Como funciona a análise de crédito no consórcio? Saiba como se preparar para a contemplação

Como funciona a análise de crédito no consórcio? Saiba como se preparar para a contemplação

Postado em: 21/07/2022  

O consórcio é um modelo de compra seguro para aquisição de variados tipos de bens e serviços. Um dos motivos que mantém essa segurança é a necessidade de que todos os consorciados passem por uma análise de crédito após a contemplação.

Essa medida serve para garantir que o grupo possua uma boa saúde financeira e capacidade de manter os pagamentos em dia. Com isso, os riscos de inadimplência são minimizados e todos são beneficiados.

Se você tem dúvidas sobre como funciona a análise de crédito no consórcio e qual a sua finalidade, continue a leitura desse artigo para entender melhor, e saiba quais documentos você precisará fornecer nessa fase. 

Primeiramente: como funciona um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de crédito colaborativa em que um grupo de pessoas se unem e formam uma espécie de “poupança” em comum, com o objetivo de adquirir bens e serviços.

Todos os meses, esses participantes contribuem com o pagamento de uma parcela, que é destinada a um fundo comum. Esse é o montante que será utilizado para a compra do item desejado.

Para ter a chance de obter a carta de crédito, o consorciado precisa participar das assembleias que acontecem todos os meses, organizadas pela administradora do consórcio. 

Após ter a sua cota contemplada por meio de sorteio ou pela oferta de lance, o cliente passa pela análise de crédito. 

O que acontece após a contemplação no consórcio?

Certamente, o momento mais aguardado é a contemplação no consórcio. Após essa etapa, você precisará cumprir alguns requisitos, além de apresentar alguns documentos pessoais e de comprovação de renda para a análise de crédito. Confira.

Pessoas físicas

  • RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência atual;
  • Comprovante de renda: contracheques, extratos bancários e declaração de imposto de renda;
  • Apresentação de garantias: podem ser necessárias em alguns casos, dependendo do tipo de bem a ser adquirido, conforme estabelecido previamente em contrato. 

Pessoas jurídicas

  • CNPJ;
  • Contrato social, certificado do MEI;
  • Documentos dos representantes.

Também é importante frisar que, cada segmento de consórcio exige uma documentação específica, sendo necessário verificar com a sua administradora quais você precisará e entregá-los todos de uma vez, se possível, para acelerar a verificação da sua análise de crédito.

Entenda a seguir porque a análise de crédito no consórcio é uma medida importante.

Confira os planos do consórcio e veja qual sonho você quer realizar primeiro

Por que a análise de crédito é necessária e como ela funciona?

A análise de crédito é um procedimento comum em vários setores, que visa avaliar se uma pessoa possui condições de honrar com um compromisso que ela tem interesse em assumir. 

Para isso, as instituições analisam o perfil e a situação financeira do cliente que deseja adquirir crédito ou algum bem, para conseguir oferecer opções personalizadas, de acordo com o orçamento e capacidade de pagamento desse indivíduo. Dessa maneira ele diminuiu os riscos de inadimplência.

No caso da análise de crédito no consórcio, a ideia é a mesma, e trata-se de um processo fundamental, visto que, todos os participantes precisam ser contemplados até o fim do consórcio. 

Para isso acontecer, é imprescindível que todos os consorciados tenham condições de manter o pagamento das parcelas sem atrasos.

O que acontece se você for reprovado na análise?

Caso você não seja aprovado(a) na análise de crédito, fique tranquilo(a), pois isso não significa que você perderá instantaneamente o direito de receber a sua carta de crédito. 

Nesse caso, a administradora do consórcio vai orientá-lo da melhor maneira possível, oferecendo alternativas para você conseguir regularizar a situação e realizar uma nova análise de crédito. Portanto, é essencial seguir as instruções passadas por ela.

Apesar disso, não se engane, ainda que este procedimento pareça burocrático, a análise de crédito é uma etapa em que todos os participantes do grupo precisam se submeter.

Isso garante maior segurança e evita maiores problemas para todos no decorrer de todo o consórcio.

Conseguiu compreender como a análise de crédito é uma forma de assegurar o bom funcionamento de um consórcio, para você e todos clientes? Veja agora algumas dicas para facilitar a aprovação do crédito.

Como ter o crédito aprovado no consórcio?

Agora que você já entendeu melhor o funcionamento da análise de crédito, você viu que ela é de suma importância para garantir a boa saúde financeira do grupo de consorciados.

Confira essas dicas práticas que preparamos para te ajudar a ter o crédito aprovado no consórcio com mais facilidade.

  • Tenha o seu nome limpo;
  • Evite atrasar o pagamento de contas;
  • Não peça para aumentar o limite com frequência e não tenha muitos cartões de crédito;
  • Utilize seus recursos financeiros com responsabilidade, evitando gastos desnecessários.

Resumindo, tente não se endividar. Seguindo essas orientações, você mantém um bom perfil financeiro, aumenta as suas chances de ter o crédito aprovado no consórcio e pode adquirir o bem que sempre sonhou!

Alcance seus objetivos com mais facilidade com o Consórcio Magalu!

Você sabia que nos planos do Consórcio Magalu, você não paga juros e nem entrada para comprar os itens que você deseja?

Esse é apenas um dos vários benefícios que você usufrui ao contratar um dos diversos segmentos de consórcio para adquirir bens como: carros, motos, caminhões, eletrodomésticos, cirurgia plástica e muitos outros serviços.

Além disso, após a contemplação no consórcio, você adquire uma carta de crédito que proporciona a você o poder de negociação à vista, com a garantia de melhores valores, gerando muito mais economia para o seu bolso.

No Consórcio Magalu, você consegue conquistar os seus sonhos através de uma infinidade de planos que estão à sua disposição neste exato momento. Para começar, faça uma simulação e encontre aquele que atende às suas necessidades de acordo com o seu orçamento.

Para sua maior comodidade, é possível baixar o aplicativo do Consórcio Magalu na Google Play ou na App Store.

Nesse artigo, abordamos sobre a análise de crédito e seu funcionamento dentro de um consórcio, além da importância desse procedimento para assegurar os interesses de todos os participantes. Esperamos que tenha sido muito esclarecedor!

Conheça outros conteúdos acessando o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Simule Agora

EM DESTAQUE

Formas de pagamento

Baixe nosso app

Uma empresa do grupo
Luiza Administradora de Consórcios Ltda: - CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
Chat Chat