Fale Conosco
Gastos de fim de ano: descubra como se preparar para eles

Gastos de fim de ano: descubra como se preparar para eles

Postado em: 27/11/2023  

Saiba como não deixar os gastos de fim de ano se transformarem num estresse financeiro.

Já se preparou para os gastos de fim de ano? Estamos chegando naquela época do ano onde as luzes enfeitam as casas, as músicas natalinas ecoam pelas lojas e o clima de celebrações se espalha por todo o país.

Entretanto, esse período do ano também traz consigo uma preocupação comum para muitas pessoas: os gastos de fim de ano. Muitos querem aproveitar esse momento do ano para comemorar bastante, mas isso acaba refletindo em despesas descontroladas com presentes, alimentos para a ceia, viagens, entre outras.

Diante dessa situação, preparamos este conteúdo com orientações valiosas para que você celebre as festividades de natal e Réveillon sem precisar se endividar. Dito isso, acompanhe as nossas dicas e saiba como economizar no fim de ano.

Faça um orçamento detalhado

A primeira coisa a ser feita antes de embarcar nos gastos de fim de ano, é elaborar um orçamento detalhado. Com ajuda de papel e caneta ou em uma planilha, anote todas as despesas que você pretende ter com presentes, alimentação e outros itens.

Ao fazer isso, você consegue ter uma noção mais clara do quanto pode gastar. Essa é uma ação indispensável para quem não deseja comprometer o orçamento, principalmente por se tratar de gastos de fim de ano, que costumam ser mais elevados por conta das festividades.

Prepare uma lista de presentes

Os presentes podem representar um dos maiores gastos de fim de ano. Uma boa forma de amenizar isso, é fazer uma lista de presentes e considerar os gostos de cada pessoa que você pretende presentear.

Isso não só te ajuda a realizar compras mais assertivas, como também evita que você gaste com itens incompatíveis com os interesses de cada um. Além disso, aproveite para avaliar se você realmente precisa comprar presentes para todas as pessoas da sua lista.

Aproveite as promoções da Black Friday

A Black Friday oferece as melhores oportunidades do ano para adquirir presentes e diversos outros produtos com preços excelentes. Aproveitar as ofertas desse período para presentear a família e os amigos é uma ótima estratégia para economizar nos gastos de fim de ano.

Vale lembrar que, comprar presentes baratos não significa ter que comprometer a qualidade. Foque nos itens significativos e de boa procedência.

Outro lembrete importante: tome cuidado com promoções falsas, especialmente durante essa época em que os golpes e fraudes costumam ser mais frequentes. Assim, você evita ter prejuízos financeiros.

Compre alimentos com antecedência

As ceias de natal e de ano novo contam com uma lista de comidas bem típicas, como o peru, panetone, frutas secas, salpicão, entre muitas outras. Esses alimentos também são uma das principais fontes de gastos de fim de ano, e por isso, é necessário se planejar.

Compre os alimentos não perecíveis com antecedência e evite deixar coisas para a última hora. Dessa forma, você foge da correria atrás desses produtos e dos aumentos que ocorrem próximos a essas datas festivas.

Reutilize a decoração de anos anteriores

Inovar na decoração de fim de ano pode ser algo tentador para muitos, no entanto, nem sempre isso significa ter que adquirir mais artigos decorativos. Provavelmente você deve ter uma caixa cheia desses enfeites de anos anteriores. 

Usando a sua criatividade, eles podem ser reutilizados para dar uma cara nova ao ambiente. Além dessa atitude contribuir com a sustentabilidade e redução do desperdício, também te ajuda a economizar dinheiro.

Evite compras por impulso

Embora surjam muitas ofertas interessantes no fim de ano, é preciso se atentar bastante e manter o autocontrole para não fazer compras impulsivas. Avalie se aquilo que está adquirindo é realmente necessário e se o valor está dentro do seu orçamento. 

A compra por impulso pode proporcionar uma sensação satisfatória de início, porém, isso pode resultar em um arrependimento futuro e evoluir para um grande estresse financeiro se for uma situação recorrente.

Utilize o seu 13º salário

Outra dica muito útil é fazer um bom uso do seu décimo terceiro. Caso você tenha dívidas, a recomendação dos especialistas é sempre quitá-las quanto antes para liberar recursos em seu orçamento.

Você também pode usar uma parte da quantia para comprar os presentes e outros itens de fim de ano à vista, buscando sempre por descontos e promoções para maximizar a sua economia.

Por fim, mais uma maneira inteligente para utilizar o seu décimo terceiro salário é fazer uma reserva de emergência. Lembre-se que o início do ano traz diversas despesas, como IPVA, IPTU, licenciamento anual, escola dos filhos, etc. Ter uma quantia reservada te possibilita passar por esses momentos com mais tranquilidade.

Pessoas comemorando, pois aprenderam como economizar no fim de ano.

Use um consórcio para custear seus gastos de fim de ano

Os consórcios são uma excelente alternativa para cobrir os gastos de fim de ano. Ao contratar esse serviço, você entra para um grupo de pessoas que começam a poupar dinheiro de maneira colaborativa, enquanto concorrem a uma carta de crédito.

Sua forma de contribuição é mensal, por meio do pagamento de parcelas, e por isso, essa modalidade contribui com a sua disciplina financeira e te ajuda a ter mais controle sobre o seu orçamento. 

Esse conjunto de características presentes no consórcio te permite desenvolver hábitos de consumo mais conscientes com o seu dinheiro. Desse modo, você não apenas aprenderá como economizar no fim de ano, mas também em outras épocas e situações que envolvam as suas finanças.

Planeje-se para os gastos de fim de ano

Trouxemos neste artigo diversas dicas para economizar com os gastos de fim de ano. Ao colocar em prática as orientações apresentadas neste conteúdo, você será capaz de usar seu dinheiro de maneira mais inteligente e controlada, evitando despesas impulsivas.

Faça uma simulação dos planos do Consórcio Magalu e conheça as inúmeras possibilidades para curtir suas festas de fim de ano de maneira econômica e planejada.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas