Fale Conosco
Como organizar finanças pessoais para o próximo ano?

Como organizar finanças pessoais para o próximo ano?

Postado em: 05/10/2022  

A reta final de mais um ano se aproxima. Já começou a organizar finanças para deixar tudo em ordem e não se desesperar em janeiro de 2023?

Nesta época, é comum se deixar levar pelos momentos festivos e pelo recebimento de 13º e acabar se esquecendo de que haverão muitos impostos para arcar no início do próximo ano.

Levando isso em consideração, traremos neste artigo dicas para você saber organizar finanças, e também como se prevenir para emergências e imprevistos, de modo que você consiga manter uma boa saúde financeira durante o próximo ano. Boa leitura.

Organize sua vida financeira e planeje um novo ano de muitas realizações

Organizar sua vida financeira é um passo fundamental para começar a visualizar com mais clareza de onde vem e para onde vão os seus recursos, assim fica mais fácil estabelecer prioridades e definir novos objetivos.

Além disso, é importante lembrar que o início do ano vem com muitos impostos, como IPTU, IPVA, seguros, renovações, boletos do mês de dezembro, o que pode fazer com que esse período seja mais pesado para o seu bolso.

Por esses e outros motivos, você já pode ter se lamentado por não ter conseguido realizar aquela meta pessoal que gostaria, ou pelas finanças pessoais estarem no vermelho e parecer que nunca sobra dinheiro.

Porém, a boa notícia é que, ao aprender a organizar finanças, você perceberá que não é tão complicado mudar essa situação. Basta adotar alguns hábitos em sua vida financeira que você começará a notar a diferença. Confira a seguir como você pode começar.

Use seu cartão de crédito com sabedoria

O uso consciente do cartão de crédito é um dos passos mais cruciais para organizar finanças pessoais. Muitas pessoas costumam enxergar o limite de crédito como uma extensão de seus salários, o que é um grande erro. 

Defina um teto limite de gastos mensais do seu cartão, de acordo com o valor que consegue honrar no dia do fechamento da sua fatura, e tenha a disciplina de não estourar esse valor. 

Tomando essa atitude, você evita entrar em uma bola de neve de dívidas e de juros exorbitantes cobrados por esses tipos de operações.

Entenda suas fontes de renda e gastos

Por mais simples que pareça, compreender a fundo o quanto você ganha e o quanto você gasta faz toda a diferença na hora de organizar finanças. 

Sendo assim, faça um levantamento desses valores, pois eles trabalharão em conjunto com as próximas dicas que você verá.

Faça um controle dos gastos fixos mensais

Seguindo a ideia do passo anterior, sabendo exatamente sua renda mensal, agora é hora de colocar na ponta do lápis todas as suas despesas fixas, como conta de água, luz, internet e outras que forem essenciais. Falando nisso, você pode usar aplicativos ou planilhas para auxiliar nessa tarefa.

Esse também é um bom momento para analisar quais serviços podem ser cortados do seu orçamento que você não esteja usando com frequência, assim, sobra mais recursos para você realizar outros sonhos.

Crie uma reserva financeira de emergência

A reserva de emergência é um excelente recurso para organizar finanças, uma vez que ela permite que você passe por situações inesperadas com mais segurança e tranquilidade. 

Recomenda-se poupar um montante que seja capaz de suprir de 6 a 12 meses das suas necessidades financeiras, logo, quanto antes você começar a poupar, melhor. Dessa maneira, caso aconteça uma emergência ou você fique desempregado, esse valor irá cobrir os gastos até que a circunstância seja resolvida.

 O ideal é que esse dinheiro seja aplicado em investimentos que possuam liquidez diária, ou, em outras palavras, que possam ser resgatados imediatamente caso seja preciso. Algumas opções são: tesouro selic, CDB com liquidez diária, fundos de renda fixa, entre outros..

Muito interessante essas dicas para organizar finanças pessoais, não é verdade? Sabia que você pode aliar esses conhecimentos com uma metodologia que ajuda a traçar suas metas com mais clareza? Entenda melhor a seguir como isso funciona.

Alcance seus sonhos sem comprometer o orçamento mensal

Método SMART: o que é e como usá-lo?

A metodologia SMART é uma técnica para definição e alcance de metas e serve como uma forma de orientação. Cada letra dessa palavra ajuda a avaliar se a meta escolhida possui os requisitos para ser concretizada. Conheça cada uma delas abaixo.

Specific (específico)

Como o próprio nome diz, o seu objetivo deve ser específico e claro, pois, ao almejar sonhos muito abrangentes como: “ganhar mais dinheiro”, por exemplo, você poderá ficar desmotivado e frustrado por ter se esforçado e não ter obtido os resultados esperados.

Sendo assim, você pode começar a refletir sobre questões como: 

  • Por que essa meta pessoal é importante? 
  • O que eu quero realizar ao alcançá-la? 
  • Como ela será alcançada?

Fazendo isso, você direciona e concentra os seus esforços em objetivos mais palpáveis e consegue ter um retorno melhor dos resultados.

Measurable (mensurável)

Mensurável diz respeito a você conseguir medir e acompanhar o seu progresso ao longo do tempo, de maneira que você se mantenha motivado e determinado a continuar se empenhando para conquistar sua meta pessoal.

Em outras palavras, são formas de você perceber que seu empenho está gerando resultados e que você está mais próximo do seu objetivo.

Ex: Estar na reta final de um curso de treinamento que lhe dará os conhecimentos necessários para subir de cargo e ganhar mais dentro de uma empresa.

Attainable (atingível)

Do mesmo modo que é importante estabelecer suas metas de forma clara, também é importante ter cuidado para não definir metas impossíveis de serem alcançadas, pois isso gera muita frustração e pode prejudicar a sua motivação.

Por isso, é essencial analisar e se perguntar: 

  • Essa meta é realisticamente alcançável?
  • Existem restrições? Caso sim, consigo resolvê-las?
  • Depende de fatores financeiros?

Relevant (relevante)

Quanto mais relevante e impactante for a sua meta, mais você a enxergará como uma prioridade e isso também contribuirá no processo de manter-se focado e disciplinado até conquistá-la.

Portanto, você pode se questionar sobre:

  • Essa meta é útil?
  • Este é o momento ideal?
  • Ela se alinha com outras metas pessoais?

Time based (temporal)

Por fim, por mais óbvio que pareça, suas metas devem ter um prazo. Estabelecer um limite para conquistar sua meta pessoal ajuda você a não procrastinar e deixá-la de lado em meio às tarefas do dia a dia. 

Comece pensando em ideias, como:

  • Quando irei começar?
  • O que pode ser feito hoje?
  • O que pode ser feito daqui a 4 semanas?
  • E daqui a 3 meses?

Comece a organizar finanças e inicie o ano de 2023 com o pé direito!

Não deixe de investir nos seus sonhos para esse ano que está prestes a se iniciar! Agora que você já aprendeu a como organizar finanças e estabelecer os seus objetivos com mais precisão, você pode contar com o Consórcio Magalu para adquirir bens e serviços diversos.

O consórcio é uma modalidade de compra acessível, sem juros e sem entrada, que possibilita que você compre sua casa ou apartamento próprio, motos, carros, caminhões, máquinas agrícolas, eletrodomésticos e uma infinidade de serviços, com parcelas que você pode pagar e com as melhores condições do mercado.

Que tal conhecer os planos disponíveis? Faça uma simulação agora mesmo e invista para a realização de vários sonhos em 2023!

Baixe o nosso aplicativo na Google Play ou na App Store e fique por dentro das nossas novidades sobre consórcios.

Gostou de aprender a definir seus objetivos e organizar finanças pessoais para o ano que vem? Esperamos que essas dicas tenham sido bastante úteis e que você consiga aplicá-las em sua vida financeira! Acompanhe o nosso blog para aprender mais sobre este e outros temas relacionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas