Fale Conosco
5 dicas para economizar nas festas de fim de ano

5 dicas para economizar nas festas de fim de ano

Postado em: 07/12/2022  

As festas de fim de ano estão logo aí, e embora seja uma época muito querida pelos brasileiros por ser um momento de reunir a família e os amigos para celebrar um novo ciclo que irá iniciar, também é preciso estar atento aos gastos que podem extrapolar um pouco nesse período.

Isso porque o clima de final de ano acaba gerando um estímulo nas pessoas que as fazem gastar mais do que deveriam com presentes ou na organização das festividades, e por consequência disso, aumentam consideravelmente as suas despesas de fim de ano.

Pensando nisso, preparamos cinco dicas de como economizar no fim de ano para que você aproveite ao máximo essas celebrações sem comprometer tanto o seu orçamento. Acompanhe a leitura.

Por que é importante fazer um planejamento financeiro para as festas de fim de ano?

Sem dúvidas, as festas de fim de ano representam um momento muito simbólico que carrega sentimentos de reflexão, união, aprendizados e expectativas de um Ano Novo próspero e repleto de conquistas.

Porém, essa montanha de emoções e sentimentos bons pode vir acompanhada de gastos impulsivos que podem gerar muitas dívidas, sem contar que, após essas despesas de fim de ano, janeiro já chega com vários impostos e contas para se pagar. Então, buscar formas de como economizar no fim de ano é muito importante.

Por isso, nessas horas, o planejamento financeiro é o seu grande aliado, pois ao organizar suas finanças e ter em mente o quanto do seu orçamento você realmente pode destinar para esses gastos, você consegue celebrar as suas festas de fim de ano com muito mais tranquilidade e consciência.

Confira 5 dicas de como economizar nas suas festas de fim de ano

Se você pensa que é muito difícil gastar pouco para fazer uma ótima ceia de Natal e réveillon, pode ficar tranquilo(a), pois separamos algumas dicas de como economizar no fim de ano e ter uma mesa farta. Veja a seguir.

Faça uma lista de convidados antes de preparar os pratos

Já que a ideia é economizar nas festas de fim de ano, uma ótima dica é começar fazendo uma lista para ter uma noção de quantas pessoas estarão presentes na sua ceia, afinal de contas, seria um grande desperdício se sobrasse comida a ponto de estragar depois, não é verdade?

Além disso, já que você estará oferecendo o seu lar para realizar essa comemoração, nada mais justo do que pedir para que os seus convidados colaborem trazendo algo para acrescentar ao menu. Dessa forma, todos contribuem e não pesa no bolso de ninguém.

Estabeleça um limite no seu orçamento para as festas de fim de ano

Quando você define um teto máximo para gastar no Natal e Ano Novo, você evita estourar seu limite de crédito e carregar parcelas para o início do ano que por si só já têm muitas contas específicas. Assim, você consegue criar prioridades para utilizar seu dinheiro de maneira mais inteligente.

Pesquise preços e compre com antecedência

Na hora de organizar suas festas de fim de ano, não deixe para última hora a compra dos presentes e outros itens que forem necessários. Fazendo isso antes, você terá mais tempo para encontrar melhores ofertas e conseguirá fugir da alta de preços que costuma acontecer mais próxima das datas comemorativas.

Além do mais, ao se antecipar para essas compras, você evita ter que andar por shoppings e lojas lotadas, com filas enormes que te fariam perder bastante tempo do seu dia com essa tarefa.

Conheça todos os segmentos de consórcio disponíveis para conquistar suas metas

Atente-se aos gastos por impulso

Será mesmo que você precisa comprar uma roupa nova para curtir as festas de fim de ano? Pode ser que seu guarda-roupa tenha peças que você quase não usou e que dariam ótimas combinações. 

Portanto, vale a pena refletir sobre essa questão, uma vez que essa atitude simples pode te fazer economizar bastante com as despesas de fim de ano.

Inove na cozinha e tente receitas diferentes

Tradicionalmente, as comidas de fim de ano costumam ser mais elaboradas e com ingredientes específicos, e com isso, os preços para preparar esses alimentos acabam sendo mais elevados, já que a demanda nessa época é grande.

Sendo assim, se a grana estiver mais curta, você pode substituí-los por outros pratos mais simples e que sejam tão saborosos quanto. Caso precise de ideias, você pode contar com os tutoriais e receitas disponíveis na internet e colocar suas habilidades de culinária em ação.

Gostou dessas dicas para economizar nas despesas de fim de ano? Para complementar essa ideia, acompanhe em seguida como a compra compartilhada pode ajudar a desenvolver seu equilíbrio financeiro.

Conheça como um consórcio pode te ajudar no planejamento das suas finanças e na conquista dos seus objetivos

Aproveitando que estamos falando em maneiras de economizar nas festas de fim de ano, você sabia que o consórcio é uma modalidade que estimula a sua disciplina em relação ao uso dos seus recursos financeiros?

O motivo para isso se dá porque essa modalidade de compra compartilhada funciona como uma espécie de “poupança forçada”, em outras palavras, ao se tornar um(a) consorciado(a), é necessário separar um pouquinho da sua renda mensalmente para pagar suas parcelas e poder participar das assembleias, onde terá a chance de ser contemplado(a).

Não só isso, mas além do consórcio te ajudar a ter um melhor controle financeiro, essa também é uma das alternativas mais acessíveis para adquirir bens e serviços diversos, já que nela você não tem cobrança de juros e nem de entrada para contratar um dos planos.

Concretize seus sonhos com economia através do Consórcio Magalu

Agora você tem motivos de sobra para tirar os seus sonhos da gaveta e ficar mais próximo(a) de realizá-los. O Consórcio Magalu é especialista quando se trata deste assunto e disponibiliza cartas de crédito dos mais variados segmentos.

Então, que tal começar o ano de 2023 com o pé direito e rumo à conquista dos seus maiores sonhos? Faça uma simulação dos planos e conheça o mundo de possibilidades que te aguardam. 

Também convidamos você para baixar o nosso aplicativo na Google Play ou na App Store para ficar por dentro das nossas novidades sobre consórcios, além de conhecer histórias reais de realização de clientes em nosso canal do Youtube.

Esperamos que essas as dicas para economizar nas festas de fim de ano e te possibilitem começar o ano de 2023 com o orçamento mais estável. Acesse o nosso blog para aprender mais sobre este e outros temas.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas