Fale Conosco
Casa Inteligente, você sabe do que ela é capaz?

Casa Inteligente, você sabe do que ela é capaz?

Postado em: 26/02/2020  

Entenda como funciona uma casa inteligente e transforme o seu lar em um ambiente automatizado.

Você sabe o que é uma casa inteligente? Também conhecida como Smart Home, esse conceito é utilizado para denominar residências que possuem dispositivos eletrônicos tecnológicos, capazes de automatizar diversas tarefas do dia a dia, facilitando a vida dos moradores.

Para se ter ideia da força dessa tendência, uma pesquisa feita pela Fortune Business Insights, prevê um crescimento de 91,06% no mercado de Smart Homes no Brasil até o ano de 2026.

Ficou curioso(a) para descobrir do que uma casa inteligente é capaz? Então, continue a leitura deste artigo. Iremos explorar as vantagens desse tipo de residência e trazer alguns exemplos de dispositivos inteligentes.

O que é uma casa inteligente?

A casa inteligente é um termo dado a uma residência que executa tarefas automatizadas por meio do uso da tecnologia. A título de exemplo, estamos falando de você poder acender as luzes sem estar próximo dos interruptores, ou ligar eletrodomésticos à distância. Bem prático, não é mesmo?

Poder usufruir de todas essas facilidades deixa ainda mais evidente o quanto a tecnologia é útil na vida das pessoas. Em meio às tarefas e responsabilidades do dia a dia, nem sempre há tempo suficiente para se fazer tudo o que é necessário e importante.

Por isso, ter a opção de automatizar diversos afazeres possibilita ter mais tempo para dedicar a outras coisas, passar mais momentos com a família e ter muito mais qualidade de vida.

Como funciona uma casa inteligente?

Basicamente, a casa inteligente funciona através do uso de dispositivos eletrônicos conectados à rede de internet Wi-Fi ou pelo bluetooth. Usando um aplicativo disponibilizado para smartphones, é possível controlar esses aparelhos à distância e programar funções.

Imagine que você saiu atrasado(a) para o trabalho e ficou em dúvida se esqueceu de apagar as luzes. Com o uso de dispositivos inteligentes, esse tipo de preocupação deixa de existir. Bastam alguns toques na tela do seu celular e você consegue conferir a iluminação da sua residência.

Não apenas isso, são inúmeras as possibilidades que os aparelhos inteligentes oferecem: você consegue programar o ar-condicionado para ligar minutos antes de você chegar em casa, sua cafeteira pode começar a preparar um café fresquinho após o seu banho, sua câmera de segurança te envia notificações de atividades suspeitas, e muito mais.

Quais são as vantagens de ter uma casa inteligente?

Neste ponto, você já conhece bem o conceito de uma Smart Home e suas funcionalidades. Iremos apresentar agora as vantagens de viver em uma casa inteligente e mostrar como elas podem melhorar significativamente o seu cotidiano.

Segurança

A segurança é um ponto forte das Smart Homes. A instalação de uma fechadura inteligente, por exemplo, permite que o usuário cadastre as digitais apenas das pessoas que ele confia para destrancar a porta, evitando a entrada de indivíduos não autorizados. 

Também existe a opção de monitorar horários de abertura e fechamento da porta, entre outras funções.

Em um contexto geral, a capacidade de poder checar e controlar esses aparelhos, mesmo estando longe de casa, oferece aos moradores muito mais tranquilidade contra incidentes domésticos. Investir em um ambiente mais seguro para todos os membros da família nunca será uma decisão errada.

Economia

A casa inteligente também se destaca em termos de economia financeira. A automação dos dispositivos residenciais permite um uso mais eficiente dos recursos, o que contribui para a redução das despesas e menor desperdício.

Esqueceu algum aparelho ligado ou precisa descobrir qual deles está consumindo mais energia no mês? Os proprietários podem fazer todas essas verificações com comodidade pelo smartphone e realizar ajustes conforme necessário.

Conforto

Não há nada melhor do que estar no aconchego do próprio lar, não é mesmo? E no quesito conforto, a Smart Home não deixa nada a desejar. Com o sistema de automação, o morador pode controlar a iluminação, a temperatura e dispositivos eletrônicos, tudo com poucos toques no smartphone ou por comandos de voz pré-programados.

Toda essa praticidade permite criar um ambiente mais acolhedor e personalizado, de acordo com os gostos de cada perfil de pessoa, sendo algo ideal para quem tem o conforto como prioridade.

Conveniência

Sem dúvidas, uma das vantagens mais notáveis das casas inteligentes são as facilidades que elas proporcionam. É muito conveniente poder automatizar tarefas repetitivas do dia a dia para simplificar a rotina. 

Isso inclui ligar a TV em determinado horário, climatizar o ambiente, reproduzir música, entre muitas outras possibilidades.

Acessibilidade

Por fim, esses recursos inteligentes também são muito benéficos para pessoas com algum tipo de deficiência. 

Eles tornam o ambiente doméstico mais acessível às necessidades individuais, facilitando a execução das tarefas diárias e permitindo que todos possam ter mais autonomia em suas próprias casas.

O que é preciso para montar uma casa inteligente?

Smart Home: uma mulher de blusa de frio azul mexendo no tablet para controlar sua casa inteligente.

Se empolgou com a ideia de transformar o seu lar em uma casa inteligente? Então, confira abaixo alguns dos dispositivos eletrônicos que fazem parte desse processo de automatização residencial:

Interruptor inteligente: esse interruptor tecnológico dispensa a necessidade de se deslocar até ele para acender as luzes. Pode ser controlado por meio de um aplicativo de smartphone ou comandos de voz;

Lâmpadas: as lâmpadas de LED inteligentes também podem ser controladas via aplicativo, sendo possível ajustar a intensidade e a cor para criar diferentes ambientes;

Assistente virtual para casa inteligente: os assistentes virtuais são dispositivos controlados por comandos de voz. Eles podem se conectar a outros aparelhos e realizar diversas tarefas, como acender luzes, tocar música, falar a previsão do tempo, entre outros serviços;

Sensores de presença: os sensores de presença são úteis em diferentes situações. Eles podem acender luzes quando alguém se aproximar de uma área, abrir portas automaticamente, entre outras ações de detecção de movimento;

Fechaduras inteligentes: as fechaduras inteligentes oferecem recursos de segurança como destrancar por senha, biometria ou via aplicativo. Além disso, o morador tem acesso a um histórico de entradas e saídas pelo smartphone;

Robô aspirador: os famosos robozinhos que aspiram e limpam a casa automaticamente. Seus sensores detectam obstáculos e conseguem mapear o ambiente para garantir uma limpeza mais eficiente;

Ar-condicionado smart: o grande diferencial do ar-condicionado inteligente é que ele pode ser controlado à distância. O usuário pode acioná-lo alguns minutos antes de chegar em casa para encontrar o ambiente já climatizado, verificar o consumo de energia e a necessidade de manutenção, tudo pelo smartphone;

Câmeras de segurança: similares aos sensores, as câmeras de segurança inteligentes podem ser monitoradas mesmo longe de casa. Elas podem captar imagens e sons em alta qualidade e emitir alertas em caso de atividade suspeita;

Nobreak: o nobreak é um dispositivo que protege outros aparelhos em caso de sobrecarga de energia. Ele consegue mantê-los funcionando por um determinado período do tempo, permitindo que o usuário tenha tempo de desligá-los da tomada sem danos.

Que tal transformar o seu lar em uma casa inteligente?

Considerando as informações apresentadas neste conteúdo, podemos perceber que a casa inteligente representa um grande avanço na maneira como estamos habituados a interagir em nossas residências. 

Os aparelhos inteligentes proporcionam mais conforto, segurança, acessibilidade e conveniência no dia a dia.

Se você gostou desse conceito e deseja equipar o seu lar com os mais variados dispositivos inteligentes, não deixe de fazer uma simulação dos planos do Consórcio Magalu

Aproveite as condições únicas para automatizar a sua residência. Faça parte da nossa comunidade no Instagram oficial do Magalu.

Tags
Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas