Fale Conosco
Alugar carro compensa?

Alugar carro compensa?

Postado em: 24/05/2023  

Alugar carro tem sido uma alternativa cada vez mais utilizada e que ganhou muita força durante a pandemia, uma vez que as pessoas começaram a buscar meios de evitar se aglomerar nos transportes públicos.

Além disso, muitos que desejavam fugir do processo que envolve a aquisição de um automóvel também demonstraram interesse nos aluguéis de carro, mas a pergunta que fica é: será que realmente vale a pena alugar carro?

Com o objetivo de esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos este artigo, onde vamos te mostrar as vantagens e desvantagens de alugar carro e explicar o passo a passo de como alugar um carro. Continue a leitura.

Como alugar um carro?

Antes de mais nada, para saber como alugar um carro, você precisa cumprir alguns requisitos, e vale lembrar que podem haver algumas diferenças entre cada empresa de locação. No geral, serão exigidos:

  • Carteira de motorista dentro da validade. Algumas locadoras ainda podem exigir que você tenha a CNH há no mínimo 2 anos;
  • CPF;
  • Idade mínima de 21 anos;
  • Cartão para pagamento do caução. O caução é uma garantia financeira que as locadoras pedem aos clientes que vão alugar carro para cobrir eventuais danos, multas ou atraso na devolução. Esse valor é ressarcido ao final da locação.

Atendendo a todas essas condições, basta se dirigir à locadora de sua preferência e decidir entre os modelos de carros para alugar. Os valores irão depender do tempo que você ficar com o veículo, que geralmente são cobrados em diárias.

Também é importante se atentar às políticas da empresa de aluguéis de carro quanto a questões como: horário de devolução do automóvel, o seguro, se a quilometragem será livre ou controlada e também sobre a política de combustível.

Alugar carro: quais são as vantagens e desvantagens dessa escolha?

Primeiramente, para saber se a decisão de procurar por carros para alugar é uma boa opção ou não, é preciso avaliar diversos aspectos que variam de pessoa para pessoa. Para que o entendimento fique mais claro, traremos a seguir algumas das vantagens e desvantagens dos aluguéis de carro.

Vantagens de alugar carro

Veja abaixo algumas das vantagens que você pode usufruir ao alugar carro:

  • Se você é uma pessoa que utiliza carro poucas vezes na semana ou no mês, ou apenas para fazer viagens esporádicas, alugar carro pode ser vantajoso para o seu bolso;
  • Ao optar por alugar carro, você também tem a liberdade de poder sempre escolher modelos diferentes, de acordo com o seu objetivo;
  • Não precisa se preocupar em deixar a documentação do veículo em dia, já que a locadora fará isso;
  • Não será necessário pagar o IPVA, já que a posse do automóvel não é sua.

Veja como adquirir um carro próprio com o consórcio de automóveis Magalu

Desvantagens de alugar carro

Por outro lado, as desvantagens para quem opta por alugar carro são as seguintes:

  • Você está investindo seu dinheiro em um bem que não será seu no final;
  • Em uma viagem, dependendo da época e das circunstâncias, alugar carro pode sair mais caro do que viajar de ônibus;
  • Condutores extras podem ser cobrados pela locadora de veículos;
  • Existem limitações impostas pelas empresas de locação que você não teria se tivesse o próprio carro;
  • O valor gasto por quem precisa do carro todos os dias poderia ser usado para pagar a parcela de um automóvel próprio.

Afinal, devo pesquisar por carros para alugar ou comprar um automóvel?

A escolha entre alugar carro ou adquirir um automóvel depende de diversos fatores, como frequência de uso, necessidades pessoais, orçamento e estilo de vida. Cada opção tem seus prós e contras, e cabe a cada pessoa decidir qual é a melhor para sua situação específica.

Alugar carro pode ser uma alternativa interessante para quem sai pouco ou deseja viajar com mais conforto e não quer se preocupar com burocracias e tributos que envolvem a propriedade de um automóvel.

Em contrapartida, comprar um carro pode ser vantajoso para quem precisa de um veículo com mais frequência e por um período mais longo. Além disso, é importante considerar a realidade de cada indivíduo: se é uma pessoa solteira ou se é casada e tem filhos, pois o carro pode ser crucial em algumas circunstâncias.

Em caso de emergências, por exemplo, se você não tiver um carro disponível, pode ser uma situação bastante estressante ter que esperar uma ambulância chegar, sendo que nessas horas, cada segundo é crucial. Essa inconveniência é algo que pode impactar bastante nessa decisão.

Existe uma forma de adquirir um automóvel próprio sem precisar pagar muito?

Considerando todas as informações até aqui, podemos perceber que, por muitas vezes, a decisão de alugar carro se deve ao fato das pessoas não terem condições de comprar um carro próprio ou não quererem lidar com muitas burocracias.

Mas a boa notícia, é que existe uma alternativa que talvez muitos não saibam, mas que permite planejar a compra do automóvel próprio sem comprometer o orçamento, com parcelas de valores compatíveis com a realidade financeira de cada um e de maneira descomplicada.

Essa opção é o consórcio de carros. Com ela, você pode usufruir de todos os benefícios de ter o seu próprio meio de transporte, que ficará disponível em sua garagem para você usar quando bem entender e sem limitações como as de um carro alugado.

Portanto, para que você compreenda como o consórcio pode te ajudar na conquista do seu veículo próprio, iremos apresentar a seguir as diversas vantagens dessa modalidade de compra. Confira:

  • Na hora de comprar um carro, muitas pessoas acabam considerando a opção de financiar, mas ela possui altas taxas de juros e entrada. Por outro lado, o consórcio não tem nada disso, é isento de juros e de entrada, ou seja, muito mais economia para você;
  • Você tem à sua disposição uma grande variedade de planos para escolher, com mensalidades que cabem no seu bolso, e ainda conta com opções até de meia parcela, ideal para quem tem o orçamento mais apertado;
  • No consórcio você precisa aguardar ser contemplado(a) nos sorteios todos os meses. Porém, caso deseje acelerar esse processo, você pode fazer ofertas de lances pela carta de crédito;
  • Adquirir um carro envolve custos com documentação, emplacamento e outros, e com o consórcio, você pode usar até 10% do valor da sua carta de crédito para arcar com esses gastos;
  • Fica a seu critério escolher o modelo e marca do seu carro, se será um 0 KM ou usado, nacional ou importado;
  • Lembra da burocracia que muitos se preocupam na hora de adquirir um automóvel? Não se preocupe, pois o processo de análise de documentos do consórcio é muito mais simples do que as outras modalidades de compra do mercado;
  • Por fim, no quesito segurança, você também pode ficar tranquilo(a), pois o consórcio é um serviço fiscalizado, regulado e supervisionado pelo Banco Central do Brasil.

Adquira seu próprio carro com economia através do Consórcio Magalu

Essas vantagens que você acabou de ver são motivos de sobra para querer adquirir seu próprio carro, não é mesmo? Para concretizar esse objetivo com economia, segurança, rapidez e sem burocracias, você pode contar com o Consórcio Magalu e toda sua experiência de atuação nesse mercado.

Sendo assim, confira os planos do consórcio de carros Magalu e alcance o sonho de ter na garagem aquele automóvel que você sempre quis. Não se esqueça de baixar o aplicativo do Consórcio Magalu pela Google Play ou App Store para acessar suas informações com mais facilidade.

 

Sintetizando este artigo, trouxemos os prós e contras de alugar carro e demonstramos as inúmeras vantagens de comprar um automóvel por meio de um consórcio. Navegue em nosso blog e leia mais sobre esse e outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas