Fale Conosco
Descubra 7 dicas valiosas para comprar notebook dos sonhos

Descubra 7 dicas valiosas para comprar notebook dos sonhos

Postado em: 17/08/2023  

Deseja comprar notebook, mas não entende muito do assunto? Veja nossas sete dicas para achar o modelo adequado para você.

Comprar notebook e acertar na escolha do modelo ideal requer a análise de diversos detalhes importantes. Nem sempre essa tarefa é tão simples, já que existe uma vasta gama de opções com diferentes especificações técnicas, que podem deixar as pessoas mais leigas no assunto um pouco confusas.

Seja para uso profissional, para estudar ou até mesmo para jogar, é essencial ter uma melhor compreensão a respeito de cada um dos componentes antes de decidir que notebook comprar.

Visando facilitar essa tarefa, vamos trazer sete dicas do que você deve avaliar antes de comprar notebook, para que você consiga encontrar o modelo ideal para as suas necessidades.

1. Entenda qual o seu perfil e objetivo com o notebook

Primeiramente, para saber que notebook comprar, você precisa ter bem definido o propósito de uso desse equipamento, visto que isso está diretamente ligado ao preço que você terá que desembolsar.

Se a sua finalidade é utilizá-lo para tarefas mais básicas como estudar, usar editores de texto, abrir planilhas ou acessar redes sociais, você pode optar por um notebook com configurações medianas.

Por outro lado, se você precisa executar programas pesados e que exigem mais desempenho, como autoCAD, editores de imagem, editores de vídeo ou jogos, será necessário um investimento maior para comprar notebook mais potente.

2. Escolha um bom processador na hora de comprar notebook

O processador é uma das peças mais importantes a se observar na hora de adquirir um notebook ou computador de mesa. Ele é o principal responsável por executar as diversas tarefas e operações do sistema. Por isso, escolher o modelo certo desse componente é crucial para ter uma boa experiência de uso. 

Os dois principais fabricantes de processadores no mercado são a Intel e a AMD. Para facilitar a sua compreensão, acompanhe abaixo a classificação de desempenho de ambas as marcas e seus respectivos produtos.

Intel

  • Processadores básicos: Intel Core I3;
  • Processadores medianos: Intel Core I5;
  • Processadores avançados: Intel Core I7;
  • Processadores top de linha: Intel core I9 até I13.

AMD

  • Processadores básicos: Ryzen 3;
  • Processadores medianos: Ryzen 5;
  • Processadores avançados: Ryzen 7;
  • Processadores top de linha: Ryzen 9.

3. Memória RAM nunca é demais

Assim como o processador, a memória RAM também desempenha um papel super importante e que você precisa considerar na hora de comprar notebook. A RAM atua como um armazenamento temporário dos dados e programas em execução, fazendo com que o acesso a eles se torne mais rápido.

Se você for precisar abrir várias abas no seu notebook, realizar várias tarefas ao mesmo tempo, ou jogar, é necessário procurar modelos que contem com uma boa quantidade de RAM.

Resumindo, quanto maior a quantidade de memória RAM, mais fluído será o seu notebook e menores as chances dele ficar travando. Atualmente, 8GB é considerada uma ótima opção para começar, visto que apenas 4GB pode te deixar bem limitado durante o uso.

4. Quem joga e faz edições necessita de uma placa de vídeo

Quem precisa utilizar o notebook para executar programas mais pesados de manipulação de imagem e vídeo ou para jogar, deve buscar um modelo que tenha uma placa de vídeo dedicada.

Alguns processadores contam com um chip gráfico integrado que consegue dar conta de aplicações mais básicas. No entanto, para os softwares que demandam mais capacidade gráfica como os que mencionamos, é indispensável uma placa de vídeo.

Se a sua intenção é comprar notebook para essas finalidades, uma boa dica é procurar pelos modelos de notebook gamer, pois eles contam com configurações mais avançadas e que conseguem te entregar uma experiência mais satisfatória.

5. Atente-se ao sistema operacional

O sistema operacional Windows é o mais comum de estar presente nos computadores e é o mais popular entre os consumidores. Porém, vale a pena ficar atento, pois alguns modelos podem vir com o Linux instalado visando baratear o custo do notebook.

Portanto, cabe ressaltar que o Linux é totalmente diferente do Windows e exigirá que você aprenda a manuseá-lo, sem contar que programas e aplicações que você já está acostumado podem não estar disponíveis no Linux. Então, não se esqueça de observar esse detalhe na hora de comprar notebook.

6. Uma bateria durável é indispensável

Um dos pontos mais notáveis e positivos de um notebook é a praticidade de poder transportá-lo para usar de qualquer lugar. Por esse motivo, é fundamental que você busque por um modelo que tenha uma bateria de boa autonomia, principalmente se você for ficar por longos períodos sem acesso a uma tomada.

Você pode encontrar facilmente essa informação nas especificações técnicas do aparelho. Antes de comprar notebook, pesquise por quantas horas a bateria dura com uma carga completa e veja se essa quantidade atende às suas necessidades.

7. Opte por uma marca renomada

Quando estiver considerando que notebook comprar, dê preferência para marcas que são mais conhecidas no mercado. Isso te ajudará a evitar dores de cabeça se precisar contar com a assistência técnica autorizada ou acionar a garantia.

Marcas desconhecidas ou não tão conceituadas podem ter modelos mais em conta, mas essa economia pode sair mais cara no futuro ao não conseguir ter um suporte adequado quando você precisar, fazendo com que você acabe tendo que gastar mais dinheiro para tentar resolver o problema.

Acerte na hora de comprar notebook

Exploramos neste artigo sete dicas valiosas para quem deseja comprar notebook, visando auxiliar na busca por um modelo que atenda às suas necessidades conforme os diferentes tipos de uso desse aparelho.

E para finalizar essas dicas, se você deseja adquirir um notebook de maneira acessível e sem precisar apertar o seu bolso, você pode conferir os planos oferecidos pelo Consórcio Magalu, onde você tem a liberdade para escolher aquele que seja adequado às suas condições de pagamento.

Realize o sonho de ter o seu próprio notebook pagando valores compatíveis com o seu orçamento. Faça uma simulação dos planos e adquira o seu sem juros e sem entrada. Não se esqueça de seguir a página do Facebook para continuar acompanhando nossas novidades e obter dicas sobre vários assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas