Na data de 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Aviação Agrícola, que ficou marcado graças a uma grande operação que combateu um ataque de pragas que ameaçavam destruir as lavouras em 1947.
Esse evento trouxe grandes conquistas e melhorias para o setor de agronegócio, como aviões mais modernos para esta finalidade e outras alternativas, como os drones agrícolas, que também contribuem para diversas tarefas e auxiliam o produtor rural nas suas atividades.
Continue a leitura para saber mais detalhes sobre o Dia Nacional da Aviação Agrícola e para entender como o consórcio Magalu de agro te possibilita adquirir drones pulverizadores, aviões de pequeno porte e equipamentos para otimizar o trabalho no campo.
O Dia Nacional da Aviação Agrícola foi instituído em 19 de agosto de 1947. Tudo se deu início após uma grande nuvem de insetos ter aparecido e começado a destruir os cultivos dos produtores desse ano, na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul.
O piloto Clóvis Candiota, juntamente com o engenheiro agrônomo Leôncio Fontelles, trabalharam em conjunto e adaptaram um sistema de pulverização em um avião biplano Muniz M-9, que foi utilizado para tentar reverter a situação.
A operação surtiu efeito e foi um grande sucesso e, graças a isso, essa data ficou conhecida como o Dia Nacional da Aviação Agrícola. Após esse feito, Candiota se tornou o patrono desse setor no Brasil.
Sem dúvidas, o Dia Nacional da Aviação Agrícola foi uma data que trouxe avanços muito importantes e significativos para a história da aviação agrícola do nosso país, e que contribuíram muito para a modernização e otimização das tarefas no campo.
Atualmente, o Brasil exporta suas produções para centenas de outras nações, e alimenta quase 1 bilhão de pessoas com seus cultivos em todo o mundo.
A aviação agrícola é fundamental para o agronegócio, visto que essa atividade assegura que esse ciclo mantenha um ritmo constante e crescente, para continuar alimentando cada vez mais pessoas no Brasil e ao redor do planeta.
Confira algumas das diversas funções que podem ser realizadas por meio da aviação agrícola:
Falando em Dia Nacional da Aviação Agrícola, você sabia que pode comprar diferentes tipos de maquinários para auxiliar nas suas atividades por meio de um consórcio?
De certa forma, falar sobre fazer a aquisição de aviões de pequeno porte e drones agrícolas pode parecer algo difícil de se alcançar. Entretanto, a ideia de um consórcio é justamente abrir a possibilidade para a compra desses itens.
Isso acontece porque, diferentemente de outras formas de se adquirir bens disponíveis no mercado, o consórcio possui condições mais acessíveis para este fim, e o melhor de tudo é que não existe cobrança de juros e nem de entrada.
O consórcio Magalu de agro, por exemplo, foi criado pensando em facilitar a sua vida como produtor rural, proporcionando a oportunidade de você adquirir diversos maquinários para expandir o seu empreendimento e garantir mais lucratividade.
Basta apenas fazer uma simulação dos planos e escolher aquele que seja ideal para o seu orçamento.
Veja a seguir alguns dos bens que você pode obter com a carta de crédito do consórcio agrícola.
Adquira equipamentos agrícolas com mais economia e aumente a sua produção
Esse tipo de drone é uma ferramenta muito útil ao produtor rural, que permite a pulverização de insumos nas plantações com mais precisão, evitando desperdícios, já que a aplicação será feita somente onde é necessário.
Assim sendo, utilizar esse recurso se torna uma opção muito mais prática, assertiva e econômica, comparada a forma usual por meio das máquinas agrícolas.
Os drones de mapeamento aéreo são bastante úteis, pois auxiliam no momento de tomar decisões a respeito das lavouras.
Esse equipamento possui sensores capazes de gerar mapas das colheitas, com isso, você consegue analisar pontos específicos das suas safras, fazer a contagem das plantas, identificar pragas, e muitas outras funções.
Esses drones podem ser encontrados nos modelos de asas fixas ou rotativas. Os de asas fixas se assemelham a um avião, são mais rápidos e conseguem cobrir uma área maior das plantações e, por isso, contêm um preço mais elevado.
Por sua vez os drones de asas rotativas tem um manuseio mais fácil, possuem mais flexibilidade, porém, são ideais para mapeamento de áreas pequenas, pois eles têm menos autonomia.
O preço desse modelo, no entanto, costuma ser bem mais em conta do que o de asa fixa, sendo necessário avaliar qual deles atende melhor às suas necessidades.
Outra função que os drones podem desempenhar é a de irrigação. Este modelo conta com sensores térmicos capazes de identificar pontos da lavoura onde existe escassez hídrica. Dessa maneira, pode-se otimizar essa atividade de maneira mais precisa e eficiente.
Já os drones para monitoramento dispõem de câmera com alta qualidade de resolução, e podem ser usados para detectar incêndios, áreas desmatadas, nascentes, áreas para fazer abertura de estradas, encontrar rebanhos perdidos e também para fazer vigilância das plantações.
Dominando o mercado brasileiro e pertencente à Embraer, o Ipanema é uma aeronave com o menor custo operacional segundo a fabricante.
O modelo conta com manutenção simples e aceita biocombustível, além disso, é considerado uma excelente opção, pois realiza um trabalho de pulverização em velocidade constante, e suas aplicações são uniformes e em curto espaço de tempo, oferecendo uma melhor cobertura.
Este é um avião muito almejado por pilotos da aviação agrícola, pois é uma aeronave confortável e que possui grande capacidade de carga, tornando as operações no campo mais eficazes, produtivas e lucrativas.
Fabricado pela empresa de mesmo nome, o Air Tractor está disponível em vários modelos, para atender diferentes necessidades.
Por fim, os aviões Trush são modelos que apresentam excelente desempenho e potência e contam com características de voo bastante estáveis.
O Switchback, por exemplo, se mostra bem versátil. Além de servir para pulverizar, ele também pode ser modificado para combater incêndios com agilidade e segurança.
Agora você está por dentro da importância do Dia Nacional da Aviação Agrícola, confira como fazer a aquisição destes equipamentos com mais economia através do consórcio Magalu de agro.
O consórcio é uma modalidade que vem sendo cada vez mais utilizada para se adquirir variados tipos de bens e serviços, por ser mais acessível financeiramente e porque os clientes conseguem se programar melhor para a compra desejada.
No consórcio Magalu de agro, além de contar com os melhores prazos e condições do mercado para compra de maquinários agrícolas, você também usufrui de diversos benefícios, como:
Quer saber como beneficiar-se das melhorias e avanços tecnológicos que o Dia Nacional da Aviação Agrícola trouxe para o seu ramo de atividade? O Consórcio Magalu pode te auxiliar com isso.
Atualmente, você pode contar com essas ferramentas para lhe garantir um aumento na produtividade e, consequentemente, mais renda, além de se destacar dos seus concorrentes.
Portanto, não perca mais tempo e faça um investimento para ampliar o seu empreendimento agora mesmo!
Faça uma simulação dos planos do consórcio Magalu de agro e conheça as opções de crédito disponíveis para desenvolver e evoluir ainda mais as suas produções.
Baixe o nosso aplicativo na Google Play ou na App Store e fique por dentro de mais detalhes e informações sobre consórcios.
Você viu neste artigo sobre a história do Dia Nacional da Aviação Agrícola, e sobre como essa data contribuiu para que, na atualidade, você tivesse à sua disposição excelentes ferramentas para aprimorar o seu negócio.
Acesse o nosso blog e continue aprendendo mais sobre esse e diversos outros temas de consórcios.