Fale Conosco
Confira dicas financeiras para aplicar no final de ano

Confira dicas financeiras para aplicar no final de ano

Postado em: 27/12/2023  

Aplique estas dicas financeiras e desfrute de um final de ano mais econômico e tranquilo.

Que tal acompanhar algumas dicas financeiras neste fim de ano? As festividades de final de ano já estão bem próximas de acontecer, e nesse período muitos acabam se deixando levar pelas emoções e gastam além de seus limites financeiros.

Foi pensando nessa situação que resolvemos criar este conteúdo. Iremos apresentar várias dicas de finanças que irão te ajudar a ter um maior controle sobre o seu dinheiro, para que você tenha a oportunidade de aproveitar seu fim de ano sem preocupações. Boa leitura!

Economize nas compras de natal

Seja pelo clima festivo, pelas emoções dessa época e até mesmo pela própria tradição da troca de presentes, é muito comum que as pessoas exagerem nos gastos com presentes no natal. O problema é que esse comportamento pode causar um grande estresse financeiro, já que o começo de ano possui várias obrigações financeiras, tributos e impostos.

Uma das nossas primeiras dicas financeiras é sugerir que você defina um limite de gastos, de acordo com o seu orçamento. Após ter em mente o quanto pode gastar, pense bem nas pessoas que você realmente deseja presentear, afinal de contas, não é necessário comprar presentes para todos os seus amigos.

Pesquise preços em diferentes lojas e também pela internet, e busque por ofertas especiais. Além disso, vale lembrar que nem sempre os presentes precisam ser algo material. Experiências compartilhadas e coisas feitas à mão carregam um significado muito especial e memorável.

Utilize programas de fidelidade, descontos e cashback

Se você ainda não tem o costume de participar de programas de fidelidade e de cashback, pode estar perdendo várias oportunidades de economizar seu dinheiro. Após acumular uma certa quantidade de pontos, você pode trocar por certos produtos sem nenhum custo.

Já com os cashbacks, a cada compra que você realizar, você recebe uma parte do valor de volta. Desse modo, ao combinar todas essas opções, é possível economizar valores significativos ao longo do tempo que fazem diferença no seu salário.

Invista o 13º salário

Falando sobre dicas financeiras, não poderíamos deixar de mencionar o décimo terceiro salário. Este é um benefício muito valioso dos trabalhadores de carteira assinada, e que se for bem usado, pode contribuir bastante para uma boa saúde financeira.

Especialistas em finanças sempre recomendam quitar as dívidas primeiro, dando prioridade às que possuem mais juros. Portanto, você pode utilizar seu 13º para esta finalidade, e assim, abrir mais margem em seu orçamento para outros projetos.

Agora, caso você não tenha dívidas, é muito interessante pensar em investimentos. Seja com seu décimo terceiro ou com alguma quantia que sobra, adotar o hábito de investir é fundamental para construir um patrimônio e alcançar a estabilidade financeira. Busque por investimentos seguros em renda fixa que possam lhe trazer retorno no longo prazo.

Evite dívidas desnecessárias

Uma das melhores dicas financeiras que alguém poderia sugerir é: fuja das dívidas. Durante os períodos festivos e em outras situações, pode ser tentador gastar dinheiro. Entretanto, isso quase sempre traz dores de cabeça futuras, pois é uma atitude realizada em momentos de euforia e sem pensar nas consequências.

Tenha em mente que, após as festas de fim de ano, janeiro chega com IPVA, IPTU e outras despesas. Sendo assim, observe suas finanças com atenção e determine uma quantia para gastar que não irá comprometer suas responsabilidades futuras.

Cuidado com as compras por impulso

Pegando um gancho no tópico anterior, as compras por impulso são um dos principais motivos pelos quais as pessoas se endividam. Muitas vezes isso ocorre pela falta de controle e planejamento financeiro, o que acaba levando a escolhas ruins e decisões impulsivas.

Quando você se vir em situações como essa, avalie a real necessidade de adquirir tal produto. Considere se você de fato precisa dele, e se o valor se encaixa no seu orçamento. Se for algo que pode esperar, provavelmente não é tão necessário quanto você imagina.

Dicas financeiras: organize as finanças para o próximo ano

Dicas financeiras organize as finanças para o próximo ano: uma pessoa com um caderno mais uma caneta dourada na mão e um teclado branco e cinza do lado e uma xícara de café.

Uma forma muito eficaz de começar o ano com as finanças organizadas é observar o ano anterior. Com o auxílio de planilhas ou através do aplicativo do seu banco, analise as suas despesas, com o que você mais gastou e o que pode ser reduzido ou cortado.

Embora pareça uma simples tarefa, não tenha dúvidas de que essa ação contribui para que você chegue no ano de 2024 com suas finanças mais controladas. Adotar práticas como essa te permitem desenvolver um consumo mais consciente dos seus recursos financeiros.

Revise contratos e assinaturas

Você já parou para pensar que pode estar pagando a mais por um serviço sem necessidade? Por esse motivo, é muito importante revisar seus contratos com prestadores de serviços e com suas assinaturas.

Procure saber se os valores que estão sendo cobrados são justos pelo serviço que você está recebendo. Caso não, um simples contato por telefone pode resolver a situação e reduzir os valores. Considere também cancelar aqueles que você não tem utilizado com frequência.

Educação financeira em família

Estimular a educação financeira em família é outra de nossas dicas financeiras mais importantes. Ao envolver os familiares na explicação do valor do dinheiro e sobre a gestão das finanças, isso colabora para um aprendizado precoce e, consequentemente, para a adoção de comportamentos mais responsáveis.

Consórcio como estratégia financeira

Finalizando nossas dicas financeiras, também falaremos sobre o consórcio. O consórcio é uma das melhores alternativas do mercado para quem deseja realizar aquisições de forma planejada, principalmente quando se tratam de bens de valor elevado.

Ao contratar um consórcio, você tem autonomia para escolher o plano que melhor se adapta à sua realidade financeira. Além disso, você usufrui de uma das melhores vantagens que só esse serviço oferece: ausência de juros e de entrada.

Dessa forma, ao recorrer a um consórcio, você consegue acesso a inúmeros bens e serviços de maneira mais econômica, dispensando a necessidade de recorrer a empréstimos e financiamentos bancários que possuem taxas onerosas.

Desfrute de um fim de ano tranquilo com nossas dicas financeiras

Por meio das dicas financeiras apresentadas neste artigo, buscamos incentivar a adoção de práticas responsáveis a fim de se alcançar uma melhor relação com o dinheiro. Ao implementar essas estratégias, você será capaz de gerenciar seus recursos com mais sabedoria, construindo um futuro com mais segurança financeira.

Faça uma simulação dos planos do Consórcio Magalu e realize todo tipo de sonho de maneira planejada, econômica e segura. Siga nossa página no Instagram e acompanhe nossos posts mais recentes.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas