Fale Conosco
Dia do Microempreendedor: venha celebrar!

Dia do Microempreendedor: venha celebrar!

Postado em: 05/10/2020  

Você sabia que existe o Dia do Microempreendedor Individual? Também conhecido como o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, ele é celebrado no 5 de outubro. Hoje viemos aqui parabenizar todos os microempreendedores que ajudam a formar a base da economia brasileira.

Não é difícil de perceber que os pequenos negócios estão presentes no dia a dia de todos os brasileiros. Justamente pela importância desses profissionais que fazem tudo isso acontecer, separamos neste artigo mais detalhes sobre a data e algumas dicas para ajudar aqueles que querem começar a empreender. Confira! 

Dia do Microempreendedor 

A escolha da data para celebrar o Dia do Microempreendedor é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, no qual foi instituído pela Lei nº 9.841, em 5 de outubro de 1999. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e competitividade do microempreendedor individual, além de também desenvolver estratégias para o fortalecimento das micro e pequenas empresas.

Não existe maneira melhor de comemorar o Dia do Microempreendedor do que apoiando o comércio local. Vale ressaltar que ao contribuir com essa valorização você estará promovendo um desenvolvimento social, uma vez que, o empreendedorismo é um forte mecanismo para movimentar a economia. 

Nenhum negócio sobrevive sem clientes, portanto, a importância do consumidor para os microempreendedores também é primordial.

Ao comprar na padaria da esquina, lanchonete, food truck ou no mercadinho na região da sua casa, você está ajudando a fortalecer pequenos negócios. A partir disso, você acaba possibilitando o crescimento deles, além de incentivar a inovação e aprimoramento do produto ou serviço que oferecem.

A importância do microempreendedor para o país

De acordo com o Senado Federal, no Brasil são esses empreendimentos que configuram o pilar da economia do país. Os mais de 10 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) registrados no país, representam 98% do meio empresarial e são responsáveis por 27% do que é produzido no território brasileiro.

A importância dos microempreendedores para o Brasil não para por aí, pois a categoria é encarregada de 52% dos empregos com carteira assinada gerados no país e por 40% do volume salarial nacional. Sendo assim, as micro e pequenas empresas são a causa da criação de postos de trabalho, o que influencia diretamente a economia.   

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aponta que os microempreendedores representam 99% dos negócios ativos no país. Esses empresários possuem uma função social tão importante que o Sebrae disponibiliza diversos serviços para auxiliá-los em seu negócio e capacitá-los.

Como começar seu próprio negócio?

Apesar do grande desafio de começar um negócio próprio, você não deve conter seus talentos e reprimir a vontade de empreender. Para se tornar um empresário individual, primeiramente é necessário planejamento e controle. Contudo, inúmeros são os benefícios de tirar do papel a vontade de abrir uma empresa. 

Além de ser dono do seu próprio tempo, um empreendedor tem autonomia para definir seus horários e ainda, personalizar sua jornada de trabalho. Nesse ponto, sua única preocupação deve ser em equilibrar sua vida profissional e pessoal para não se prejudicar. 

Não se pode esquecer também da responsabilidade que se tornar um microempreendedor exige. Você será responsável pelo seu próprio sucesso, portanto deve avaliar bem as alternativas e investir de forma segura para seu futuro. Além disso, terá liberdade e independência para decidir suas ações e dominar sua carreira. 

Vale ressaltar que um microempreendedor está em aprendizado contínuo e o conhecimento passa a ser parte do seu cotidiano de uma maneira mais constante se comparada a outros. Ou seja, tem maior facilidade para inovar e se readaptar. 

Realize seu sonho de ser seu próprio chefe

O Consórcio Magalu pode te ajudar a realizar seu sonho de investir no seu futuro e de se tornar o patrão da sua vida. Ter total controle do seu sucesso e jornada profissional não precisa ser um sonho distante. Independente do tipo de negócio que deseja abrir, o consórcio de eletro e móveis pode te garantir a compra, montagem e equipação do sua micro ou pequena empresa. 

Com parcelas acessíveis para seu bolso e que não vão pesar no seu orçamento, você pode realizar seu sonho de abrir o próprio negócio de maneira segura e planejada. Seja para montar seu escritório, abrir um estúdio, ter um food truck ou carrinho de pipoca, o Consórcio Magalu #ÉPRATUDO! 

Baixe o aplicativo do Consórcio Magalu, disponível no Google Play e App Store, faça agora mesmo uma simulação e descubra qual plano do consórcio de eletro e móveis é perfeito para você investir no seu sonho de se tornar um microempreendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas