Fale Conosco
Pandemia: como ela pode te ajudar a se planejar financeiramente

Pandemia: como ela pode te ajudar a se planejar financeiramente

Postado em: 23/02/2021  

A pandemia foi (e continua sendo) um momento conturbado para a humanidade. Afinal, muitas pessoas perderam as suas vidas, e isso não tem preço. Além disso, muitos trabalhadores ficaram sem empregos, o que prejudicou os seus sonhos e planos. Por isso, saber como se planejar financeiramente é uma alternativa interessante para que você tenha segurança e mais tranquilidade em períodos turbulentos.

Apesar de todas as coisas ruins, precisamos desenvolver a resiliência e nos fortalecermos ainda mais em momentos difíceis. Sendo assim, vamos apresentar algumas dicas para que você se sinta mais preparado quando a crise passar. Vamos lá?

Saiba como categorizar as suas contas

O primeiro passo para aprender a se planejar financeiramente é fazer uma análise das suas contas. Portanto, é necessário compreender em quais segmentos você gasta muito e encontrar algumas alternativas para economizar. 

Nesse quesito é recomendado cortar os gastos de serviços que você não está utilizando. Por exemplo, você pode cancelar alguma assinatura de televisão que você nunca assiste; diminuir o plano de celular porque você não utiliza todo o saldo disponibilizado; dentre outros.

Dessa maneira, faça uma planilha financeira e categorize os seus gastos ou utilize aplicativos para te auxiliar a gerenciar sua renda. Ah! O importante é atualizar esses valores mensais, está bem? Crie esse hábito, pois é preciso ter esse controle sempre para ter uma análise mais aprofundada no seu planejamento.

Veja algumas ideias de categorização:

  • alimentação;
  • combustível;
  • manutenção com o carro;
  • saúde;
  • animais de estimação;
  • presentes;
  • vestuário;
  • manutenção da casa;
  • telefonia;
  • internet;
  • luz;
  • água;
  • assinaturas de televisão e plataformas streaming.

Evite compras por impulso para aprender a se planejar financeiramente

Atire a primeira pedra quem nunca comprou nada por impulso e acabou nunca mais utilizando. Infelizmente, tendemos a consumir inconscientemente e isso pode prejudicar (e muito) o planejamento.

Portanto, se você quer aprender a se planejar financeiramente é preciso saber que as compras por impulso não podem acontecer. Isso não significa que você não possa mais comprar coisas supérfluas. No entanto, mesmo elas precisam de um planejamento.

Por exemplo, você pode reservar R$100,00 por mês para gastar com coisas que não fazem parte da sua despesa obrigatória. Assim, você limita o seu orçamento de compras por impulso a um determinado valor e evita dívidas no cartão de crédito.

Determine quais são as suas metas e objetivos a longo prazo

Concorda que é muito importante pensar no futuro? Então, uma das dicas importantes para se planejar financeiramente é: determine quais são as suas metas e objetivos a longo prazo. Escreva em um papel tudo o que você ainda quer conquistar e realizar e vá em busca dos seus sonhos. Por exemplo: 

Aprenda a se reinventar para encontrar novas fontes de renda

Com a crise, muitas pessoas aproveitaram o momento para se reinventar, abrindo novas portas com oportunidades para a sua vida pessoal e profissional. Afinal, foi um momento de reflexão de paradigmas, dos nossos sonhos, planos e carreira.

Por isso, uma das nossas dicas é: invista sempre nos seus sonhos. Sabe aquele hobby que você tem como cozinhar, desenhar, fazer as unhas, dentre outros? Você já pensou que ele pode se tornar algo rentável? É isso mesmo! Basta estudar um pouco sobre o mercado, avaliar quem poderiam ser os seus possíveis clientes e investir nos seus sonhos!

Dessa maneira, além de trabalhar com algo que você ame, você lucra com isso. Vale ressaltar que tudo pode começar com uma renda extra e, posteriormente, quando os negócios começarem a andar, você pode viver apenas disso. Incrível, não é mesmo? 

Invista em um consórcio para se planejar financeiramente

Encontrar formas para o seu dinheiro render a longo prazo é outra ideia interessante quando o assunto é se planejar financeiramente. Por isso, o consórcio é uma ideia interessante e que não compromete os seus rendimentos mensais.

Basta você escolher um plano que caiba no seu bolso, pagar as parcelas mensais e aguardar ser contemplado com a sua carta de crédito. A contemplação acontece por meio de assembleias mensais nas quais você pode ser sorteado ou oferecer lances. 

Dessa maneira, saiba que o consórcio é uma ótima alternativa para realizar seus sonhos, alcançar os seus objetivos economizando e com um bom planejamento financeiro.

Aprenda a se planejar financeiramente já!

E aí, você gostou de aprender as nossas dicas sobre como se planejar financeiramente? Esperamos que este conteúdo tenha aberto novos horizontes e plantado algumas ideias interessantes na sua cabeça. Então, agora, mãos à obra! 

Lembrando que nunca é tarde para começar a se planejar e conte com a ajuda do Consórcio Magalu nesse processo, principalmente para realizar seus sonhos. Conheça agora mesmo todos os planos do Consórcio do Magalu para se preparar para o futuro. Ah! Se preferir também pode baixar o nosso aplicativo na Google Play e App Store para acompanhar as novidades sobre suas realizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Olá. Gostei muito do seu artigo PARABÉNS, muito
    exclarecedor, me ajudou bastante de ganhar mais um
    seguidor.
    Não sei se meu contaúdo é tão bom quanto o seu mas se
    puder passa lá no meu canal pra me dizer o que acha.
    Abraço.

    1. Olá Andrade, que honra!
      Ficamos honrados pelo seu feedback, continue acompanhando nosso blog.
      Toda semana temos novidades =)
      Te aguardamos por aqui!
      Vamos dar um pulo lá.
      Abraços

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas