliminar práticas que prejudicam o seu bolso e claro, o planeta. Sendo assim, o mais importante é tentar consumir apenas o necessário e questionar seus gastos. Dessa forma, você economiza dinheiro para ter mais facilidade nas conquistas que almeja. 

Dica: Estipule um limite de despesas com cada categoria de custos, estabelecendo os necessários e evitando os supérfluos. 

Uma das dicas de planejamento financeiro mais valiosas e que não podem ser deixadas de lado é o alerta com o cartão de crédito. Logo, sempre priorize realizar compras à vista, pois além de você ter mais poder de negociação, você também não fica se iludindo com a falsa sensação que o cartão promove de que você tem um dinheiro sobrando.  

Foco no seu futuro

Caso esteja com o nome sujo ou endividado, o foco antes de economizar dinheiro deve ser em quitar essas pendências. Trace caminhos para conseguir fazer isso de maneira efetiva e mais rápida, após isso você conseguirá direcionar seu foco para os seus objetivos e até mesmo para aqueles sonhos que estão engavetados.  

Nunca é tarde para aprender, então, que tal se comprometer a estudar mais sobre educação financeira? O mesmo vale para os pequenos, se uma criança ou adolescente começa desde cedo a aprender sobre finanças, mas isso impactará positivamente no seu futuro. 

Sabe aqueles investimentos que fazem total diferença a longo prazo? Está na hora de começar a se aproximar deles também! Mas não se preocupe, nós podemos te dar uma mãozinha nessa jornada. E sabe o melhor? O Consórcio Magalu #ÉPRATUDO, ou seja, independente do seu sonho, podemos te ajudar a realizá-lo.

A realização de um sonho pode garantir muita estabilidade e sucesso para o seu futuro. Por exemplo, a compra de um imóvel ou de um veículo significa a conquista de um patrimônio. Portanto, essas dicas de planejamento financeiro te auxiliaram a evitar que seus sonhos não sejam adiados.

O consórcio é uma modalidade de compra planejada e econômica para adquirir bens e serviços sem pagar juros. Aqui no Consórcio Magalu você pode escolher pelo valor do crédito o que mais se adapta ao seu bolso e necessidade. Baixe nosso App disponível no Google Play e App Store para simular qual plano do Consórcio Magalu é ideal para suas conquistas do futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

    1. OLá Tiago, tudo bem?
      Nossa que legal!!! Ficamos orgulhosos que veio parar aqui na nossa página, fique atento.. Sempre temos novidades!
      Olha, se tiver alguma sugestão de conteúdo, pode deixar aqui nos comentários viu..
      Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco.
      Será sempre uma honra atendê-lo. =)

  1. Já estou no meu segundo consórcio da Magalu. Um de Eletros Eletrônicos de 36 mêses já terminou. Agora fiz outro que pago há quase um ano para comprar um imóvel. Espero ser contemplado logo, igual ao outro.

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas