Fale Conosco
Dia mundial do Meio Ambiente: entenda o que é energia solar

Dia mundial do Meio Ambiente: entenda o que é energia solar

Postado em: 05/06/2023  

Você sabe o que é energia solar? O dia mundial do Meio Ambiente se aproxima, e com a chegada dele, surge um convite para se repensar em como nossas ações do dia a dia afetam o planeta. Com esse assunto em foco, torna-se muito importante compreender isso.

Utilizando termos simples, a energia solar é uma energia produzida pelo sol e é captada por meio de um equipamento chamado de placa solar. Essa placa transforma a energia solar absorvida em eletricidade, podendo assim abastecer residências, empresas e até mesmo cidades.

Com base nessas informações, nosso objetivo com este conteúdo é aprofundar um pouco mais sobre a energia solar e também te mostrar como você pode se beneficiar ao utilizar essa fonte de energia renovável e ainda contribuir com a natureza. Boa leitura!

O que é energia solar?

Como o próprio nome diz, a energia solar é a energia que vem do sol e que pode ser convertida em energia elétrica utilizando-se a placa solar. Diferentemente das fontes de energia que agridem a Terra, como as de carvão e petróleo, a energia solar se destaca por ser uma aliada do planeta, já que não emite nenhum poluente na atmosfera.

Outro ponto importante a ser observado é que, além do uso dos combustíveis fósseis serem ruins para o meio ambiente, eles também não são fontes renováveis, ou seja, além de resultarem na degradação da nossa biodiversidade, esses recursos se esgotarão um dia, o que pode trazer implicações econômicas e sociais.

Por outro lado, a energia solar é limpa, sustentável e infinita, já que ela vem do nosso sol. Esses já são motivos suficientes para pensar em migrar para a energia solar, uma vez que essa escolha também traz maior segurança, já que com a adoção dela, o país se torna mais autossuficiente e não precisa mais depender de fontes esgotáveis.

Como funciona uma placa solar?

Outra dúvida frequente sobre esse tema é quanto ao funcionamento das placas solares. Embora possa parecer complicado, não se preocupe, pois vamos te explicar com palavras simples.

Uma placa solar, que também pode ser conhecida como painel solar ou placa fotovoltaica, capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica. Esse processo acontece graças a pequenas células presentes na placa solar, chamadas de células fotovoltaicas.

Assim, quando os raios solares entram em contato com essas células fotovoltaicas, elas fazem com que os elétrons comecem a se mover, criando assim um fluxo de eletricidade de corrente contínua.

Por fim, para que essa eletricidade gerada possa ser usada nas casas e/ou empresas, é necessário usar um aparelho chamado de inversor, que irá converter a corrente contínua em corrente alternada, que é a eletricidade fornecida pela rede elétrica que estamos acostumados.

Invista em energia solar com o Consórcio Magalu

Conheça as vantagens de usar energia solar

Compreender o que é energia solar é apenas o primeiro passo de uma cadeia de impactos positivos que essa solução energética pode trazer. Pensando nisso, separamos abaixo os principais benefícios de utilizá-la. Confira:

  • O primeiro benefício notável de se aprofundar no assunto, é entender que ela é renovável e sustentável, isso significa que, enquanto o nosso sol existir, nós teremos acesso a uma fonte de energia limpa, segura e inesgotável;
  • Em especial ao dia mundial do Meio ambiente, o uso dessa energia contribui para a preservação da natureza, pois não emite os gases poluentes que provocam o efeito estufa;
  • Usar a energia do sol, permite que você economize bastante na conta de luz, e os resultados já são perceptíveis no primeiro mês de instalação do sistema de energia solar;
  • O equipamento de energia solar exige pouca manutenção, o que torna esse investimento ainda mais interessante, e somado a isso, sua vida útil pode chegar na casa dos 30 anos;
  • Por último, a aplicação e versatilidade da energia solar é outro ponto que chama a atenção. Ela pode ser usada para abastecer desde casas e empresas, até locais remotos que não possuem acesso à energia elétrica tradicional.

Muito proveitoso poder conhecer mais sobre os diversos benefícios presentes nesse sistema de energia limpa, não é mesmo? Nesse ponto, você pode estar se questionando sobre como investir nesse equipamento sem comprometer o orçamento. Para isso, acompanhe a seguir como um consórcio pode viabilizar essa aquisição.

Entenda como um consórcio pode te ajudar a instalar um sistema de energia solar

Depois de explicar sobre esse tipo de energia e evidenciar os diversos benefícios e impactos positivos dessa fonte de energia, é comum surgir o seguinte pensamento: não consigo poupar dinheiro para instalar um sistema da mesma.

Foi pensando em situações como a sua, que o consórcio foi criado. Essa modalidade é conhecida como uma das mais acessíveis do mercado para adquirir bens ou serviços de valor elevado, especialmente pelo fato de que esse serviço não cobra juros e nem pagamento de entrada.

Mas não é só isso, existem outros motivos que reforçam porque você deve contratar um consórcio para a compra do seu sistema de energia solar. Acompanhe:

  • Você tem autonomia para escolher o plano que melhor se adapte à sua realidade financeira, definindo qual será o prazo para pagamento e o valor da sua parcela, tudo sem burocracias e de maneira descomplicada;
  • Se você possui dificuldades em juntar dinheiro, o consórcio é uma ótima opção, pois ele auxilia com a sua disciplina financeira e também estabelece um compromisso mensal, que te ajuda a lembrar de separar um pouco da sua renda para concretizar seu objetivo;
  • Ao contrário dos empréstimos e financiamentos, o consórcio é isento de juros e de pagamento de entrada, o que te permite uma maior economia;
  • O consórcio te ajuda no seu planejamento financeiro, visto que ele tem mensalidades previsíveis, contribuindo para um orçamento mais organizado.

Invista em energia solar com o Consórcio Magalu

Agora que você já sabe muito sobre o assunto, que tal migrar para esta fonte de energia sustentável? Além de economizar bastante na conta de luz da sua casa ou empresa, você ainda contribui com o futuro do nosso planeta e das gerações futuras.

Portanto, faça agora mesmo uma simulação dos planos do consórcio de eletro e instale seu sistema de energia solar para usufruir de todos os benefícios. Se preferir fazer o processo pelo celular, basta baixar o nosso aplicativo pela Google Play ou App Store.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Fique por dentro de outros temas e novidades acessando o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas