Fale Conosco
Dicas para se planejar para a volta às aulas, IPVA, IPTU, férias e outros gastos que você precisa se preparar para não começar o ano no vermelho

Dicas para se planejar para a volta às aulas, IPVA, IPTU, férias e outros gastos que você precisa se preparar para não começar o ano no vermelho

Postado em: 29/12/2021  

O início do ano é sempre cheio de contas, impostos, compras pessoais e familiares, e ninguém quer começar o ano no vermelho, não é verdade? As despesas do começo do ano podem se transformar em dor de cabeça se não estivermos preparados para elas. 

Mas qual é a melhor maneira de se preparar para as contas do início do ano? Como economizar no IPTU e IPVA, e ter dinheiro para os materiais escolares, as taxas e os boletos e ainda sobrar uma graninha? Aqui vão algumas dicas para ajudar você a se organizar e conseguir se aproximar cada vez mais da conquista dos seus sonhos!

Evite começar o ano no vermelho

O primeiro passo é ter em mente que a organização é a chave para o sucesso. Fazer uma lista de metas para o próximo ano ajuda a entender suas prioridades e fazer um melhor controle do seu dinheiro. 

Percebendo quais gastos podem ser evitados, você evita começar o ano no vermelho e gere melhor o seu dinheiro, evitando cobranças maiores.

Entender cada gasto é importante para decidir como pagá-los. Ao se preparar para as contas do início do ano, tenha em mente que é um período onde a renda fica apertada, com diversas contas para pagar: matrícula e materiais escolares, IPTU, IPVA, seguros etc. 

Precisamos de atenção na hora de planejar o ano financeiramente, sempre levando em consideração esses custos maiores do início do período. 

O ideal é começar a fazer esses cálculos em dezembro, e planejar para os próximos meses tendo todas as despesas do começo do ano no cálculo. Mas se você ainda não começou, fique tranquilo, ainda dá tempo!

Como faço para pagar minhas contas e economizar?

Para compreender como economizar no IPTU e IPVA, por exemplo, podemos decidir pagar à vista ou parcelado. Como esses impostos não são fixos, mas têm a correção divulgada com antecedência, podemos decidir de acordo com a situação financeira presente. 

Aproveitar os descontos à vista é uma opção boa, porque diminui a quantidade de parcelas a pagar pelo resto do ano e o valor total é menor. Contudo, não vale a pena arriscar começar o ano no vermelho se a situação estiver difícil.

Anote todos os ganhos e despesas, e separe dinheiro para uma reserva de emergência. Essa reserva é importante, pois dá uma segurança a mais caso haja algum imprevisto. 

Isso pode evitar até problemas na sua qualidade de vida e na de sua família: dívidas e despesas sem fim geram uma carga de estresse que pode deteriorar a saúde de todos. Ter um bom planejamento pode te ajudar a ter mais clareza de onde investir e onde economizar.

Antes de tudo, porém, é importante que não haja mais dívidas ou parcelas para começar a fazer suas economias. Dessa maneira, você evita sujar o seu nome e pode começar seu planejamento com tranquilidade.

Uma dica super importante é praticar o consumo consciente: ter em mente as metas, como economizar no IPTU e IPVA, e evitar gastos desnecessários no período de mais contas, escolhendo suas prioridades e deixando para depois as despesas mais supérfluas.

Assim, você tem menos preocupação com dívidas, e consegue correr atrás de suas metas e seus planos.

Planeje seus sonhos para 2022

Para te ajudar com tudo isso, tenha em mente um projeto ou sonho que queira realizar ao se preparar para as contas do início do ano: isso auxilia na escolha do melhor método para separar suas reservas financeiras e investimentos. 

Existem vantagens em cada um desses métodos, porém alguns geram mais dívidas, com juros altos, parcelas exorbitantes e prazos apertados, ou então são investimentos que rendem pouco, e não compensam a longo prazo. Dessa forma é importante estar atento na hora de escolher.

Uma das maneiras de investir em seus sonhos é fazer um consórcio. O consórcio funciona como uma compra coletiva, sendo uma maneira econômica, organizada e segura de aquisição dos seus bens. Dessa maneira, o seu investimento no consórcio gera retorno sem apertar no bolso, proporcionando mais tranquilidade na sua vida financeira e também de sua família.

Escolha realizar seus sonhos por meio de um consórcio! Desse jeito é possível se organizar com mais confiança, pois todo mês seu dinheiro será investido na realização de um sonho, e o melhor, sem cobrança de juros! 

Com o consórcio, é possível adquirir casas, apartamentos, carros, caminhões, entre diversos outros bens, sem se preocupar em começar o ano no vermelho.

Comece agora a planejar o seu futuro e a realizar seu sonho e o de sua família! Conheça os planos do Consórcio Magalu e escolha o que mais combina com seus objetivos e inicie a sua trajetória de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

    1. Olá Roberto, tudo bem? Ficamos honrados pelo seu feedback, continue acompanhando nossos redes sociais que temos mais novidades vindo por ai! Te aguardamos por aqui!

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas