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Como atrair clientes para sua loja física usando as redes sociais

Como atrair clientes para sua loja física usando as redes sociais

Postado em: 13/12/2023  

Conheça dicas valiosas de como usar as redes sociais para trazer mais sucesso para a sua loja física.

O mundo está se tornando cada dia mais digital. Se você tem uma loja física e ainda não expôs os seus produtos nas redes sociais, você pode estar perdendo muito dinheiro e excelentes oportunidades de divulgar o seu negócio.

Pensando nessa situação, criamos este conteúdo para te explicar como atrair clientes para a sua loja física por meio de estratégias e ferramentas que os meios digitais oferecem. Continue a leitura e impulsione as suas vendas.

Entenda porque é importante estar nas redes sociais

Atualmente, é bastante comum que as pessoas estejam nas redes sociais compartilhando as suas experiências de vida e opiniões sobre os mais diferentes assuntos. Tendo isso em mente, quando a sua marca está presente nesse mesmo ambiente, é como se ela fosse exposta em uma grande vitrine, onde milhões de pessoas passam a todo instante.

Por esse motivo, as redes sociais são uma ferramenta muito poderosa para promover o seu empreendimento. Utilizando esse mecanismo, você consegue alcançar potenciais clientes que talvez nem sabiam da existência da sua loja física. Além disso, essa ação ajuda a sua marca a ganhar cada dia mais reconhecimento e espaço no mercado.

As redes sociais podem ajudar a sua loja física a vender mais

Por meio das redes sociais, é possível criar estratégias para atrair a atenção de um público específico para o seu negócio. Ou seja, você consegue direcionar fotos, vídeos e outros conteúdos relevantes dos seus produtos para aqueles que têm maior probabilidade de se tornarem clientes fiéis da sua marca.

Outra tática muito eficaz é anunciar promoções nas redes sociais exclusivas para quem comprar na loja física. Desse modo, você consegue criar uma ponte e atrair cada vez mais clientes, tanto para o ambiente online quanto para o presencial.

Confira dicas de como se organizar e usar as redes sociais para divulgar e promover o seu negócio

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de ter seu negócio nas redes sociais, preparamos dicas de como aplicar essas estratégias no dia a dia do seu negócio. Acompanhe.

Conheça o perfil do seu cliente (público-alvo)

Primeiramente, uma das etapas fundamentais para o sucesso do seu negócio é descobrir qual é o perfil dos seus clientes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas para coletar informações cruciais do seu público, verificando como a sua concorrência está atuando, checando palavras-chave relacionadas ao seu tipo de negócio, etc.

Ao reunir essas informações, você saberá a faixa etária dos seus potenciais clientes, o gênero, a melhor forma de se comunicar com eles, entre outras estratégias que te permitirá se conectar melhor com esse público.

Defina os canais de comunicação

Cada rede social possui uma dinâmica diferente e atrai determinado tipo de público. Algumas pessoas podem gostar mais de fotos, outras de vídeos mais longos e explicativos, ou então, vídeos curtos e diretos ao ponto. 

Descubra qual o perfil dos seus clientes considerando essas informações e concentre os seus esforços nas plataformas certas.

Estabeleça um calendário de postagem

Manter a consistência nas redes sociais é indispensável para a sua marca. Defina dias e horários certos para as publicações e tente não perder esse ritmo de postagens. Assim, quando um cliente entrar na sua página, ele verá que ela está ativa e isso passará mais credibilidade.

Crie conteúdo atrativo

Assim como a constância, a qualidade dos conteúdos do seu negócio devem ser impecáveis. Aposte em fotos, áudios e vídeos de ótima qualidade e que tenham a capacidade de cativar e conquistar o interesse do seu público.

Realize ações promocionais em sua loja física

Promova ofertas exclusivas e limitadas para criar o gatilho de escassez e atrair mais clientes para a sua loja física. Cupons de desconto também são ótimos para engajar com o seu público-alvo. Lembre-se: as suas redes sociais devem atuar como uma extensão do seu espaço físico e trabalharem em conjunto.

Mantenha o perfil ativo

Fique de olho nas postagens da sua página para não perder os comentários dos seus clientes. Respondê-los rapidamente é uma excelente forma de demonstrar atenção e profissionalismo. 

Aproveite e compartilhe regularmente novidades e atualizações que estiverem acontecendo em sua loja física, pois isso contribui para o fortalecimento da confiança e do relacionamento com os seus clientes.

Invista em marketing digital (ads)

As redes sociais contam com opções de anúncios pagos que você pode utilizar para ampliar significativamente o alcance das suas publicações. Com essa ferramenta, você consegue modificar os parâmetros e direcionar os conteúdos para públicos específicos que deseja alcançar.

Divulgue bastidores

Ações humanizadas também são ótimas para se conectar emocionalmente com os seus clientes. Isso pode ser feito compartilhando o que acontece por trás das câmeras durante o horário de trabalho e em meio a outras atividades da empresa. 

Promova interações

Estimule o seu público a interagir com a sua marca. Use as ferramentas das redes sociais para criar caixinhas de perguntas, responda curiosidades, faça enquetes e responda a todos os comentários que chegarem. Esse tipo de interação é muito valiosa e traz mais visibilidade para a sua marca.

Anuncie eventos e novidades

Instigue seus clientes com anúncios de eventos, ofertas, lançamentos e novidades dos seus produtos. Estratégias como teasers, trailers e contagens regressivas criam muita expectativa e são ótimas para atrair novos potenciais clientes.

Inclua CTAs 

O CTA, ou chamada para ação, em português, é uma orientação clara para o seu cliente sobre o próximo passo a ser tomado, por exemplo: saiba como investir na sua empresa, ou, neste link você confere o passo a passo para comprar o produto X. 

O importante é que essa orientação seja simples e direta para que o seu público não fique confuso e sem saber como agir.

Compartilhe depoimentos/feedbacks e avaliações

Por fim, não se esqueça de compartilhar os depoimentos de antigos clientes e incentive os novos a deixarem comentários em sua página. Dessa forma, os próprios consumidores irão ajudar na construção da credibilidade e confiança da sua marca, incentivando outras pessoas a adquirir seus produtos.

loja fisica: uma mulher sorrindo com três sacolas nas mãos.

Dicas bônus: veja práticas úteis para aplicar na sua loja física

Para complementar as orientações anteriores, trouxemos dicas bônus que você pode implementar em seu empreendimento. Anota aí:

  • Considere a criação de um programa de fidelidade para recompensar os clientes mais frequentes e estimular a fidelização de novos;
  • Organize e destaque os produtos da sua vitrine de forma criativa para chamar a atenção dos seus consumidores;
  • Promova eventos em sua loja física e aproveite para compartilhar esses conteúdos nas redes sociais para engajar com seu público online;
  • Invista em embalagens personalizadas para seus produtos, pois isso ajuda a passar uma imagem mais profissional da sua marca;
  • Mantenha a equipe de funcionários engajada, motivada e bem preparada para atender aos clientes com carinho, respeito e atenção;
  • Tenha um bom controle de estoque para evitar que faltem produtos, pois essa situação pode prejudicar a reputação da sua loja física;
  • Crie parcerias com empresas locais. Isso ajuda a estabelecer uma rede de apoio entre as lojas;
  • Estude implementar programas de indicação para que os clientes tragam novas pessoas para conhecer a sua loja.

Impulsione o crescimento da sua loja física

Considerando as informações apresentadas neste artigo, fica evidente que o impacto das redes sociais para os resultados de uma loja física são bastante significativos. Atualmente, estar nas redes deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade para empreendedores que desejam prosperar em um mundo cada vez mais digital.

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