Um dos maiores desejos de quem entra em um consórcio é conseguir a contemplação. Saiba como acelerar esse processo com o lance livre e lance fixo.
Você sabia que o lance livre e lance fixo podem acelerar a sua contemplação no consórcio? O consórcio é uma modalidade de aquisição que conquistou o coração dos brasileiros, pois permite a aquisição de bens e serviços de forma planejada e econômica.
A compra se dá por meio de uma carta de crédito, que é um documento obtido ao ser contemplado(a) nas assembleias do consórcio. Essa contemplação pode acontecer de duas formas: através dos sorteios mensais ou por meio dos lances.
Dito isso, preparamos este conteúdo para te explicar com mais detalhes quais as diferenças entre o lance livre e lance fixo. Além disso, separamos também algumas dicas estratégicas para dar lances mais assertivos. Acompanhe a leitura!
O lance livre e lance fixo são opções que os consorciados possuem que os permite aumentar as chances de conquistar a contemplação, funcionando como uma chance extra de ser contemplado(a). Abaixo explicaremos melhor como funcionam os dois tipos de lances.
No lance livre, como o próprio nome sugere, os consorciados têm liberdade para oferecer a quantia que desejarem. Normalmente por meio dessa modalidade, aquele que der o maior lance conquista a contemplação.
Já no lance fixo, as administradoras definem previamente um valor mínimo que precisa ser ofertado. A quantia corresponde a um percentual da carta de crédito, que pode variar entre cada administradora.
Como exemplo, em um grupo onde a carta de crédito seja no valor de R$ 100 mil, e a porcentagem requerida seja de 30%, os interessados precisam dispor de R$ 30 mil para participar do lance fixo.
Diante desse cenário, talvez você se pergunte: se várias pessoas participarem do lance fixo, como é definido o ganhador? Em casos como esse, a administradora pode fazer um sorteio somente entre essas pessoas que deram o lance fixo para determinar um vencedor ou outras formas para desempatar, que pode variar entre cada administradora.
O lance livre possui a característica de ser flexível e competitivo, permitindo que cada participante oferte valores conforme a sua capacidade financeira, disputando entre si para descobrir quem vence com a maior quantia ofertada.
O lance fixo, por sua vez, promove uma ideia de igualdade, uma vez que já se sabe antecipadamente qual o valor necessário para participar dessa modalidade. Desse modo, os consorciados têm mais tempo e condições de se planejarem para concorrer com o lance fixo.
O melhor tipo de lance irá depender muito do perfil e possibilidades de cada pessoa. É muito importante que seja feita uma análise para determinar qual é a opção mais viável e que não comprometa o orçamento.
O(a) participante deve ter em mente que ambos, lance livre e lance fixo, são vantajosos. Além disso, um não é melhor do que o outro, o que muda é a dinâmica de funcionamento de cada um deles, mas o propósito é o mesmo: aumentar as chances de conquistar a carta de crédito.
Seja qual for a escolha, o importante é se lembrar que, ao participar dos lances, os consorciados também continuam concorrendo pelos sorteios tradicionais de contemplação. Por esse motivo, referimos aos lances como uma chance extra, já que com eles as possibilidades aumentam.
Para conseguir a tão sonhada contemplação no consórcio, não basta apenas oferecer um lance livre e lance fixo sem nenhuma estratégia. Afinal, no lance livre alguém pode dar um lance maior que o seu, e no lance fixo, podem ocorrer empates por conta da competição.
Sendo assim, é necessário se planejar e tomar algumas medidas para maximizar as suas chances de ser contemplado(a) por lance. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas úteis que você pode adotar. Acompanhe a seguir.
Durante as assembleias, aproveite para monitorar a dinâmica do seu grupo e o comportamento dos demais consorciados. Observe qual o nível de competitividade em relação aos lances e utilize essas informações a seu favor.
Outra dica interessante é ficar de olho no calendário. Em determinadas épocas do ano, podem haver mais ou menos ofertas de lances. Como exemplo, pense no mês de janeiro, que é um momento onde existem muitas despesas obrigatórias (IPTU, IPVA, e outros). A quantidade de lances neste mês pode ser bem menor, em comparação com os outros.
Essas são janelas de oportunidade perfeitas, onde se pode aproveitar a baixa competitividade para dar um lance estratégico em busca da contemplação.
Seguindo o raciocínio da dica anterior, uma estratégia valiosa que você pode fazer é criar uma reserva de valores destinada para lance livre e lance fixo. Dessa forma, será possível aproveitar os melhores momentos para ofertar lances, sem precisar comprometer o seu orçamento.
Por fim, uma dica de extrema importância é manter o pagamento das mensalidades do consórcio em dia. Talvez algumas pessoas não saibam disso, mas os consorciados ficam impedidos de participar das assembleias se estiverem em atraso com seus pagamentos.
Isso é uma péssima notícia, pois nessa condição, não se pode participar dos sorteios e nem mesmo dar lances. Essa situação é bastante prejudicial para os consorciados, pois cada assembleia perdida, é uma chance a menos de conquistar a contemplação.
Agora que você já conhece as principais diferenças entre o lance livre e lance fixo, que tal realizar aquele grande sonho que você tem por meio de um consórcio? O Consórcio Magalu oferece planos com excelentes condições para você adquirir veículos, imóveis e muitos outros bens. Faça uma simulação agora mesmo e conheça as possibilidades.
Para acompanhar informações exclusivas e ofertas do Magalu, não se esqueça de seguir a página oficial no Facebook.