Fale Conosco
O que é estresse financeiro e como evitar?

O que é estresse financeiro e como evitar?

Postado em: 18/05/2021  

Lidar com as finanças pode ser um assunto delicado na vida de diversas pessoas. Essa preocupação pode causar o chamado estresse financeiro, que é a apreensão causada por motivos financeiros que afetam a vida. Desta forma, gera uma intensa ansiedade podendo acarretar problemas na saúde física e mental. 

Pode ser que você tenha muitas contas para pagar, dívidas de cartões de crédito para lidar, pouco dinheiro entrando e muito saindo. Ou então esteja preocupado em ser demitido, ou lidando com o desemprego, incertezas que assustam ainda mais durante a pandemia. Talvez o motivo de tanta preocupação seja pensar na futura aposentadoria.

Para evitar ou resolver os problemas causados pelo estresse financeiro, vamos explicar melhor o que é este problema e como evitá-lo, de modo que você aprenda a lidar melhor com seu planejamento financeiro.

Causas comuns do estresse financeiro

Ter alguns problemas com as contas de casa e dificuldades de fazer o dinheiro render é um problema que muitos brasileiros enfrentam. No entanto, quando essa preocupação ultrapassa os limites normais e começam a afetar diversos aspectos da vida de uma pessoa, é hora de reavaliar o que pode ser mudado.

Entre as causas mais comuns do estresse financeiro é gastar mais do que ganha. O descontrole com as despesas pode surgir porque a pessoa quer ter uma qualidade de vida que não tem condições de bancar, ou apenas falta de conhecimento financeiro.

Outros motivos podem ser ter dívidas que são quase ou equivalentes aos rendimentos. Desse modo, sobra pouco dinheiro para outras despesas essenciais e a qualidade de vida vai piorando. 

A incerteza com trabalho, ou seja, o medo de ser demitido e a incapacidade de guardar dinheiro também afetam a saúde financeira de uma pessoa, já que é difícil planejar um futuro sem saber se vai ter condições de bancá-lo.

Quais são as consequências do estresse financeiro?

Esses aspectos “sombrios” da vida econômica assustam, e o acúmulo ou a falta de conhecimento de lidar com problemas financeiros afeta o bem-estar de uma pessoa e de sua família. 

Ter a preocupação constante de não conseguir pagar suas contas ou de ter uma, ou mais dívidas que precisam ser pagas pode atrapalhar a integridade de uma pessoa de diversas maneiras.

Sua relação com a família e seus amigos pode mudar, já que o estresse não te deixa pensar em outra coisa a não ser resolver sua situação financeira.

Sintomas físicos também podem aparecer, como dores de cabeças ou em outras partes do corpo causadas pela tensão. O sono pode ficar desregulado e a pessoa pode passar a ter insônia. Além da perda de energia e da vontade de realizar atividades de lazer e até mesmo o rendimento no trabalho pode diminuir.

Como promover a saúde financeira?

Para evitar o estresse financeiro é preciso estar disponível a fazer esforços para sair da situação de constante preocupação. Entender que há outras pessoas que podem te ajudar e compartilhar com você o peso dessa apreensão é um primeiro passo.

Busque gerenciar seu estresse ao cuidar de você mesmo! Pratique atividade física, faça meditação e até mesmo procure ajuda profissional, se achar que é necessário.

Procure alguém com quem seja possível compartilhar suas preocupações, sem sentir culpa. Afinal, guardar tudo para você mesmo pode te fazer mal.

Dicas de planejamento financeiro

Para evitar o estresse financeiro, você pode começar seguindo algumas de nossas dicas para ter uma boa saúde financeira:

  • Entenda para onde vai seu dinheiro e corte gastos;
  • Procure ajuda do seu gerente de banco ou de uma pessoa que entenda de finanças. Outras alternativas são ler blogs e consumir conteúdos que tratam do assunto;
  • Separe um pouco do seu dinheiro para uma reserva de emergência e fique mais tranquilo em caso de imprevistos;
  • Renegocie suas dívidas;
  • Aprenda a gastar de acordo com o que você ganha.

Invista em você e no seu futuro sem estresse!

Nós do Consórcio Magalu gostamos sempre de reforçar que o planejamento financeiro é a principal dica para não se embolar com dívidas e gastos fora do seu orçamento. 

Somos especialistas em compras planejadas e compartilhadas, que é quando um grupo de pessoas se reúne para investir na aquisição de um bem ou serviço, seja um imóvel, um carro, um curso ou até mesmo um procedimento estético. 

Esse grupo contribui todo mês com uma parcela que permite a formação de uma poupança em comum. Mensalmente, são realizadas assembleias que sorteiam uma carta de crédito para uma pessoa. Assim, ela consegue comprar o bem ou serviço que lhe interessa.

Com nossos planos de consórcio, você escolhe o valor que quer investir e as mensalidades são de acordo com seu planejamento financeiro. Diferentemente de bancos e financiamentos, no consórcio não é preciso pagar juros e muito menos dar uma entrada.

O Consórcio Magalu te ajuda a se preparar para o futuro

O Consórcio Magalu é, dessa maneira, uma alternativa segura e com diversos benefícios para investir nos seus sonhos sem criar dor de cabeça. Você aprende também a praticar hábitos de economia que ajudam na sua disciplina financeira. 

Quer garantir uma maior estabilidade para o seu futuro? Conheça nossos planos de consórcio e baixe nosso app no Google Play e na App Store e melhore a sua saúde financeira sem mais estresse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas