7 dicas para economizar combustível

7 dicas para economizar combustível

Postado em: 09/11/2021  

Tentar economizar combustível se tornou uma das tarefas mais cobiçadas ultimamente por donos de veículos. Isso porque os preços da gasolina e outros combustíveis têm tido uma alta que assusta quem precisa sempre abastecer.

Com a economia atual, a gasolina está ficando cada vez mais cara e os proprietários de carros estão buscando soluções para não gastar tanto dinheiro assim e ainda economizar gasolina. 

Neste artigo, vamos sugerir 7 dicas para você economizar combustível e assim, ajudar a evitar outros problemas no carro que podem pesar no bolso. Aperte os cintos!

Economizar combustível é um exercício diário

Há algumas alternativas para economizar combustível que podem ajudar a reduzir os impactos com esse custo e ainda ajudam a preservar o veículo por mais tempo de uma maneira mais consciente.

Entretanto, não há fórmula secreta que de um dia para o outro faz com que você economize gasolina em uma quantidade muito grande. São hábitos e práticas que você realiza ao dirigir que garantem uma vida melhor ao seu carro e ainda te ajudam a economizar na quantidade de dinheiro gasta a longo prazo.

Com isso em mente, siga nossos 7 passos para economizar combustível e tenha um controle maior sobre seu orçamento!

1 - Nada de movimentos bruscos!

A maneira que você dirige influencia muito no gasto de combustível do seu veículo. Para gastar menos combustível, desse modo, é importante se reeducar e tentar ter a direção mais fluida possível.

Assim sendo, evite movimentos bruscos como acelerar e arrancar rapidamente com muito excesso, frear com muita força e fazer manobras como curvas fechadas com muita velocidade. 

Todas essas práticas atrapalham na hora de gastar menos combustível e ainda prejudicam a vida útil do seu veículo.

2 - Se possível, não encha o tanque

Sabemos que com o preço alto da gasolina muitas vezes vale mais a pena encher o tanque do carro para economizar combustível.

No entanto, caso seja possível e fique mais em conta, evite essa prática pois ao encher o tanque você deixa seu veículo mais pesado e quanto mais peso, mais combustível está sendo gasto.

3 - Economizar no freio

Além de evitar freadas bruscas, economizar no freio pode ser uma boa prática para economizar gasolina. Isso porque ao frear você exige mais do seu carro e assim, exige mais combustível.

Tente desacelerar antes de parar ao invés de já colocar o pé no freio por instinto. Seu veículo e seu bolso agradecem!

4 - Tire os pesos desnecessários do carro

Na mesma lógica de encher o tanque do carro, o peso dentro do veículo influencia na quantidade de combustível gasta.

Por isso, é importante tirar do carro objetos que o deixam mais pesado como caixas, ferramentas, malas e outras coisas que ficam esquecidas no banco de trás ou no porta-malas.

5 - Aposte na manutenção preventiva com frequência

Fazer manutenção e revisão do carro é uma dica que todo mundo deve seguir. Antecipar problemas é a melhor maneira de lidar com eles e te ajuda a economizar em vários sentidos.

Para gastar menos gasolina, o importante é ficar de olho em peças como velas, filtros, bateria, cabos, entre outros. Além disso, tudo o que faz seu motor trabalhar mais, aumenta o consumo de combustível e pesa no bolso. 

6 - Evite fazer controle de embreagem

O controle de embreagem é uma prática que aumenta o consumo de gasolina. Se você quer economizar combustível, o ideal é evitar esse hábito quando não há necessidade.

7 - Use a marcha certa (sem banguela)

A prática de deixar o carro em ponto morto mesmo quando ele está em movimento é chamado de banguela. 

Ao utilizar a marcha errada, você faz com que seu carro continue gastando combustível e pior: num nível acima do normal. Por isso, evite fazer a banguela e busque sempre utilizar a marcha certa na hora de dirigir para economizar gasolina.

Que tal apostar num veículo novo para economizar combustível?

Ter um carro novo para chamar de seu pode ser uma alternativa boa para você que quer economizar combustível e ainda ter um bom veículo que atende suas necessidades

Há diversos modelos e marcas no mercado que investem na economia do combustível na hora de montar o veículo e por isso, você gasta menos gasolina na hora de dirigir.

O investimento em um carro novo pode ser feito através de um consórcio de carro. Aqui no Consórcio Magalu você escolhe seu modelo, marca, ano e até mesmo em quantas mensalidades você irá pagar pelo seu novo veículo.

Funciona da seguinte maneira: você entra em um grupo de consórcio, onde as pessoas têm o mesmo objetivo, o de comprar um carro. Então, você escolhe o plano de consórcio, a quantidade de parcelas e todo mês concorre em um sorteio pela carta de crédito do consórcio de carro.

Ao ser contemplado com a carta de crédito você escolhe o local da compra e depois só precisa voltar para casa com o seu carro! Tudo isso sem pagar juros e sem a necessidade de dar entrada.

Além disso, você ainda pode usar seu veículo usado como lance de oferta pela carta de crédito para ser contemplado ainda mais rápido.

Está esperando o quê? Faça uma simulação dos nossos planos de consórcio de carro e compre já o veículo econômico dos seus sonhos. No app do Consórcio Magalu disponível na Google Play ou na App Store, você encontra ainda mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Formas de pagamento

Baixe nosso app

Onde Estamos
Uma empresa do grupo
Luiza Administradora de Consórcios Ltda: - CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
Chat Chat