Às vezes, pode parecer que somos inundados por "sopas de letrinhas". No primeiro momento, siglas como DDA podem causar estranheza, essa sensação passa rapidinho quando compreendemos seus benefícios. Nesse caso, o pagamento do consórcio no DDA é repleto de facilidades. Você já ouviu falar dessa modalidade?
A seguir, tire suas principais dúvidas sobre o que é, quais os benefícios e como pagar as parcelas do seu consórcio no DDA. Confira!
O chamado Débito Direto Autorizado (DDA) é uma forma totalmente digital de pagamento que veio para facilitar a nossa rotina. O DDA trouxe mais uma alternativa prática para gerenciarmos nossos pagamentos de modo menos burocrático e mantendo a segurança da operação.
Cabe destacar que o DDA está disponível somente para boletos de cobrança, o que inclui plano de saúde, financiamentos e a parcela de seu plano de consórcio. Isso quer dizer que contas de serviços (como água, telefone e energia) e de arrecadação de tributos (IPTU, IPVA, entre outras) não estão disponíveis nessa forma de pagamento.
O DDA foi criado pela FEBRABAN (Federação Nacional dos Bancos) e por bancos brasileiros associados, como alternativa à emissão de boletos impressos pela cobrança eletrônica e para reduzir os índices de inadimplência.
Pode parecer algo novo, mas o DDA foi implantado em 2009, sendo gradualmente incorporado por pessoas físicas e jurídicas em suas opções de pagamentos.
Não, são modalidades diferentes. O DDA, de modo bem prático e rápido, é a apresentação de um boleto de cobrança em formato eletrônico, sem a necessidade de impressão. Temos acesso a ele pela internet, telefone ou caixa eletrônico e autorizamos a cobrança diretamente em nossa conta bancária.
Com isso, você não precisará ficar perdendo tempo digitando códigos de barra ou imprimindo boletos para a leitura eletrônica. Por meio do DDA, seu banco conseguirá puxar automaticamente os boletos de cobrança emitidos para seu CPF e fará a notificação de aviso para autorização da cobrança.
Diferentemente disso, o débito automático é a modalidade com a qual podemos programar um débito diretamente em nossa conta sempre na mesma data.
Quando contratamos um plano de consórcio, queremos concretizar a realização de um sonho. Para viabilizar isso, estamos sempre em busca de maneiras de evitar erros que possam atrasar ou dificultar o atingimento de nossa meta, não é mesmo?
Isso inclui, por exemplo, esquecer ou pagar depois do vencimento o boleto da parcela mensal do plano de consórcio, já que isso impossibilita a participação nos sorteio e nos lances da assembleia mensal. Já pensou perder a chance de ser contemplado logo quando a sorte está batendo à sua porta? Ninguém quer isso, certo?
Justamente para ajudar a evitar esse tipo de problema, o pagamento do consórcio no DDA funciona de forma benéfica. Com essa modalidade, será mais fácil gerenciar suas contas e se certificar de que o pagamento do boleto será recebido pela administradora dentro do prazo para participação na assembleia.
Outro ponto importante é a segurança proporcionada. Com o DDA, você conseguirá visualizar os dados do emissor do boleto, o que inibe casos de falsificação e, ainda, o pagamento só será efetivado com a sua autorização.
Assim, você terá mais conveniência e praticidade para visualizar e pagar os boletos nos canais eletrônicos, onde quer que você esteja. Isso também evita atrasos ou idas presenciais a agências bancárias.
Dessa forma, você estará no controle de suas contas a pagar e de seu tempo. Além disso, estará contribuindo para mais sustentabilidade. Afinal, sem a impressão do boleto, você estará ajudando a poupar árvores, água e energia.
Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios do DDA, você pode estar se perguntando como fazer para contar com essa facilidade para gerenciar seus pagamentos do consórcio.
Para isso, será preciso habilitar o DDA e cadastrar seus boletos, no seu banco, como sacado eletrônico. Dessa forma, você poderá agendar e autorizar o pagamento desses boletos. Isso é disponibilizado sem cobrança adicional por parte do banco.
Depois disso, você começará a receber notificações de seu banco (no aplicativo, internet banking ou no caixa eletrônico) de todos os boletos de cobrança que constam no seu CPF, incluindo o da parcela do consórcio no DDA.
Se por qualquer motivo você quiser cancelar a adesão a esse tipo de pagamento, bastará fazer esse pedido junto ao seu banco. Muito prático, certo?
Viu como o pagamento da parcela do consórcio no DDA pode ser vantajoso? Baixe o aplicativo do Consórcio Magalu disponível no Google Play e App Store para ter acesso a todas as facilidades disponíveis para o seu consórcio. Mas, se você ficou com alguma dúvida, não se preocupe: basta falar com um de nossos especialistas.