Fale Conosco
Câmera fotográfica: 5 dicas para escolher a câmera ideal

Câmera fotográfica: 5 dicas para escolher a câmera ideal

Postado em: 08/09/2023  

Encontrar a câmera fotográfica certa para as suas necessidades está sendo um desafio? Acompanhe as nossas cinco dicas e acerte na escolha da sua.

A escolha da câmera fotográfica ideal pode ser um desafio para as pessoas que desejam entrar nesse universo artístico. Com tantos modelos, especificações e nomenclaturas existentes, é importante ficar bem informado antes de realizar essa aquisição.

Outro detalhe que pode ser uma barreira para quem vai comprar uma câmera é o preço. Dependendo do modelo, os valores podem ser bem altos e fora da realidade de muitos. A boa notícia é que com as nossas orientações, será mais fácil encontrar uma que caiba no seu bolso.

Câmera fotográfica, como escolher? Nosso objetivo com este artigo é responder essa pergunta através das cinco dicas que iremos te mostrar. Vamos explorar as principais características desse instrumento para te ajudar a escolher o modelo certo para as suas necessidades. Vamos lá?

1. Pense sobre o seu propósito com a câmera

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você pense a respeito do seu objetivo e o que pretende realizar com uma câmera fotográfica. Avalie se o seu interesse está em tirar fotos casuais, fazer vlogs de viagens ou até mesmo se pensa em atuar profissionalmente no ramo.

Ainda que você não consiga comprar a câmera que sempre quis, foque no que você pode fazer hoje para começar na área. Com o tempo, você irá evoluir, adquirir mais conhecimento e conseguirá juntar dinheiro para conquistar outros equipamentos e acessórios que irão deixar seu trabalho ainda mais profissional.

2. Analise os diferentes tipos de câmera

Existem variadas categorias de câmeras, cada uma com as suas especificações que irão atender a diferentes objetivos. Confira abaixo maiores detalhes sobre alguns modelos.

Câmera fotográfica DSLR

A câmera DSLR é amplamente popular no mercado e é conhecida por ser bem versátil e possuir uma ótima qualidade de imagem e de vídeo. Uma característica interessante presente nesse modelo é um sistema de espelhos internos que possibilita ver as imagens através do visor óptico.

Além disso, os modelos de câmera fotográfica DSLR permitem que você troque as lentes para obter diferentes efeitos, tornando-as uma das escolhas preferidas entre fotógrafos iniciantes e profissionais.

Câmera fotográfica Mirrorless

Diferentemente das câmeras DSLR, os modelos mirrorless não possuem esses espelhos, e por isso, a imagem é enviada diretamente para o sensor. As fotos e vídeos podem ser vistos por uma tela de LCD ou por um visor, dependendo do modelo.

A falta desses espelhos também faz com que essa câmera seja mais compacta e mais leve, mas nem por isso ela deixe de apresentar uma excelente qualidade, permitindo também a troca de lentes de acordo com o objetivo do fotógrafo.

Câmera fotográfica compacta

A câmera fotográfica compacta é ideal para quem não quer lidar com tantas funcionalidades quanto as que existem nos modelos citados anteriormente, e, ao mesmo tempo, deseja tirar fotos com mais qualidade do que as capturas feitas por um smartphone.

Esse modelo conta com lentes fixas, é bem mais simples de utilizar, sendo ideal para pessoas que querem fazer fotos e filmagens do dia a dia ou viagens, sem precisar entender funções mais complexas.

Câmera de ação

Por fim, as câmeras de ação, como o próprio nome sugere, são perfeitas para situações mais radicais e atividades em movimento. Elas foram projetadas para serem mais resistentes a impactos, situações extremas e algumas são à prova d’água.

Esse modelo é uma alternativa excelente para quem faz muitas viagens ou realiza atividades ao ar livre, e precisa de uma câmera de ótima qualidade, pequena, resistente e com controles simplificados.

3. Conheça características importantes da câmera fotográfica

Ao pesquisar por câmera fotográfica, certamente você já se deparou com diversas nomenclaturas que podem ter te deixado confuso. A seguir, iremos explicar de maneira descomplicada alguns desses termos.

Resolução

Basicamente, a resolução trata-se da quantidade de detalhes e informações contidas em uma imagem ou filmagem, e é medida pelos pixels presentes no arquivo. Portanto, quanto maior a sua resolução, maior será a qualidade apresentada.

ISO

A ISO é uma configuração que você pode diminuir ou aumentar para definir a quantidade de luz que entra no sensor da câmera. Em termos simples, um valor baixo de ISO funciona bem em ambientes com muita luz natural. Já uma ISO mais alta é ideal para capturar imagens em cenários com pouca iluminação.

Abertura

A abertura de uma câmera fotográfica controla o quão nítidos estarão os elementos de uma determinada imagem. Uma abertura maior possibilita dar mais nitidez ao objeto da foto e deixar o fundo desfocado. Uma abertura menor faz com que o fundo fique mais visível junto com os elementos da fotografia.

Velocidade do obturador

Já a velocidade do obturador determina justamente o tempo que o obturador da câmera fotográfica se abre e se fecha, e quanta luz ele deixa passar para o sensor durante esse processo.

Utilizar uma velocidade rápida no obturador é eficaz para capturar imagens em movimento sem que elas fiquem com aquele borrão. Por outro lado, a velocidade lenta serve para deixar entrar mais luz na lente, ajudando a obter melhores resultados em cenas escuras.

FPS

Por último, o FPS (frames per second) ou quadros por segundo, é a taxa na qual uma câmera consegue tirar várias fotos por segundo e causar a sensação de movimento que conhecemos como um vídeo. Os valores mais usados para gravações do dia a dia são 24 e 30 FPS. Para gravar em câmera lenta, utilize valores de 60 a 240 FPS.

4. Escolha marcas conhecidas ao comprar sua câmera fotográfica

Quando for comprar a sua câmera, opte por marcas conhecidas no mercado, pois assim, você se tranquiliza sabendo que está adquirindo um produto de boa procedência, feito com material de ótima qualidade e sabe que terá um suporte adequado caso precise.

Além disso, é sempre mais fácil encontrar lentes, baterias e outros acessórios compatíveis com o seu equipamento, e caso precise vendê-la futuramente, você não encontrará muitas dificuldades.

Mulher verificando fotografia em câmera

5. Teste a câmera antes de comprá-la

Finalmente, ao encontrar uma máquina que tenha gostado, realize testes antes de adquiri-la para ver como é a usabilidade do equipamento e se gosta da fotografia, imagem, usabilidade e afins. Esse teste é essencial para você descobrir se o conforto e as funcionalidades da câmera realmente te agradam.

Lembre-se que esse é um produto no qual você investirá um valor expressivo, e por isso, é muito importante que cada detalhe da câmera atenda às suas expectativas. Tendo isso em mente, não economize tempo testando cada uma das características que mencionamos ao longo deste conteúdo.

Adquira sua câmera fotográfica sem pesar o seu bolso

Trouxemos neste conteúdo cinco dicas interessantes para te ajudar a escolher uma câmera fotográfica que seja compatível com os seus objetivos e necessidades. Porém, neste ponto, você pode estar se perguntando: como comprar esse tipo de equipamento de forma acessível?

Para conquistar sua máquina pagando parcelas suaves, você pode contar com o consórcio de eletro do Consórcio Magalu. Essa modalidade permite que você se planeje financeiramente e adquira seus equipamentos de fotografia e filmagem com valores que cabem no seu orçamento.

Sendo assim, aproveite as dicas que apresentamos e encontre a câmera ideal para os seus projetos. Conheça os planos do consórcio de eletro do Magalu e faça a aquisição da sua de maneira facilitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas