Fale Conosco
É vantagem fazer um consórcio?

É vantagem fazer um consórcio?

Postado em: 27/11/2020  

Se você tem o desejo de comprar uma casa própria, adquirir ou trocar de carro, fazer uma viagem internacional e até mesmo ter acesso a outros bens e serviços de alto valor, já pode ter se perguntado: será que é vantajoso fazer um consórcio?

Essa modalidade já tradicional é muito relevante hoje, sendo um meio de concretizar sonhos em objetivos reais. Diante da instabilidade e das incertezas desse momento, fazer um consórcio é uma forma de ter mais estabilidade e disciplina financeira. E ainda, é um investimento com retorno garantido.

Se você tem dúvidas sobre como funciona e se é vantajoso fazer um consórcio, retome a leitura e descubra mais sobre esse tipo de oportunidade.

O que é, e como funciona o consórcio?

O consórcio é uma espécie de compra compartilhada, planejada com bens e serviços, como imóveis, eletrodomésticos, eletrônicos, veículos, procedimentos estéticos e turismo

Essa é uma modalidade de investimento que funciona a partir da união entre pessoas em grupos, formando uma poupança compartilhada para acesso aos bens e serviços desejados. 

Esses grupos de pessoas são formados, organizados e gerenciados por uma administradora de consórcios, que deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil, como é o caso do Consórcio Magalu.

A partir disso, cada membro do grupo se compromete com o pagamento de parcelas mensais, conforme negociado previamente, com valores que cabem dentro do orçamento de todos. Esses valores arrecadados surgem a possível compra do bem ou da contratação do serviço desejado.

Também mensalmente são feitas assembleias com sorteios e lances que definem qual membro do grupo terá acesso à sua carta de crédito — documento que, na prática, concede o poder de compra ao consorciado. 

Assim, podemos compreender o consórcio como uma solução que fornece acesso a crédito para bens e serviços com praticidade, segurança e planejamento — o que permite perceber que há muitas vantagens em fazer um consórcio, certo?

Quais são as principais vantagens em se fazer um consórcio?

Fazer um consórcio pode ser uma iniciativa bastante vantajosa. Compreenda melhor o porquê:

1. Desenvolvimento de disciplina financeira

Muitas vezes, ter organização e disciplina para economizar pode ser algo bastante desafiador, especialmente para quem ainda não tem o hábito de guardar e investir o seu dinheiro.

Nesse contexto, fazer um consórcio pode ser uma ótima oportunidade para criar e fortalecer um hábito produtivo, o que renderá ganhos por toda a vida. Assim, você terá uma alternativa econômica para realizar seus sonhos e objetivos sem pesar em seu bolso, e ainda estará desenvolvendo um equilíbrio financeiro.

2. Ausência de juros 

Nas principais modalidades de financiamentos e empréstimos, é comum que o crédito seja concedido sob altas taxas de juros. Com isso, muitas vezes, pagamos um valor dobrado pelo sonho. 

Isso não acontece ao fazer um consórcio. Nessa modalidade, não há aplicação de juros, tudo é muito transparente e claro, sem imprevistos ou encargos sendo cobrados no decorrer no plano.

Há, apenas, as taxas administrativas para gestão do grupo, o que representa um valor significativamente mais baixo do que os juros presentes em outras categorias.

3. Avaliação de renda fácil 

Ter acesso a crédito no mercado pode ser algo desafiador, já que existem diversos critérios que podem inviabilizar a concessão, especialmente, a análise de renda.

A boa notícia é que para fazer um consórcio não há avaliação de sua renda de forma árdua, o que facilita e possibilita a realização de seus maiores sonhos relacionados a bens e serviços. A análise é realizada somente após a contemplação. 

4. Sem entrada

Para dar início à compra de uma casa, carro ou moto, por exemplo, é comum que haja o pagamento de uma tarifa de entrada para que o crédito seja aprovado. Esse adiantamento também pode se tornar impeditivo, especialmente para quem não tem o hábito de guardar dinheiro, pois envolve grandes somas de valores.

Ao fazer um consórcio, você não precisará pagar nenhuma taxa de entrada. Seu compromisso será apenas com a quitação das parcelas mensais e, se quiser, você poderá fazer lances para elevar suas chances de contemplação mais rápida

5. Retorno garantido

Em outras modalidades de investimento, como a bolsa de valores, não há garantias de retorno financeiro. Por vezes, você pode até perder o valor investido.

Para quem não quer correr esse tipo de risco, vale a pena fazer um consórcio. Durante a vigência do plano, você poderá ser contemplado antes do prazo e adiantar seu acesso ao crédito. Se não for contemplado, há a garantia da carta de crédito ao terminar de quitar o seu plano. 

6. Liberdade e poder de compra

A carta de crédito do consórcio permite que você faça a compra à vista, o que proporciona maior poder de negociação para obter descontos e redução do valor final do bem ou serviço.

Além disso, você terá liberdade de escolha. Por exemplo, ao fazer um consórcio imobiliário, você poderá escolher se prefere casa, apartamento, imóvel novo, seminovo, na planta etc. 

Consórcio Magalu te ajuda a realizar seu sonhos.

Agora que você já sabe como funciona um consórcio e as vantagens de adquirir um, que tal conferir como o Consórcio Magalu pode te ajudar nas conquistas e nas realizações de seus sonhos?

O Consórcio Magalu tem quase 30 anos de experiência na realização de sonhos de milhares de brasileiros, já superamos o marco de 380 mil bens entregues. Vale ressaltar também, que o Consórcio Magalu #ÉPRATUDO! Ou seja, independente do seu sonho, temos um plano com parcelas acessíveis para te aproximar da sua conquista.

Viu como fazer um consórcio pode ser vantajoso para você? Baixe o nosso app, disponível no Google Play e App Store, faça uma simulação para conhecer todos os planos do Consórcio Magalu e garanta essa conquista com nossa ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas