Fale Conosco
Divulgação dos valores dos indicadores IPCA e INCC 2023 para o reajuste do consórcio

Divulgação dos valores dos indicadores IPCA e INCC 2023 para o reajuste do consórcio

Postado em: 02/10/2023  

Veja quais são os percentuais acumulados para os indicadores IPCA e INCC e compreenda o impacto desses índices no consórcio.

Os indicadores IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e INCC (Índice Nacional da Construção Civil) são indispensáveis para um funcionamento correto e satisfatório do consórcio para todos os clientes.

Por meio dos reajustes, a carta de crédito atualiza o seu valor diante dos aumentos causados pela inflação. Dessa forma, os consorciados conseguem adquirir seus bens e serviços mesmo que o preço desses itens tenha subido ao longo dos anos.

Considerando essas informações, iremos apresentar neste artigo os valores acumulados dos indicadores IPCA e INCC 2023 e dar orientações quanto ao impacto da atualização de crédito no consórcio. Boa leitura.

Entenda o que são os indicadores IPCA e INCC

O IPCA representa um dos principais indicadores de inflação no Brasil, acompanhando a flutuação de preços de uma seleção de produtos e serviços que refletem os hábitos de consumo das famílias brasileiras. O cálculo do IPCA é feito mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já o INCC é outro índice econômico importante no ramo dos consórcios, especialmente para quem busca adquirir imóveis. Seu cálculo é realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mede a variação de preços na construção civil, incluindo materiais, mão de obra e serviços.

Neste ano, os percentuais dos indicadores IPCA e INCC 2023 acumulados nos últimos 12 meses são os seguintes:

  • IPCA: 4,61%;
  • INCC: 3,23%.

Atente-se à frequência de reajuste

O reajuste de crédito utilizando os indicadores IPCA e INCC acontece anualmente, considerando o acumulado dos últimos 12 meses. Desse modo, após a assembleia de setembro, você já começará a pagar suas parcelas com o valor atualizado.

Cabe ressaltar que a atualização do valor das suas mensalidades é uma medida que visa dar maior segurança aos consorciados, garantindo que eles tenham o poder de compra protegido para adquirir seus bens após a contemplação sem enfrentar problemas.

Saiba qual o impacto do reajuste no consórcio

O reajuste de crédito desempenha um papel fundamental no funcionamento dos consórcios. Entretanto, é essencial se atentar para o fato de que essa correção de crédito pode afetar diretamente o orçamento dos participantes. 

Conforme as prestações são atualizadas de acordo com os índices IPCA e INCC, os consorciados irão pagar um pouquinho mais a cada ano. Portanto, é de suma importância que se estabeleça um planejamento financeiro sólido para evitar situações de inadimplência e estresse decorrentes dessa situação.

Confira como os consorciados podem acessar e entender essas informações

Para entender melhor sobre os indicadores utilizados para reajustar as mensalidades do consórcio, existem algumas ações que você pode tomar para ficar mais bem informado. Veja abaixo algumas delas:

  • Mensalmente, você pode acompanhar a variação percentual dos indicadores de mercado, através do site oficial do IBGE, que calcula o IPCA, ou na página da FGV, que faz o cálculo do INCC;
  • Programas de notícias e canais confiáveis de finanças também são uma ótima opção para se informar sobre os indicadores e se manter atualizado sobre as tendências econômicas;
  • Se você ficar com dúvidas e achar necessário, também pode contratar os serviços de um especialista financeiro para entender mais a fundo como o reajuste impacta o seu consórcio. Você também sempre pode conversar com a sua administradora de consórcio para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esse assunto;
  • Não deixe de ler atentamente ao contrato do seu consórcio, pois nele estão descritas informações detalhadas sobre os reajustes e os indicadores utilizados.

Casal analisando INCC 2023

Conheça algumas estratégias para se planejar quanto aos reajustes de crédito

Se preparar para as atualizações de crédito no consórcio é uma excelente tática para conseguir alcançar os seus objetivos sem comprometer o seu orçamento. A seguir estão algumas dicas para te ajudar com essa tarefa.

Planeje-se financeiramente para os reajustes

Analise o seu orçamento e compreenda quais são as suas receitas e despesas. Tente priorizar apenas aquilo que realmente é importante e evite gastos desnecessários. Vale lembrar que o consórcio é um compromisso financeiro que precisa ser honrado e existem os reajustes anuais que impactam no valor das suas parcelas.

Por isso, é necessário se organizar e ajustar as suas finanças, de modo que você consiga pagar suas mensalidades e arcar com as suas despesas essenciais sem precisar viver um estresse financeiro.

Acompanhe a variação dos indicadores de mercado

Você pode se antecipar ficando de olho nas divulgações dos indicadores de mercado. Assim, ao perceber tendências de aumento, você pode se preparar com antecedência e lidar melhor com a situação.

Crie uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um valor que precisa cobrir, no mínimo, seis meses do seu custo de vida. Sempre muito recomendada pelos especialistas, a reserva é uma medida de segurança que te ajuda a passar por momentos de crise, despesas inesperadas e situações emergenciais com segurança e tranquilidade.

Isso significa que você não precisaria se desesperar e recorrer a empréstimos com altas taxas de juros, que poderiam te colocar em um cenário de descontrole financeiro e outros problemas mais graves.

Evite se endividar

Fuja das dívidas, elas podem tornar mais difícil a concretização dos seus sonhos através do consórcio, uma vez que seu orçamento já estará comprometido com as parcelas do seu plano, que terão reajustes todos os anos.

Os reajustes pelos indicadores de mercado são uma segurança para você

O reajuste de crédito pelos indicadores IPCA e INCC são cruciais para assegurar que o poder de compra dos consorciados seja preservado diante da inflação. Ao compreender a necessidade da utilização desses índices, os clientes conseguem se planejar melhor financeiramente para conquistar seus sonhos através do consórcio. 

A compra compartilhada continua sendo uma excelente alternativa para aquisição de bens e serviços de alto valor. Nesse sentido, a atualização de crédito é extremamente necessária, pois a inflação é algo do qual não se pode fugir e que causa defasagem no nosso dinheiro.

Sendo assim, agora que você sabe como funciona o reajuste do consórcio pelos índices do mercado, não perca a chance de aproveitar as vantagens que só o Consórcio Magalu oferece.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
0800 340 1214
(opção 2)
Segunda a sexta:
9h às 18h
exceto feriado
Relatório 2023/1
Relatório 2023/2
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas