Fale Conosco
Saúde mental no trabalho: Consórcio Magalu promove ações de bem-estar dos colaboradores

Saúde mental no trabalho: Consórcio Magalu promove ações de bem-estar dos colaboradores

Postado em: 10/09/2022  

Saúde mental no trabalho: você sabe o que essa ideia significa? Embora atualmente as mídias tenham abordado mais sobre os males que afligem a mente, no ambiente corporativo, falar sobre transtornos psicológicos ainda é algo muito temido pelos colaboradores.

Funcionários que sofrem de ansiedade e/ou depressão, por exemplo, já carregam consigo um fardo muito pesado e se culpam constantemente por coisas que estão fora de seus controles. Isso acaba refletindo no ambiente de trabalho e faz com que seus desempenhos sejam comprometidos, e, na maioria das vezes, esse motivo não é citado como a causa.

Pensando nisso, trazemos neste artigo informações sobre a importância da saúde mental no trabalho, o que é o movimento setembro amarelo e sobre como as práticas culturais dentro de uma empresa contribuem significativamente para o bem-estar dos colaboradores. 

Por que é tão importante falar sobre saúde mental no trabalho?

A maioria das pessoas passam mais tempo no local de trabalho do que em casa. Apenas esse fato isolado já é suficiente para pensar que esse espaço precisa ser um ambiente agradável, onde os colaboradores se identifiquem com a cultura da empresa e exista um bom relacionamento entre os colegas de profissão.

No entanto, na realidade nem sempre é assim que funciona, demandas abusivas, prazos apertados e cobranças excessivas são só alguns dos vários fatores que podem prejudicar ainda mais uma mente que já não está saudável.

Infelizmente, como este ainda é um tema considerado um tabu por muitos, os funcionários optam por mascarar esses sentimentos pelo receio de serem julgados por seus empregadores, que podem não ter o preparo adequado para lidar com essa situação tão delicada e que necessita de sensibilidade e empatia para ser compreendida.

Portanto, é muito importante que as empresas promovam ações que contribuam para uma boa saúde mental no trabalho e o bem-estar dos colaboradores, visando ter um ambiente corporativo mais humanizado e acolhedor, gerando uma melhora na qualidade de vida e, consequentemente, mais engajamento dos seus funcionários.

Veja algumas formas nas quais as empresas podem ajudar seus colaboradores

Como vimos anteriormente, funcionários que estão com a saúde mental abalada têm a sua eficiência prejudicada, o que também pode impactar na comunicação com os colegas de equipe. Esse quadro pode piorar caso eles estejam expostos a condições de trabalho muito estressantes e de muita pressão.

Para ajudar a melhorar o clima interno da empresa e amenizar os impactos causados por essas aflições, existem alguns cuidados que pode ser tomadas pelas companhias, como: 

  • Realizar debates sobre saúde mental no trabalho;
  • Promover dinâmicas e confraternizações;
  • Estimular o ato de se alimentar de forma saudável;
  • Promover acesso a psicólogos;
  • Dar feedbacks positivos;
  • Incentivar a prática de exercícios físicos e meditações;
  • Criar um espaço interno para que os colaboradores possam se expressar sobre como se sentem em relação ao trabalho e sua vida pessoal, fazer reclamações, etc;
  • Entre outros.

Conheça as práticas culturais aplicadas no Consórcio Magalu

Conheça a campanha setembro amarelo

O setembro amarelo é um movimento de prevenção do suicídio criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização à vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). 

Ainda que este tema possua mais ênfase no mês de setembro, este é um assunto que deve ser levado a sério durante todos os meses do ano. O suicídio não deve ser visto como algo isolado ou que afete apenas determinados tipos de pessoas, pois isso dificulta o aprofundamento e entendimento referente a essas questões.

O caso já é considerado um problema de saúde pública, apesar de ainda não ser tratado de maneira adequada. Por isso, é essencial que os profissionais das empresas adquiram conhecimento das condutas que podem ser tomadas para criar o hábito e a cultura de cuidados com a saúde mental no trabalho.

Logo, o setembro amarelo nasceu como uma ferramenta para ampliar a propagação de informações sobre a conscientização e  prevenção do suicídio, de modo que as pessoas se sintam acolhidas e compreendam que não precisam enfrentar essa luta sozinhas e que existem meios de lidar com essas angústias.

Saúde mental no trabalho: o Consórcio Magalu se preocupa com o bem-estar dos colaboradores

O Magalu é uma empresa que está sempre preocupada com seus funcionários no que diz respeito à qualidade de vida e a saúde mental no trabalho. Não é à toa que é considerado um dos melhores lugares para se trabalhar e possui o selo GPTW (Great Place to Work).

Isso se dá pelo fato de que o Consórcio Magalu aplica práticas culturais em seu ambiente interno para criar, manter e fortalecer os vínculos com os seus colaboradores e isso vira uma troca, a empresa fornece um espaço agradável, inspirador e acolhedor, e os colaboradores, por outro lado, produzem mais e trabalham com mais engajamento.

Para adotar as noves práticas culturais do GPTW no local de trabalho, a empresa precisa identificar os aspectos que podem ser melhorados no seu dia a dia com os colaboradores, de modo que a confiança vire um hábito e se torne parte da cultura da empresa. Com essa cooperação, as chances de sucesso do negócio aumentam consideravelmente.

Além disso, o Consórcio Magalu ainda possui benefícios semanais para potencializar esse bem-estar de seus trabalhadores, como:

  • Meditação;
  • Aula laboral; 
  • App de telemedicina;
  • Psicólogo gratuito.

Alcance seus objetivos com o Magalu

Gostou de conhecer a importância da saúde mental no trabalho e como o Consórcio Magalu cuida de seus colaboradores? 

Que tal agora você se motivar fazendo parte dos mais de 90 mil clientes atendidos pelo Magalu que tiveram seus sonhos realizados? Afinal, todas as suas conquistas estão no mesmo lugar!

Faça uma simulação e conheça agora mesmo os nossos planos de consórcio para realizar todo tipo de sonho de forma descomplicada, segura e com economia.

Baixe o nosso aplicativo na Google Play ou na App Store e fique por dentro das nossas informações e novidades sobre consórcios.

Neste conteúdo trouxemos informações sobre a importância de se falar sobre saúde mental no trabalho e sobre como as empresas podem agir para amenizar essas aflições no ambiente interno. Acompanhe o nosso blog para ler mais sobre esse e outros temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas