Fale Conosco
Pagamento do consórcio no DDA saiba como funciona

Pagamento do consórcio no DDA saiba como funciona

Postado em: 30/11/2020  

Às vezes, pode parecer que somos inundados por "sopas de letrinhas". No primeiro momento, siglas como DDA podem causar estranheza, essa sensação passa rapidinho quando compreendemos seus benefícios. Nesse caso, o pagamento do consórcio no DDA é repleto de facilidades. Você já ouviu falar dessa modalidade?

A seguir, tire suas principais dúvidas sobre o que é, quais os benefícios e como pagar as parcelas do seu consórcio no DDA. Confira!

O que é o DDA?

O chamado Débito Direto Autorizado (DDA) é uma forma totalmente digital de pagamento que veio para facilitar a nossa rotina. O DDA trouxe mais uma alternativa prática para gerenciarmos nossos pagamentos de modo menos burocrático e mantendo a segurança da operação. 

Cabe destacar que o DDA está disponível somente para boletos de cobrança, o que inclui plano de saúde, financiamentos e a parcela de seu plano de consórcio. Isso quer dizer que contas de serviços (como água, telefone e energia) e de arrecadação de tributos (IPTU, IPVA, entre outras) não estão disponíveis nessa forma de pagamento.

O DDA foi criado pela FEBRABAN (Federação Nacional dos Bancos) e por bancos brasileiros associados, como alternativa à emissão de boletos impressos pela cobrança eletrônica e para reduzir os índices de inadimplência.

Pode parecer algo novo, mas o DDA foi implantado em 2009, sendo gradualmente incorporado por pessoas físicas e jurídicas em suas opções de pagamentos.

DDA e débito automático são a mesma coisa?

Não, são modalidades diferentes. O DDA, de modo bem prático e rápido, é a apresentação de um boleto de cobrança em formato eletrônico, sem a necessidade de impressão. Temos acesso a ele pela internet, telefone ou caixa eletrônico e autorizamos a cobrança diretamente em nossa conta bancária. 

Com isso, você não precisará ficar perdendo tempo digitando códigos de barra ou imprimindo boletos para a leitura eletrônica. Por meio do DDA, seu banco conseguirá puxar automaticamente os boletos de cobrança emitidos para seu CPF e fará a notificação de aviso para autorização da cobrança. 

Diferentemente disso, o débito automático é a modalidade com a qual podemos programar um débito diretamente em nossa conta sempre na mesma data.

Quais são os benefícios do pagamento do consórcio no DDA?

Quando contratamos um plano de consórcio, queremos concretizar a realização de um sonho. Para viabilizar isso, estamos sempre em busca de maneiras de evitar erros que possam atrasar ou dificultar o atingimento de nossa meta, não é mesmo?

Isso inclui, por exemplo, esquecer ou pagar depois do vencimento o boleto da parcela mensal do plano de consórcio, já que isso impossibilita a participação nos sorteio e nos lances da assembleia mensal. Já pensou perder a chance de ser contemplado logo quando a sorte está batendo à sua porta? Ninguém quer isso, certo?

Justamente para ajudar a evitar esse tipo de problema, o pagamento do consórcio no DDA funciona de forma benéfica. Com essa modalidade, será mais fácil gerenciar suas contas e se certificar de que o pagamento do boleto será recebido pela administradora dentro do prazo para participação na assembleia. 

Outro ponto importante é a segurança proporcionada. Com o DDA, você conseguirá visualizar os dados do emissor do boleto, o que inibe casos de falsificação e, ainda, o pagamento só será efetivado com a sua autorização. 

Assim, você terá mais conveniência e praticidade para visualizar e pagar os boletos nos canais eletrônicos, onde quer que você esteja. Isso também evita atrasos ou idas presenciais a agências bancárias. 

Dessa forma, você estará no controle de suas contas a pagar e de seu tempo. Além disso, estará contribuindo para mais sustentabilidade. Afinal, sem a impressão do boleto, você estará ajudando a poupar árvores, água e energia.

Como funciona o pagamento da parcela do consórcio no DDA?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios do DDA, você pode estar se perguntando como fazer para contar com essa facilidade para gerenciar seus pagamentos do consórcio.

Para isso, será preciso habilitar o DDA e cadastrar seus boletos, no seu banco, como sacado eletrônico. Dessa forma, você poderá agendar e autorizar o pagamento desses boletos. Isso é disponibilizado sem cobrança adicional por parte do banco.

Depois disso, você começará a receber notificações de seu banco (no aplicativo, internet banking ou no caixa eletrônico) de todos os boletos de cobrança que constam no seu CPF, incluindo o da parcela do consórcio no DDA.

Se por qualquer motivo você quiser cancelar a adesão a esse tipo de pagamento, bastará fazer esse pedido junto ao seu banco. Muito prático, certo?

Viu como o pagamento da parcela do consórcio no DDA pode ser vantajoso? Baixe o aplicativo do Consórcio Magalu disponível no Google Play e App Store para ter acesso a todas as facilidades disponíveis para o seu consórcio. Mas, se você ficou com alguma dúvida, não se preocupe: basta falar com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas