Fale Conosco
Blefaroplastia: como funciona a cirurgia das pálpebras

Blefaroplastia: como funciona a cirurgia das pálpebras

Postado em: 03/11/2025  

Já ouviu falar no termo Blefaroplastia, o que ele significa e o que faz? Neste conteúdo você irá descobrir!

Este processo cirúrgico é indicado principalmente para pessoas que desejam corrigir problemas estéticos como pálpebras caídas, bolsas sob os olhos ou excesso de pele, proporcionando uma aparência mais jovem e descansada.

A seguir, vamos entender mais sobre essa cirurgia, como ela é realizada e quais cuidados são necessários! Prossiga com a leitura para conferir.

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica das pálpebras que pode ser realizada na pálpebra superior, inferior ou em ambas, sendo conhecida como blefaroplastia completa.

Então, em suma, a blefaroplastia é uma cirurgia estética que pretende corrigir as pálpebras, seja apenas as superiores, as inferiores ou ambas.

Com o passar dos anos, a pele das pálpebras tende a perder sua elasticidade, levando ao surgimento de excesso de pele e bolsas de gordura que podem conferir ao rosto uma aparência cansada e envelhecida.

Por isso, a blefaroplastia remove o excesso de pele, músculo e gordura, rejuvenesce a área ao redor dos olhos e melhora a aparência facial geral e, em alguns casos, essa cirurgia também pode ajudar a melhorar o campo de visão, que pode ser prejudicado pela queda das pálpebras superiores.

Para quem a blefaroplastia é recomendada?

A blefaroplastia é recomendada para pessoas que apresentam sinais de envelhecimento nas pálpebras, como excesso de pele, bolsas de gordura ou flacidez.

Geralmente, essa cirurgia é procurada por pacientes com mais de 35 anos, mas pode ser indicada mais cedo se houver predisposição genética para o problema.

Assim, além de questões estéticas, a blefaroplastia pode ser indicada para pessoas que sofrem de queda severa das pálpebras superiores, o que pode interferir na visão em casos mais sérios.

Quais são os tipos de blefaroplastia?

Confira abaixo os 3 tipos de blefaroplastia mais conhecidos, aqueles que geralmente caracterizam um direcionado para áreas específicas das pálpebras e para atender diferentes necessidades estéticas e funcionais.

Mulher olhando no espelho enquanto profissional de estética faz contornos no rosto antes do procedimento da blefaroplastia.

Blefaroplastia superior

A blefaroplastia superior é a cirurgia que corrige o excesso de pele e gordura na pálpebra superior.

Com o passar dos anos, a pele das pálpebras superiores pode perder elasticidade e firmeza, resultando em uma aparência cansada, o que faz deste tipo de blefaroplastia especialmente indicado para pessoas que têm pálpebras caídas que, além de causar desconforto estético, podem cobrir parte do campo visual.

Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior é indicada para corrigir problemas na pálpebra inferior, como bolsas de gordura e flacidez.

As bolsas sob os olhos são causadas pelo acúmulo de gordura e podem dar ao rosto uma aparência constantemente cansada ou envelhecida.

Desta forma, a cirurgia remove ou reposiciona essa gordura e pode incluir a remoção do excesso de pele, dando à região uma aparência mais suave e rejuvenescida.

Os resultados são duradouros, mas o paciente deve seguir as recomendações pós-operatórias rigorosamente para garantir uma boa cicatrização e o sucesso da cirurgia.

Blefaroplastia completa

A blefaroplastia completa combina os procedimentos da blefaroplastia superior e inferior, tratando simultaneamente as pálpebras superiores e inferiores.

Essa opção é ideal para pacientes que desejam um rejuvenescimento completo da área ao redor dos olhos, corrigindo tanto as pálpebras caídas quanto as bolsas sob os olhos.

Por isso, a blefaroplastia completa oferece uma solução abrangente para melhorar a aparência e a funcionalidade das pálpebras.

Vale dizer que a realização da blefaroplastia completa requer um planejamento cuidadoso e uma análise detalhada das necessidades do paciente. Como envolve a correção de ambas as pálpebras, o tempo de cirurgia pode ser um pouco mais longo, assim como o período de recuperação.

No entanto, os benefícios de um rejuvenescimento facial mais equilibrado e harmonioso compensam o tempo adicional e, com cuidados adequados, os resultados da blefaroplastia completa podem durar muitos anos.

Como a cirurgia de blefaroplastia é realizada?

A cirurgia de blefaroplastia é realizada com anestesia local e sedação, ou, em alguns casos, com anestesia geral.

O cirurgião faz pequenas incisões nas dobras naturais das pálpebras, o que minimiza a visibilidade das cicatrizes. Através dessas incisões, o excesso de pele, músculo e gordura é removido ou reposicionado.

Então, após a remoção do excesso de tecido, as incisões são fechadas com suturas finas. O procedimento dura em média de uma a duas horas, dependendo da extensão da cirurgia.

Quais são os cuidados no pré-operatório?

Antes de realizar a blefaroplastia, é importante seguir algumas orientações médicas para garantir a segurança e a eficácia do procedimento.

O paciente deve realizar exames pré-operatórios, como hemograma e coagulograma, e informar o cirurgião sobre o uso de medicamentos.

Além disso, é recomendado evitar o uso de anti-inflamatórios e aspirinas, que podem aumentar o risco de sangramentos, assim como é importante parar de fumar pelo menos duas semanas antes da cirurgia, já que o tabagismo pode prejudicar a cicatrização.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

No pós-operatório, é fundamental seguir todas as orientações do cirurgião para garantir uma boa recuperação.

O paciente deve evitar esforços físicos e exposição ao sol nas primeiras semanas. É normal ocorrer inchaço e hematomas na região operada, que tendem a desaparecer em até 14 dias.

Além disso, compressas geladas podem ser usadas para reduzir o inchaço e aliviar o desconforto. O uso de colírios e pomadas prescritas pelo médico também é comum.

As suturas são geralmente removidas entre 5 e 7 dias após a cirurgia, e os resultados podem ser observados após algumas semanas do procedimento.

Tem interesse em fazer uma blefaroplastia?

Se sua meta é rejuvenescer sua aparência e melhorar a autoestima, a blefaroplastia pode ser a solução ideal de acordo com uma análise médica.

Para isso, você pode contar com o Consórcio Magalu de serviços! Essa modalidade é uma excelente opção para realizar essa cirurgia com tranquilidade e sem comprometer o seu orçamento.

Com parcelas acessíveis e sem juros, você pode planejar seu procedimento estético e conquistar os resultados desejados. Para saber mais, faça uma simulação gratuita!

Resumo

Quais são os tipos de blefaroplastia? 

  • Blefaroplastia superior: corrige o excesso de pele e gordura na pálpebra superior.
  • Blefaroplastia inferior: elimina as bolsas de gordura e excesso de pele na pálpebra inferior.

Blefaroplastia completa: combina os procedimentos da blefaroplastia superior e inferior.

créditos das imagens: Freepik

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 20 h

Sábados: 9h às 15h
exceto domingos e feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
0800 340 1214
(opção 2)
Segunda a sexta:
9h às 18h
exceto feriado
Relatório 2024/1
Relatório 2024/2
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas