O que acontece quando um grupo de consórcio se encerra?

O que acontece quando um grupo de consórcio se encerra?

Postado em: 25/05/2022  

Você já pensou em participar de um grupo de consórcio? O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens que une um grupo de pessoas que compartilham de um mesmo objetivo. 

Ou seja, é ideal para quem quer adquirir ou trocar de carro, comprar uma casa, viajar, ou até mesmo ter acesso a outros itens como bens e serviços. 

No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que acontece quando um grupo de consórcio é encerrado e quais são os direitos de cada cliente. Para entender mais sobre o assunto continue a leitura do artigo e tire suas dúvidas!

Coletividade: o funcionamento do grupo de consórcio

Como se trata de uma espécie de financiamento coletivo, é muito importante que os participantes do grupo de consórcio conquistem os seus sonhos através da aquisição de bens ou serviços.

O objetivo do grupo é um só: a contemplação no consórcio e aquisição de bens. É exatamente por isso que cada grupo de consórcio tem um prazo muito bem definido. 

Todo esse processo é organizado pelo Consórcio Magalu, uma administradora responsável e segura. Também é importante dizer que por se tratar de um financiamento coletivo, é uma modalidade de compra totalmente regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central, que possui início, meio e fim.

Como se encerra um grupo de consórcio?

No momento da contratação, o consórcio já define o prazo de duração do grupo de consórcio. Esse prazo informado serve tanto para limitar a quantidade de parcelas quanto o tempo para contemplação no consórcio, através de sorteio ou lance. Finalizado este prazo, o grupo de consórcio é encerrado. 

Por exemplo, se você adquire um consórcio com o prazo para pagamento em 24 parcelas este é o prazo máximo de duração do seu contrato. Portanto, a estimativa é que em cerca de 02 anos você já terá acesso à sua carta de crédito. Vale lembrar que, no consórcio, o retorno é garantido. 

Ao mesmo tempo, é também no momento da contratação que é definido em contrato o prazo máximo para informar aos participantes sobre o encerramento do grupo de consórcio. Este prazo acontece dentro de 60 dias, e começa a contar a partir da data em que foi realizada a última assembleia. 

O encerramento do grupo, por sua vez, acontece no prazo máximo de 120 dias, também contado a partir da realização da última assembleia. 

Não se preocupe, você sempre será informado sobre o encerramento do grupo com no mínimo 30 dias de antecedência, então não corre o risco de ser esquecido ou ficar para trás, basta manter os seus dados atualizados. 

Você sabia que a administradora do consórcio tem que prestar contas?

No momento do aviso de encerramento do grupo de consórcio aos participantes acontece a prestação de contas, que é uma responsabilidade obrigatória da administradora. 

Nesta prestação você será comunicado sobre os valores a receber, que pode ser para: 

  • Participante que tenha sido contemplado e não utilizou o crédito;
  • Caso seja um participante excluído contemplado ou não contemplado que não tenha feito o resgate do valor proporcional de direito;
  • Consorciado ativo, para recebimento do saldo restante do fundo comum e/ou fundo de reserva, dividido igual e proporcionalmente ao valor das parcelas pagas. 

Quais são os fundos de reserva de consórcio existentes?

Como você pode notar, existem diferentes tipos de fundos de consórcio, que possibilitam o recebimento dos participantes do grupo após o encerramento. O fundo comum é utilizado para a contemplação, é para este fundo que é destinado a maior parte do valor pago nas parcelas dos participantes. 

Já o fundo de reserva, por sua vez, é uma forma de garantir a saúde financeira do grupo, utilizado caso falte alguma quantia no fundo comum. 

Em outras palavras, nada mais é que uma dupla validação para que a contemplação no consórcio aconteça sempre da melhor forma e que não falte saldo caso algum participante do grupo atrase a parcela, por exemplo.

Em ambos os casos, caso sobre algum valor acumulado em qualquer um dos fundos, este é dividido proporcionalmente entre todos os participantes após o encerramento do grupo. 

A boa notícia é que o encerramento do grupo é também uma oportunidade de recuperar parte do valor que você investiu no pagamento das parcelas. 

E a contemplação no consórcio, como fica? 

Se estiver chegando a data de encerramento do grupo de consórcio e você ainda não tiver sido contemplado, não se preocupe, pois você receberá o valor de qualquer forma. Como foi informado no tópico anterior, a administradora possui um prazo limite que já foi estabelecido no contrato. 

Escolha o consórcio na hora de planejar seus sonhos

Agora que você já entendeu como um grupo é encerrado, ainda têm dúvidas se vale a pena fazer um consórcio? Vale ressaltar que estamos falando de um investimento com retorno garantido, além de ser uma forma de conquistar mais estabilidade e disciplina financeira. 

Além de garantida, também existem formas de você buscar acelerar a contemplação no consórcio, que é com a oferta de lances que funcionam como uma espécie de leilão. Tudo isso com inúmeras vantagens: ausência de juros, sem entrada e conquistando um maior poder de compra. 

Não se esqueça que é importante escolher uma boa administradora, responsável e que possua um fundo de reserva, como o Consórcio Magalu. Depois disso, é só aproveitar os benefícios e, claro, conquistar a realização dos seus sonhos.

O Consórcio Magalu te auxilia na jornada de conquista de objetivos

O Consórcio Magalu já realizou os sonhos de milhares de brasileiros e vale lembrar que #ÉPRATUDO! Ou seja, independente do seu sonho, temos um plano com parcelas acessíveis para te aproximar da conquista dos seus objetivos. 

Faça agora mesmo uma simulação dos planos de consórcio e descubra qual é a melhor escolha para você alcançar os seus objetivos e conquistar o seu sonho. 

Baixe também o app do Consórcio Magalu, disponível na Google Play ou App Store, e não deixe de acompanhar as novidades por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Simule Agora

EM DESTAQUE

Formas de pagamento

Baixe nosso app

Uma empresa do grupo
Luiza Administradora de Consórcios Ltda: - CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
Chat Chat