Fale Conosco
Móveis ergonômicos para Home Office são a melhor opção

Móveis ergonômicos para Home Office são a melhor opção

Postado em: 25/01/2024  

Você sabia que os móveis ergonômicos são grandes aliados para a sua saúde e qualidade do seu trabalho? Entenda mais sobre o assunto.

Com a ascensão do home office na atualidade, os móveis ergonômicos têm ganhado cada vez mais atenção, tornando-se ferramentas essenciais para a construção de um ambiente de trabalho adequado.

A necessidade de se trabalhar remotamente pegou muita gente de surpresa, e com isso, a ergonomia se transformou em um assunto ainda mais relevante, já que nem sempre os móveis disponíveis em casa oferecem as características adequadas para o trabalho.

Considerando esse contexto, elaboramos este artigo para falar da importância de se ter um ambiente de trabalho confortável quando o assunto é o home office. Boa leitura!

Entenda como os móveis ergonômicos se fazem fundamentais

Durante a jornada de trabalho, os colaboradores ficam expostos a inúmeros riscos ergonômicos enquanto desempenham suas tarefas. 

Movimento repetitivo, esforço físico constante, postura incorreta, atividade estressante, esses são alguns exemplos que podem ocasionar lesões e interferir na saúde e produtividade dos profissionais.

Nesse sentido, os móveis ergonômicos se mostram cada dia mais indispensáveis, pois eles são projetados com o objetivo de proporcionar maior conforto, segurança e eficiência, principalmente nos lares que precisaram se adaptar e se transformar em um novo ambiente de trabalho.

A adaptação das residências em home office acendeu um alerta para o tema ergonomia, já que nem sempre os móveis disponíveis em casa ofereciam as características necessárias para garantir um ambiente de trabalho saudável

Tendo em vista essas informações, fica evidente que é fundamental investir em móveis ergonômicos para garantir qualidade de vida, bem-estar e evitar problemas de saúde no longo prazo.

Benefícios dos móveis ergonômicos para o corpo e a mente

A mobília ergonômica oferece diversos benefícios, especialmente para quem precisa trabalhar por muitas horas. Pensando nisso, separamos algumas das principais vantagens de tê-los em seu espaço home office. Confira:

  • O mobiliário ergonômico possibilita que você mantenha uma postura mais adequada, com as costas e a lombar bem encostadas, e com os braços e pés na posição correta. Tudo isso contribui para evitar dores nessas regiões do corpo e também a fadiga muscular;
  • A postura correta também colabora para uma melhor circulação sanguínea, diminuindo aquela sensação de braços e pernas cansados;
  • Um móvel ergonômico de boa qualidade também ajudará a distribuir o seu peso de maneira mais equilibrada, e isso evita o acúmulo de tensão nos músculos;
  • Por fim, os benefícios vão além do físico, uma vez que pode-se observar uma significativa melhoria do bem-estar mental. 

Isso ocorre porque o conforto e todas as outras vantagens proporcionadas pelos móveis ergonômicos causam estímulos positivos que provocam emoções como felicidade e motivação.

Benefícios dos mobiliários ergonômicos para o trabalho

Além dos benefícios para o corpo e mente, as mobílias ergonômicas também fazem toda a diferença na hora de executar suas tarefas no trabalho. Veja os motivos:

  • Equipamentos ergonômicos no ambiente de trabalho permitem que os colaboradores sintam menos desconforto, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados;
  • A ergonomia também contribui para que os funcionários adoeçam menos, resultando em menos faltas e maior produtividade da equipe;
  • Os móveis com características ergonômicas ajudam a reduzir o estresse e tensão do time de funcionários, permitindo criar um ambiente mais agradável;
  • Esse conjunto de benefícios resulta em uma maior satisfação por parte dos profissionais da empresa, diminuindo a rotatividade e retendo talentos.

Dicas para deixar o ambiente mais agradável

espaço home office: uma mesa de escritório no canto da parede com alguns vasos de plantas do lado.

Construir uma atmosfera positiva e agradável para trabalhar é fundamental, pois isso impacta diretamente no nosso bem-estar e na nossa capacidade de produção. Assim sendo, separamos várias dicas úteis e práticas de como organizar o local de trabalho. Anota aí:

  • Escolha um cômodo adequado para seu espaço home office, de preferência diferente do seu quarto. A ideia é separar o ambiente de descanso e lazer do ambiente de trabalho;
  • Capriche na decoração, incluindo os elementos e itens que mais te motivam. Plantas, flores, quadros e objetos de valor sentimental são ótimas opções;
  • Certifique-se de posicionar seu cantinho de trabalho em um espaço com bastante iluminação natural;
  • Mantenha uma boa organização do espaço designado para trabalho. Ao fazer isso, você terá menos distrações e conseguirá ficar mais focado nas suas tarefas;
  • Ajuste a altura do seu monitor, de modo que ele fique na altura dos seus olhos. Essa ação irá prevenir que você fique com dores na região do pescoço;
  • Assim como no ambiente empresarial, lembre-se de seguir corretamente seus horários de pausas para não se sobrecarregar;
  • Por último, mas não menos importante, invista em móveis ergonômicos para o seu espaço home office. Dessa forma, você irá garantir que sua jornada de trabalho seja confortável, agradável e muito produtiva.

Exemplos de móveis ergonômicos

Agora que você já viu bastante informações sobre os mobiliários ergonômicos, que tal conhecer alguns exemplos desses móveis e suas características? Veja a seguir mais detalhes sobre eles.

Cadeira ergonômica

A cadeira ergonômica é um dos móveis mais importantes quando se fala no quesito conforto no ambiente de trabalho. Dentre os seus recursos incluem-se: ajuste de altura, encosto reclinável, apoio para a cabeça, lombar e braços.

O uso de uma cadeira deste tipo permite que o usuário mantenha uma postura correta, evitando desconfortos e lesões durante o horário de trabalho.

Mesa ajustável em altura

A mesa com ajuste de altura é outra mobília muito importante para o espaço home office. Ela pode ser ajustada para ficar na altura que mais lhe agradar, permitindo trabalhar sentado ou de pé. 

Portanto, ela se mostra uma ferramenta bem versátil, possibilitando que o trabalhador fique na posição que lhe for mais confortável.

Suporte para monitor e teclado

O suporte para monitor e teclado é mais um dos equipamentos que desempenham um papel imprescindível para promover a ergonomia no espaço profissional. Esse item permite posicionar o monitor na altura dos olhos, evitando o esforço na região cervical.

Já no caso do teclado, utilizá-lo na posição correta ajuda a minimizar a tensão nas articulações, prevenindo lesões por esforço repetitivo (LER) decorrentes do uso prolongado do computador.

Iluminação adequada

Trabalhar com pouca luminosidade pode causar fadiga ocular e irritabilidade, prejudicando a qualidade do seu trabalho. Sendo assim, é essencial que a iluminação esteja adequada, pois isso contribui para um ambiente de trabalho mais agradável e funcional.

Tenha mais qualidade de vida utilizando móveis ergonômicos

Investir em móveis ergonômicos para o espaço home office é indispensável para quem deseja ter mais conforto e produtividade em casa. 

Além de criar um local inspirador e aconchegante para trabalhar, este também será um investimento para sua saúde, uma vez que essas mobílias ajudarão a evitar o surgimento de diversas lesões de trabalho.

Equipe o seu local de trabalho com as melhores mobílias ergonômicas, sem precisar comprometer todo o seu orçamento. Realize uma simulação dos planos do Consórcio Magalu e confira as opções. Faça parte da nossa comunidade no Facebook para acompanhar nossas últimas novidades.

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simule Agora

EM DESTAQUE

Baixe nosso app
0800 940 3400
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 15h
exceto feriados
0800 340 1214(11) 3185-7300E-mail
Segunda a sexta:
9h às 18h

Sábados: 9h às 13h
exceto feriados
Uma empresa do grupo
empresa do grupo magazine luiza
Luiza Administradora de Consórcios Ltda
CNPJ: 60.250.776/0001-91
Feito com ♥ pela 8D PRO
ESPECIALISTAS ONLINE
Especialistas online
Vendas