Saiba como a decoração minimalista pode transformar sua casa em um ambiente mais acolhedor e funcional.
A decoração minimalista é um tipo de design de interiores que foca em eliminar os excessos e simplificar o ambiente. Esse tema tem ganhado cada dia mais força, à medida que as pessoas buscam viver de uma maneira mais simples e com menos consumismo.
Para quem prefere ter menos móveis e objetos em casa, o minimalismo se mostra como uma opção ainda mais interessante, já que é possível deixar o lar bonito e funcional por meio dessa abordagem.
Pensando nisso, preparamos este artigo com várias dicas para decorar o seu lar com o design minimalista. Vamos lá?
A decoração minimalista é um estilo de decoração que se baseia naquela ideia de que “menos é mais”. Ou seja, ela se concentra em criar ambientes com uma aparência iluminada mais funcional, onde cada elemento que irá compor o design interior é cuidadosamente selecionado, evitando excessos.
Portanto, é possível perceber que o design minimalista valoriza o princípio da simplicidade, onde cada móvel e objeto tem seu lugar e propósito definidos, valorizando os espaços vazios de um imóvel.
O minimalismo vem do termo em inglês “minimal art”, e teve sua origem no fim da década de 50 e início dos anos 60, decorrente de movimentos culturais e artísticos na cidade de Nova Iorque.
Essa concepção foi influenciada por grandes nomes do meio artístico, como Samuel Beckett, Donald Judd e Ad Reinhardt, que buscavam expressar em suas obras o expressionismo abstrato e o minimalismo.
Posteriormente, o conceito de minimalismo se expandiu para outras áreas, como a decoração minimalista, arquitetura, moda, estilo de vida, música, literatura, artes plásticas, entre outras.
Você sabia que o estilo de decoração minimalista pode ser implementado em qualquer cômodo do seu lar? Separamos abaixo algumas dicas para que você consiga construir esse tipo de atmosfera no seu ambiente doméstico.
Uma das características mais marcantes do design minimalista é a presença de linhas retas na decoração, móveis e objetos. Isso se dá ao fato de que é muito mais fácil harmonizar linhas e traçados geométricos do que as curvas e outros formatos. Sendo assim, aposte nessa ideia para trazer leveza e modernidade em seus cômodos.
Menos é mais: esse é o lema do minimalismo. Aqui o ponto é evitar o excesso de móveis e informações nos ambientes, priorizando apenas o que for essencial. Escolha a dedo cada item que irá fazer parte da decoração, de modo que cada peça contribua para a estética e funcionalidade do espaço.
Escolha bem as peças que irão compor a sua decoração minimalista. Opte por aquelas que tenham um design simples e clássico, pois assim elas se adaptam mais facilmente ao ambiente e serão atemporais. Além disso, selecione peças com ótima durabilidade para que a sua decoração se mantenha intacta por muitos anos.
No minimalismo, a funcionalidade é um dos aspectos mais importantes a se considerar. Por esse motivo, escolha móveis funcionais que se encaixem na proposta minimalista. Essas mobílias são construídas para cumprir múltiplas funções, algo essencial em um espaço com poucos elementos.
Os materiais mais comuns na decoração minimalista incluem madeira, metal e vidro. Além de transmitirem beleza e durabilidade, eles também complementam dando um visual mais limpo e amplo ao ambiente. Confira detalhes de cada um:
No design minimalista, tudo é planejado com o objetivo de criar um ambiente clean, harmonioso e equilibrado, onde cada objeto e elemento desempenham um papel fundamental para isso. Acompanhe a seguir mais informações sobre essas particularidades.
O design das paredes no minimalismo busca elegância e simplicidade. Geralmente se utilizam poucos objetos e detalhes para se ter um visual mais clean, como espelhos, quadros ou plantas. Essa estética valoriza o espaço e a luz natural, criando um ambiente calmo e relaxante.
Equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser usados na decoração minimalista. Entretanto, é ideal que eles sejam mais discretos em termos de design e cor, de modo que fiquem mais camuflados no ambiente.
A iluminação no minimalismo também desempenha um papel super importante. Nesse conceito, é muito valorizada a luz natural, que faz com que os cômodos pareçam mais limpos e amplos.
Já para criar aquela sensação de aconchego, abajures e luminárias discretas são ótimas opções para uma iluminação difusa e suave.
Na pintura, é comum utilizar cores neutras como o branco, bege ou cinza para trazer amplitude ao ambiente. Essas tonalidades são muito versáteis, pois combinam com uma grande variedade de estilos e de objetos decorativos.
Essa é uma das principais características do minimalismo: a simplicidade nos detalhes. Basicamente, a ideia é eliminar qualquer elemento desnecessário e focar apenas no essencial. Em outras palavras, tudo que for escolhido para fazer parte da decoração precisa ter um propósito.
Os móveis minimalistas são aqueles com um visual mais simplista, porém, de boa qualidade. Geralmente são construídos de madeira, vidro ou metal, e possuem linhas retas e cores neutras, os aspectos ideais para compor uma decoração minimalista.
Por fim, as plantas são elementos naturais muito utilizados na decoração minimalista. Elas trazem um toque de calmaria e frescor, ajudando a purificar o ar e a criar uma atmosfera mais saudável dentro de casa.
Priorize as que sejam mais fáceis de cuidar e que não sejam tão grandes. Elas também podem estar em vasos discretos para complementar a decoração.
Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, preparamos mais algumas dicas de como implementar o minimalismo nos cômodos do seu lar. Confira.
Na decoração minimalista da sua sala, opte por mobílias e objetos retos, lisos e sem muitos detalhes. Aposte na paleta de cores neutras para esses itens, e caso sinta falta de algo mais colorido, você pode adicionar algumas almofadas, flores e obras de arte.
Por ser um local de descanso, a decoração do quarto precisa ter um ar de aconchego e relaxamento. Para isso, comece optando por uma cama simples e roupas de cama de tons mais suaves para criar uma atmosfera mais tranquila e uniforme.
Para intensificar esse efeito, não se esqueça de utilizar uma iluminação suave e difusa com abajures, luminárias ou spots.
Na cozinha, tons de branco e preto dão um ar de elegância e modernidade ao ambiente. Essa parte da casa precisa passar uma ideia de limpeza e eficiência, portanto, opte por eletrodomésticos embutidos e mantenha as superfícies livres de objetos que não serão utilizados com frequência.
Para seguir o conceito de minimalismo no banheiro, escolha pias e armários retangulares e de superfície lisa. Aqui as cores mais claras nas paredes também são ótimas para deixar o local mais iluminado. O espelho e o box podem seguir um design parecido para manter a harmonia visual do ambiente.
Outra dica é evitar o acúmulo de produtos de higiene nas bancadas para não poluir demais o visual. E você também pode adicionar alguns toques de cor no banheiro com toalhas, tapetes ou pequenos acessórios.
Inserir a decoração minimalista nos lares permite abrir espaço para uma mudança de mentalidade, onde, através da eliminação dos excessos, é possível usufruir de uma sensação renovada de tranquilidade e leveza.
Aproveite as excelentes condições oferecidas pelo Consórcio Magalu eletro e móveis para personalizar a sua casa com o design minimalista. Faça uma simulação gratuita e conheça os planos. Acompanhe nosso Instagram para conferir diversos conteúdos informativos.
O minimalismo é tudo que busco. Viver com simplicidade, e estar bem com poucos itens, mas com qualidade de bem estar e leveza. O.que que me completa no dia a dia, durante toda a minha vida.