Conheça dicas valiosas de como usar as redes sociais para trazer mais sucesso para a sua loja física.
O mundo está se tornando cada dia mais digital. Se você tem uma loja física e ainda não expôs os seus produtos nas redes sociais, você pode estar perdendo muito dinheiro e excelentes oportunidades de divulgar o seu negócio.
Pensando nessa situação, criamos este conteúdo para te explicar como atrair clientes para a sua loja física por meio de estratégias e ferramentas que os meios digitais oferecem. Continue a leitura e impulsione as suas vendas.
Atualmente, é bastante comum que as pessoas estejam nas redes sociais compartilhando as suas experiências de vida e opiniões sobre os mais diferentes assuntos. Tendo isso em mente, quando a sua marca está presente nesse mesmo ambiente, é como se ela fosse exposta em uma grande vitrine, onde milhões de pessoas passam a todo instante.
Por esse motivo, as redes sociais são uma ferramenta muito poderosa para promover o seu empreendimento. Utilizando esse mecanismo, você consegue alcançar potenciais clientes que talvez nem sabiam da existência da sua loja física. Além disso, essa ação ajuda a sua marca a ganhar cada dia mais reconhecimento e espaço no mercado.
Por meio das redes sociais, é possível criar estratégias para atrair a atenção de um público específico para o seu negócio. Ou seja, você consegue direcionar fotos, vídeos e outros conteúdos relevantes dos seus produtos para aqueles que têm maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis da sua marca.
Outra tática muito eficaz é anunciar promoções nas redes sociais exclusivas para quem comprar na loja física. Desse modo, você consegue criar uma ponte e atrair cada vez mais clientes, tanto para o ambiente online quanto para o presencial.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de ter seu negócio nas redes sociais, preparamos dicas de como aplicar essas estratégias no dia a dia do seu negócio. Acompanhe.
Primeiramente, uma das etapas fundamentais para o sucesso do seu negócio é descobrir qual é o perfil dos seus clientes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas para coletar informações cruciais do seu público, verificando como a sua concorrência está atuando, checando palavras-chave relacionadas ao seu tipo de negócio, etc.
Ao reunir essas informações, você saberá a faixa etária dos seus potenciais clientes, o gênero, a melhor forma de se comunicar com eles, entre outras estratégias que te permitirá se conectar melhor com esse público.
Cada rede social possui uma dinâmica diferente e atrai determinado tipo de público. Algumas pessoas podem gostar mais de fotos, outras de vídeos mais longos e explicativos, ou então, vídeos curtos e diretos ao ponto.
Descubra qual o perfil dos seus clientes considerando essas informações e concentre os seus esforços nas plataformas certas.
Manter a consistência nas redes sociais é indispensável para a sua marca. Defina dias e horários certos para as publicações e tente não perder esse ritmo de postagens. Assim, quando um cliente entrar na sua página, ele verá que ela está ativa e isso passará mais credibilidade.
Assim como a constância, a qualidade dos conteúdos do seu negócio devem ser impecáveis. Aposte em fotos, áudios e vídeos de ótima qualidade e que tenham a capacidade de cativar e conquistar o interesse do seu público.
Promova ofertas exclusivas e limitadas para criar o gatilho de escassez e atrair mais clientes para a sua loja física. Cupons de desconto também são ótimos para engajar com o seu público-alvo. Lembre-se: as suas redes sociais devem atuar como uma extensão do seu espaço físico e trabalharem em conjunto.
Fique de olho nas postagens da sua página para não perder os comentários dos seus clientes. Respondê-los rapidamente é uma excelente forma de demonstrar atenção e profissionalismo.
Aproveite e compartilhe regularmente novidades e atualizações que estiverem acontecendo em sua loja física, pois isso contribui para o fortalecimento da confiança e do relacionamento com os seus clientes.
As redes sociais contam com opções de anúncios pagos que você pode utilizar para ampliar significativamente o alcance das suas publicações. Com essa ferramenta, você consegue modificar os parâmetros e direcionar os conteúdos para públicos específicos que deseja alcançar.
Ações humanizadas também são ótimas para se conectar emocionalmente com os seus clientes. Isso pode ser feito compartilhando o que acontece por trás das câmeras durante o horário de trabalho e em meio a outras atividades da empresa.
Estimule o seu público a interagir com a sua marca. Use as ferramentas das redes sociais para criar caixinhas de perguntas, responda curiosidades, faça enquetes e responda a todos os comentários que chegarem. Esse tipo de interação é muito valiosa e traz mais visibilidade para a sua marca.
Instigue seus clientes com anúncios de eventos, ofertas, lançamentos e novidades dos seus produtos. Estratégias como teasers, trailers e contagens regressivas criam muita expectativa e são ótimas para atrair novos potenciais clientes.
O CTA, ou chamada para ação, em português, é uma orientação clara para o seu cliente sobre o próximo passo a ser tomado, por exemplo: saiba como investir na sua empresa, ou, neste link você confere o passo a passo para comprar o produto X.
O importante é que essa orientação seja simples e direta para que o seu público não fique confuso e sem saber como agir.
Por fim, não se esqueça de compartilhar os depoimentos de antigos clientes e incentive os novos a deixarem comentários em sua página. Dessa forma, os próprios consumidores irão ajudar na construção da credibilidade e confiança da sua marca, incentivando outras pessoas a adquirir seus produtos.
Para complementar as orientações anteriores, trouxemos dicas bônus que você pode implementar em seu empreendimento. Anota aí:
Considerando as informações apresentadas neste artigo, fica evidente que o impacto das redes sociais para os resultados de uma loja física são bastante significativos. Atualmente, estar nas redes deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade para empreendedores que desejam prosperar em um mundo cada vez mais digital.
Invista na sua empresa e marque presença no ambiente online. Realize uma simulação dos planos do consórcio de serviços do Consórcio Magalu e conheça as vantagens.