Fale Conosco
O que é reajuste de crédito no consórcio e por que acontece?

O que é reajuste de crédito no consórcio e por que acontece?

Postado em: 14/08/2023  

Descubra o que é reajuste de crédito no consórcio e saiba porque essa medida é tão essencial nessa modalidade.

O reajuste de crédito é um processo natural e necessário em diversos tipos de transações financeiras, pois tem o objetivo de preservar o poder de compra dos consumidores, uma vez que o dinheiro tem o seu valor desatualizado com o tempo devido à inflação.

Se você está pensando em contratar um consórcio ou já faz parte de um grupo, mas ainda possui dúvidas sobre a correção de crédito, não precisa se preocupar, pois não é algo tão complicado de se entender.

Tendo isso em mente, vamos fornecer neste conteúdo informações acerca desse assunto para que você compreenda o que é reajuste de crédito no consórcio e por que ele acontece. Acompanhe a leitura.

O que é o reajuste de crédito no consórcio?

Essa correção de crédito no consórcio é uma medida que visa proteger o poder de compra de todos os consorciados de um grupo e garantir que eles consigam adquirir os bens ou serviços desejados futuramente. Esse reajuste é realizado se baseando em algum índice do mercado, conforme a categoria escolhida. 

Por exemplo: no caso de imóveis, é utilizado o índice INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), que mede a variação dos preços dos materiais, mão de obra e serviços relacionados à construção civil.

Para os demais segmentos do consórcio (eletro e móveis, veículos e serviços) é utilizado o índice IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal medidor de inflação no Brasil.

Por que existe reajuste de crédito no consórcio?

O reajuste de crédito no consórcio existe para assegurar que você e os outros participantes consigam comprar o bem ou serviço pretendido, independentemente de quanto tempo se passe, já que a inflação faz o nosso dinheiro perder o seu valor com o decorrer dos anos. Assim, sua carta de crédito sempre estará atualizada de acordo com o mercado.

Para facilitar o raciocínio, pense o seguinte: se atualmente com um determinado valor você consegue comprar um carro, no futuro esse mesmo valor será insuficiente, pois o preço desse automóvel já terá aumentado. 

Se o consórcio não tivesse correção nas parcelas, no momento da contemplação o crédito não seria mais suficiente para cobrir o custo do bem desejado. Isso afetaria principalmente as pessoas que fossem contempladas por último, já que teria se passado mais tempo nesse processo.

Como funciona o reajuste de crédito para pessoas contempladas e não contempladas no consórcio?

Se você é um cliente não contemplado, basta se lembrar dos raciocínios anteriores: você terá suas parcelas corrigidas em um prazo estabelecido no contrato da sua administradora, seguindo algum índice do mercado, conforme a categoria do bem escolhido. Isso serve para preservar o seu poder de compra.

Os consorciados já contemplados também têm as suas parcelas reajustadas da mesma forma. Isso acontece porque ainda existem outros integrantes no grupo que também precisam ter condições de adquirir seus bens. Lembre-se que isso é uma regra que vale para todos, para que ninguém saia prejudicado.

Por isso o reajuste de crédito é tão importante e necessário, pois ele permite que o consórcio continue seguindo o princípio da colaboração entre todos os participantes, possibilitando que todos tenham a oportunidade de realizar seus sonhos.

Quando ocorre a correção de crédito no Consórcio Magalu?

O reajuste de crédito no Consórcio Magalu acontece após a assembleia de setembro.  O valor do índice se dá através da média acumulada dos últimos 12 meses.

Em seus mais de 30 anos de atuação no mercado, o Consórcio Magalu tem como tradição ajudar os seus clientes a alcançarem os seus maiores sonhos. Por esse motivo, a correção de crédito é essencial para garantir que os consorciados não tenham problemas na hora da contemplação e aquisição de seus bens.

Reajuste de crédito e juros são a mesma coisa?

Não. O reajuste de crédito é uma prática presente em diversas operações de crédito como consórcios, financiamentos e outros, e tem o propósito de proteger o poder de compra dos clientes, diante do aumento dos preços dos bens, produtos e serviços.

Os juros são taxas aplicadas em cima de um determinado valor, por exemplo, uma dívida em atraso ou um empréstimo. Geralmente, os juros são vistos como uma penalização pelo não pagamento de um débito, a não ser nos casos em que foi feito um investimento e o investidor recebeu juros a seu favor referente a essa aplicação.

Reajuste de crédito: ainda vale a pena fazer um consórcio?

O consórcio continua sendo uma alternativa muito vantajosa para quem deseja se planejar para adquirir bens ou serviços de alto valor. Muitas pessoas acabam pensando que a correção de crédito é algo ruim, quando na realidade essa operação serve justamente para garantir que todos consigam realizar seus objetivos com um consórcio.

Cabe ressaltar que essa prática não é algo exclusivo dos consórcios. Os financiamentos também têm reajustes nas mensalidades, e, além disso, ainda possuem altas taxas de juros e exigem pagamento de entrada. Já no caso do consórcio, ele oferece a grande vantagem de não ter juros e nem entrada, e muitos outros benefícios, veja a seguir.

Vantagens de contar com um consórcio

  • Possibilidade de fazer uma compra planejada e mais consciente;
  • Autonomia para escolher o prazo e o valor das mensalidades, conforme fique melhor para o seu orçamento;
  • Tranquilidade de saber que você conseguirá adquirir o bem pretendido no futuro, já que haverá o reajuste de crédito para preservar o valor da sua carta;
  • Maior economia por não precisar se preocupar com juros e nem entrada, como os que existem nos financiamentos;
  • Ter a segurança de contratar um serviço que é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil.

Precisa de uma opção acessível para realizar seus sonhos? Conte com o Consórcio Magalu

Por meio das informações apresentadas neste artigo, buscamos explicar o que é reajuste de crédito, e também demonstrar a importância e o motivo dessa prática ser realizada em consórcios.

Agora que você já sabe que a correção de crédito é fundamental para o bom funcionamento de um consórcio, que tal fazer parte de um grupo e realizar os seus maiores objetivos sem apertar o seu bolso?

Com o Consórcio Magalu, você consegue concretizar as suas metas com muito mais economia e planejamento, tendo a liberdade e a flexibilidade para escolher o plano que melhor se adequa à sua situação financeira.

Assim sendo, conheça os planos e descubra agora mesmo todas as possibilidades de sonhos que você pode alcançar através dessa modalidade.

Adquira mais conhecimento sobre esse e outros assuntos em nosso blog e não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Mais correção ?
    Já estou pagando o valor em dobro ...e q no final nsi vale nem a metade do meu pequeno imóvel...pior consórcio que já fiz e vi até hoje!!!

    1. Olá, Maria! Tudo bem? Para maiores informações sobre reajuste e sobre o seu plano, entre em contato com o nosso atendimento pelos telefones: 0800 340 1214 ou (11) 3185-7300.

  2. Boa noite quando fiz a carta de crédito a pessoa que mim vendeu . não falou sobre reajuste anual então fui enganado..

    1. Olá, Isaías! Tudo bem? Para maiores informações sobre reajuste e sobre o seu plano, entre em contato com o nosso atendimento pelos telefones: 0800 340 1214 ou (11) 3185-7300.

  3. Muito interessante isso, o valor do meu veículo caiu bastante e esse péssimo consórcio Luíza ainda quer aumentar e reajustar o valor das parcelas, parece brincadeira

  4. Péssimo consórcio luiza os valores dos veículos caiu bastante , pra quem já foi contemplado prejuízo total , e ainda querem reajustar mais , não recomendo esse consórcio a ninguém

    1. Olá, Rodney! Tudo bem? Para maiores informações sobre reajuste e sobre o seu plano, entre em contato com o nosso atendimento pelos telefones: 0800 340 1214 ou (11) 3185-7300.

  5. REAJUSTE? COMO ASSIM AINDA NAO FUI CONTEMPLADO E AO FAZER O CONSORCIO NAO FUI INFORMADO DESSE REAJUSTE SERIA ASSIM BOM DIZER QUE FUI LESADO PELO VENDEDOR DO MAGALU. ISTO NAO E CORRETO ERA PRA TER INFORMADO

    1. Olá Gabriel, tudo bem? Para entendermos o ocorrido no seu atendimento, entre em contato com a nossa central de atendimento que um dos nossos especialistas irá te atender.

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas